Musa Virtudes
© Mariana Silva | Musa Virtudes
© Mariana Silva

Os melhores bares no Porto

Quer saber onde ficam os melhores bares no Porto? Então leia esta lista com atenção e deixe o carro em casa.

Publicidade

Não há nada mais terapêutico do que uma boa noite de copos entre amigos, certo? Por este motivo, é imperativo saber onde encontrar os melhores bares no Porto, para começar bem a noite ou ficar noite dentro. Conhecer as bebidas da moda ou em que bar se pode sentar a ver a bola também é importante. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista com sugestões para um copo ao fim do dia, para admirar a cidade ou beber um cocktail. Todos mais do que prontos para o receber. Mas tenha juízo e beba com moderação.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

Os melhores bares no Porto

  • Cafés/bares
  • Baixa
  • preço 1 de 4

Nenhum roteiro de copo ao fim do dia fica completo sem a esplanada do Aduela. Mesmo ao lado de uma oliveira (que dá o nome à rua), é uma das mais concorridas da Baixa e há razões para isso. O sol dá nas horas mais desejadas, entre as 13.00 e as 18.00, ideal para um almoço leve e um fim de tarde em boa companhia.

  • Porto

A música que ecoa no andar de cima vai desaparecendo à medida que descemos as escadas deste espaço no centro do Porto, num local secreto, que só é revelado no momento da reserva. Após algumas indicações para descobrir a entrada, chegamos ao Apotecário, o bar speakeasy que abriu no Porto no início de 2025 e que traz uma experiência única e personalizada, com cocktails ajustados a cada pessoa feitos pelo bartender Pedro Duarte. O espaço é confortável e intimista e a ideia é que este “laboratório de sabores” sirva a bebida adequada a cada pessoa, consoante o mood em que está nesse dia, o que gosta, o que não gosta e o quão aberto está a esta experiência. Os cocktails são feitos sempre com produtos locais e da época e a carta não é, por isso, fixa, sendo que cada bebida tem um preço base de 15€. As reservas são feitas através da página do Apotecário e a partir daí receberá todas as informações sobre a localização deste espaço.  

Publicidade
  • Cervejarias
  • Baixa

Cerveja acabadinha de fazer é o que pode experimentar na Fábrica da Picaria, na rua que lhe dá nome. A viagem que faz directamente da cuba para o copo faz com que quase não perca propriedades…Está curioso? Então peça a cerveja da casa, a Lager da Fábrica, enquanto petisca uns tremoços e amendoins na esplanada das traseiras. Se a fome for negra, não precisa de procurar abrigo noutro sítio. Aqui pode provar prego do lombo, hambúrguer em pão, linguiça e outros petiscos.

  • Porto

No Maison Albar - Le Monumental Palace, localizado na Avenida dos Aliados, vive um recanto que permite viajar até aos loucos anos 20, através das bebidas e do ambiente que recria o espírito dos primeiros speakeasies, os bares escondidos que surgiram com a Lei Seca, nos EUA, e onde se bebia e dançava secretamente. Da música à arquitectura, passando pela emancipação feminina e pelo mistério destes clubes secretos e privados, a carta de cocktails é focada no espírito irreverente da época. Há ainda deliciosos petiscos preparados pelo chef Julien Montbabut, chef executivo do hotel e do restaurante Le Monument, distinguido com uma estrela Michelin desde 2022. 

Publicidade
  • Porto

No Barbarita vivem dois mundos – o de Bárbara Carvalho e Rita Aragão – que se juntaram com um sonho em comum: fazer nascer um bar de tapas. E portuguesas, com certeza. Foi no número 366 da rua de Santo Ildefonso, no centro do Porto, que a dupla abriu um espaço de petiscos tradicionais, com cocktails personalizados, vinho e um cheirinho a praia. Pode experimentar o bacalhau à Barbarita, a petinga com broa, as migas de alheira e as batatas à Barbarita, que incluem todos os sabores da francesinha. Quanto aos cocktails, há muito por onde escolher e, se estiver indeciso, fazem-lhe um à medida.

  • Bares
  • São Bento

Das cinzas do Cave 45, na Rua das Oliveiras, nasceu há uns anos o Barracuda, o clube de rock da cidade. Fica no antigo bar Traçadinho, que funcionava como um anexo do Gare. Aqui quem mais ordena é o rock e subgéneros como o stoner, psicadélico, punk e rockabilly.

Publicidade
  • Cafés/bares
  • Baixa
  • preço 1 de 4

Quando o pôr-do-sol pinta a paisagem com outros tons, a esplanada parece pequena para os que a procuram. Muitos brindam com o Freskito, o cocktail da casa. Leva rum, lima, limão, coca-cola e gelo. Se quiser ficar pela noite dentro praticamente em cima do rio, não se preocupe com o frio. Aqui há mantas para as noites menos quentes.

  • Cafés/bares
  • Clérigos
  • preço 1 de 4

O Base já é mais conhecido do que o tremoço. Mas, por incrível que pareça, não tem assim tanto tempo de vida quanto isso. Sempre que um fim de tarde se prevê de céu limpo e altamente fotogénico, poucos são os que resistem a sentar-se na esplanada em madeira, cheia de sofás e mesas altas, pedir uma bebida e dar dois dedos de conversa. É na companhia das oliveiras, que rodeiam o espaço, e da Torre dos Clérigos, que se impõe na paisagem, que vai querer partilhar as tábuas de queijos ou enchidos.

Publicidade
  • Santa Catarina

Na barbearia Bigorna, junto ao Mercado do Bolhão, o corte de cabelo não vem só. Os bastidores do salão são agora casa do Bigorna Social Club, um bar inspirado nos speakeasy dos anos 20. Numa atmosfera industrial e misteriosa, o holofote está na mesa de bilhar, bem ao centro. E para acompanhar a partida, há sete cocktails de autor - "clássicos com um twist". À sexta-feira e ao sábado, o espaço enche-se de música e movimento, com actuações de DJs locais.

  • Cafés/bares

Os clássicos não passam de moda e, apesar de ter aberto em 2016, o Bonaparte Downtown é Bonaparte na mesma (mantém as características dominantes do irmão mais velho da Foz, leia-se): a mesma luz baixa, as mesmas paredes decoradas com antiguidades e as mesmas boas bebidas para começar a noite.

Publicidade
  • Baixa

Para quem percebe minimamente do assunto, o Candelabro dispensa apresentações. Em 2009 foi o precursor do copo ao fim do dia na cidade. Actualmente, passados uns bons anos, continua a ser um porto seguro para quem quiser sair do trabalho, beber um copo e conversar à porta, lá dentro, ou na praceta que o rodeia. Não tem grandes segredos, nem floreados, e talvez por isso é que resulta tão bem.

  • Cedofeita

Crente ou não crente, é difícil passar ao lado do Capela Incomum, um wine bar que fica numa antiga capela do século XIX, com altar incluído e tudo. Se no Inverno o espaço interior é como uma sala de estar, no Verão a esplanada é aquilo que se quer, com um Porto tónico tinto na mão.

Publicidade
  • Bares
  • Galerias

Já imaginou um bar numa antiga livraria? É exactamente isso que acontece na Casa do Livro, na Baixa do Porto. No que à música diz respeito, há para todos os gostos: do soul ao jazz, música ao vivo e até DJs. E, claro, a temática não se fica pelo nome. As paredes estão cheias de livros.

  • Cervejaria artesanal
  • Cedofeita

Se há alguém que percebe do assunto é o Catraio, um dos bares pioneiros a servir cerveja artesanal na cidade. E se pensa que isso é uma desvantagem, desengane-se, porque eles não dormem em serviço. Todos os meses há novidades e nas cervejas de pressão nunca se repete um barril, precisamente para alimentar o espírito de descoberta.

Publicidade
  • Porto

Neste recanto dedicado aos amantes de rugby, vive muita história: há dezenas de fotografias antigas espalhadas pelas paredes, bolas de rugby penduradas, camisolas autografadas e cuidadosamente emolduradas, chuteiras antigas em exposição e vários televisores preparados para a transmissão de jogos. O Club Porto Rugby nasceu em 2016, quando quatro colegas da equipa de rugby do Centro de Desporto da Universidade do Porto se uniram para uma nova jogada e criaram um espaço totalmente dedicado ao rugby no Porto. Até 2024, o bar esteve localizado na cave do emblemático Ateneu Comercial do Porto, e em Janeiro de 2025 ganhou uma nova morada, no número 626 da rua de Guerra Junqueiro, na Boavista. Aproveite a carta extensa de snacks e os almoços disponíveis. 

  • Baixa

O Conceição 35 é um bar com direito a música e um ambiente descontraído. Tanto funciona como um espaço intimista, à média luz, como um bar de festas temáticas. É ainda uma boa opção para beber cocktails de whisky, vodka, rum e gin. Há ainda uma carta com tostas, tapas e doces caso a fome apertar.

Publicidade
  • Clérigos

Num final de tarde quente e soalheiro, a recente esplanada do Delirium Café, no Jardim da Cordoaria, convida a uma bebida fresquinha. Há mais de 140 cervejas diferentes para experimentar, com destaque para as de marca própria, claro. Sejam elas de fruta, das mais leves às mais fortes, das mais diferentes às mais regulares, aqui com certeza vai encontrar a cerveja perfeita para si. E, se isso for mesmo muito difícil de conseguir, não se preocupe: há cocktails, shots, vinho e, claro, muita comidinha para acompanhar. 

  • Cafés/bares
  • Baixa

Os cachecóis de vários clubes nas paredes, os sticks de hóquei em patins, as múltiplas televisões e os matraquilhos e snooker para entreter a malta já revelam para o que vem quando entra no Eleven Sports Bar (antes denominado Adega Sports Bar), localizado no espaço do antigo Armazém do Chá. Nas televisões há jogos desportivos e até quizzes sobre desporto. E, claro, não podia faltar bebida a preços baixos. Há cervejas nacionais, internacionais e até artesanais.

Publicidade
  • Santa Catarina

A Cerveja Nortada - empresa de Tiago Talone e Pedro Mota que tem por objectivo participar na revolução microcervejeira que se assiste em Portugal - foi lançada em Abril de 2017. Em Fevereiro de 2018, a Fábrica de Cervejas Portuense inaugurou o seu espaço na Rua Sá da Bandeira, no qual os consumidores podem acompanhar o processo de produção enquanto desfrutam das cervejas e de petiscos.

  • Galerias

Qual é a coisa qual é ela que tem dez toneladas de livros lá dentro e não é uma livraria? É o Fé Wine & Club, um bar/discoteca/wine club na Praça D.Filipa de Lencastre. Este projecto criado por quatro amigos assume-se como uma paragem obrigatória na rota do copo ao final da tarde, com destaque para a oferta de vinhos – são várias dezenas de propostas seleccionadas pela Sogrape.

Publicidade
  • Santa Catarina

Cocktails de autor e petiscos compõem a receita de sucesso do novo Ferro Bar. O bar conta com uma pequena sala de espectáculos que acolhe, todas as quintas-feiras, noites de stand-up comedy e, aos fins-de-semana, concertos de jazz e de rock. Também há DJ sets no terraço durante a tarde, onde pode ver os comboios a passar e sorver a vista para a Torre dos Clérigos e para a Sé.

  • Porto

Neste espaço localizado na Avenida Rodrigues de Freitas há muito para aproveitar – e para todos os gostos. De dia, o espaço serve comida, preparada pelo Urraca, e à noite o anfitrião é o bar Fiasco, com a sua curadoria musical e os seus cocktails feitos como mandam as boas regras da coquetelaria. A loja de discos que existe lá dentro tem centenas de vinis, dos mais antigos às novidades, colocados nas estantes, numa parceria com a 8mm Records. A escolha é variada: há jaz, música electrónica, hip-hop, pop, indie, dub e grandes clássicos.

Publicidade
  • Bonfim

“Está a saber-me mal / Este Whisky de malte / Adorava estar in / Mas estou-me a sentir out”. Se se relaciona com Jorge Palma, chegou à Rua de Latino Coelho um bar que pode ser a solução para os seus problemas. O Frágil abriu em Janeiro de 2025, tem capacidade para cerca de 20 pessoas e é um orgulhoso one-man-show, “pelo menos por enquanto”, conta à Time Out António Rosário, bartender, gerente e garçom. Aqui os cocktails de autor são a estrela da casa. Têm todos perfis diferentes, uma apresentação particular, são fabricados com ingredientes maioritariamente locais e mudam sazonalmente. No Verão, pode contar com esplanada e horário alargado.

  • Baixa

É aquele postal do Porto que nunca vai passar de prazo. Bem encaixada no coração da Sé, entre a Ponte D. Luís, as escadas dos Guindais e a Muralha Fernandina, a mítica esplanada do Guindalense Futebol Clube é o sítio ideal para começar a planear os fins-de-semana, de perna estendida a olhar a cidade e a meter inveja no Instagram. Como qualquer colectividade de bairro que se preze, o menu principal de fim de tarde é o fino bem fresco acompanhado de um cachorro, francesinha ou sandes mista. Esperemos que nunca tentem transformar isto num hotel.

Publicidade
  • Cervejarias
  • Baixa
  • preço 1 de 4

É o primeiro bar oficial da marca em Portugal, e o segundo no mundo (o outro fica em Praga). Há muita cerveja e finger food para acompanhar. A Gulden Draak é produzida pela Brouwerij Van Steenberge, na Flandres. Fazem várias cervejas de receita própria, que circulam inclusive por restaurantes belgas com estrela Michelin. Para petiscar, há pratos de presunto e salpicão, pão de alho com queijo e pratos de queijo com a mostarda artesanal Tierenteyn Verlent, também belga.

  • Cervejaria artesanal
  • Santa Catarina
  • preço 2 de 4

Abriu em Março de 2017, na Rua da Alegria, um pouco fora do circuito habitual de copos. No entanto, isso não é motivo para não dar lá um salto. Há muitas e boas razões, a começar pelo bonito jardim das traseiras e pela enorme carta de cervejas artesanais. Na lista têm 50, de pressão e de garrafa.

Publicidade
  • Cafés/bares
  • Leça da Palmeira

Mar, sol e cocktails fresquinhos a saírem freneticamente das mãos dos barmen de serviço é a combinação perfeita para qualquer final de tarde. Dê um salto até ao L’Kodac, o bar/ restaurante em Leça da Palmeira, mesmo em cima da praia, e peça uma margarita, um gin fizz ou, então, o mojito da casa, composto por rum, lima, laranja, frutos vermelhos, hortelã e ginger ale.

  • Arte
  • Arte contemporânea
  • Santa Catarina

E num quarto andar se juntam a música, a arte, a comida, a bebida, os cafés e as festas. Tudo em simbiose, num espaço onde se dá azo à imaginação e à criatividade e onde se encontram públicos heterogéneos. Mesmo em frente ao Coliseu do Porto, o Maus Hábitos é o palco indicado para tudo o que tenha a ver com experimentalismo.

Publicidade
  • Noite
  • Bonfim

No Meridians & Parallels, os cocktails são o centro de tudo. Mas não de uma forma convencional. Aqui não há carta: em vez disso, há vários livros com receitas e fotografias de cocktails clássicos, de onde pode escolher o que quiser experimentar entre mais de mil opções. Se estiver indeciso, em cima do balcão há uma ardósia que todos os dias lhe dá diferentes sugestões, incluindo umas mais fora do normal. Além dos cocktails, há cerveja à pressão, shots e uma selecção de bebidas destiladas. O espaço é pet friendly.

  • Porto

O Miradouro Ignez entrou rapidamente na rotina de muitos portuenses. A vista, do rio ao casario, é a grande culpada. A esplanada aberta para a cidade, e boa para a fotossíntese, convida a fins de tarde mais contemplativos, como por exemplo, a apreciar calmamente os barcos a cruzar as águas do Douro. Há smoothies feitos com fruta da época, cocktails clássicos e de assinatura, salgadinhos, petiscos vegetarianos e conservas nacionais. 

Publicidade
  • Miragaia

Há ar livre, rio mesmo em frente e luz, pelo que o Mirajazz se assume como um bar de final de tarde, com hora de fecho às 22.00. Os concertos contam com alunos de escolas de música em cima do palco, pois a ideia é também promover novas formações de jazz. Além do jazz, o vinho português é a outra parte da equação deste bar. Têm à volta de 25 referências de várias regiões (copo a partir de 3,50€), que são harmonizadas com tostas, como a de foie gras com nozes e uvas ou a de salmão com molho de aneto.

  • Cervejarias
  • Baixa

A cerveja é boa, o espaço é bonito e os petiscos fazem crescer água na boca. A marca de cerveja lisboeta com mais "rock'ngole", como gostam de dizer, abriu as portas no Passeio das Virtudes, mesmo de frente para o Douro, em 2021. Têm 15 torneiras, oito ocupadas com as cervejas da casa e as restantes com convidadas. E da cozinha semiaberta saem sandes, hambúrgueres e outras coisas para picar, que aterram sobre as mesas que, depois da refeição, podem ser rebatidas para dar espaço a um pezinho de dança.

Publicidade
  • Santa Catarina

Em 2003, António Guimarães (mais conhecido por Becas) soube que o Cinema Passos Manuel tinha sido encerrado. O projecto era simples mas complexo: um auditório para concertos, conferências e sessões de cinema, um bar para beber copos e ouvir bons DJs e produtores de música electrónica. A programação é boa e variada. As bebidas que a acompanham também.

  • Cedofeita

Nada abala o Pherrugem. Forçado a uma paragem de vários meses devido a um incêndio , o Pherrugem apareceu de cara lavada em Março de 2018, com o conceito de gastrobar, orientado sobretudo para finais de tarde e inícios de noite preenchidos com petiscos e bebidas. Francesinha, asinhas de frango à americana, nachos e tábuas de queijos e enchidos são alguns dos petiscos. Nos copos, há vinhos com referências de todas as regiões do país, alguns exemplares de cervejas artesanais portuguesas e cocktails clássicos.

Publicidade
  • Bares
  • Baixa

O clássico Pinguim Café, nascido em 1987 e um dos mais importantes bares culturais do Porto, é um dos exemplos de espaços míticos portuenses que mantêm a sua essência. Desde Março de 2025 que o bar iniciou um novo ciclo, com o actor e encenador Rui Spranger na gestão e com algumas mudanças que pretendem trazer ainda mais cultura ao Pinguim, tal como antigamente. Além de poder aproveitar a bonita esplanada, há agora mais noites de cultura, além das já míticas noites de poesia que se realizam às segundas-feiras. Às quintas-feiras há ciclos de performances, às sextas-feiras participe nas noites de quiz, e aos sábados aproveite os concertos e espectáculos de stand up comedy, entre muitas outras coisas.

  • Campo Alegre

Em tempos um clube de squash, hoje um aglomerado cultural. Atrás do cemitério de Agramonte, entre a Boavista e o Campo Alegre, no piso de baixo do Espaço Agra, quatro jovens encontraram a oportunidade perfeita para o projecto paralelo que ambicionavam fazer há algum tempo: um bar de cerveja artesanal. Ao fim do dia e aos fins-de-semana, as mesas da esplanada enchem-se de amigos e, por aqui, só se ouve o som dos passarinhos, das conversas animadas e, claro, da música. O Radioclube só passa música em vinil e todas as semanas há novidades. Para refrescar e petiscar têm cervejas artesanais de produtores nacionais, como a Musa e a Dois Corvos, e uma ementa semanal onde surgem sopas, saladas, pratos mais robustos, como caris e açordas, e várias sobremesas. 

Publicidade
  • Cafés/bares
  • Bonfim
  • preço 1 de 4

Rob Ibinson, Mickey McConnell e Marina Potok, dois americanos e um britânico, são amigos de longa data que visitaram o Porto e se apaixonaram pela cidade. Até aqui nada de estranho. A questão é que o trio resolveu ficar por cá e abrir o bar Terraplana. E eis que, em menos de nada, se tornou paragem obrigatória na zona de Belas Artes. Com certeza graças à esplanada espaçosa nas traseiras, com lugares protegidos do sol, para ler ou estudar, e outros mais expostos para se bronzear. Tem uma carta forte de cocktails de autor e boas pizzas.

  • São Bento

Com duas frentes de bar, uma voltada para o interior do food hall e outra para o exterior, para servir a esplanada, o Time Out Bar vai abastecer os visitantes com cocktails exclusivos, onde se encontram alguns como “O Verdadeiro”, o Nomad, o Bird Macumba e o Spice Things Up, bem como outros mais clássicos e que não poderiam faltar à festa, dos mojitos às caipirinhas, passando pela sangria de vinho verde. Conte ainda com uma boa selecção de vinhos portugueses, a copo ou garrafa, vinhos do Porto, alguns licores nacionais e cerveja Super Bock.

Beba com moderação

  • Bares

Sol, mar, areia nos pés, cocktail na mão e barriga cheia. Melhor combinação é impossível. Se quer aproveitar ao máximo o sol dos dias de Verão, tenha esta lista de bares de praia no Porto por perto. Não vai faltar animação por estas bandas, até porque em alguns destes bares há música ao vivo, a banda sonora perfeita para um fim de tarde relaxado. Não se esqueça de levar o fato de banho consigo, para poder mergulhar e refrescar-se numa das melhores praias no Porto.

  • Bares

Gosta de ouvir música feita num bar com os devidos instrumentos e músicos a tocar para si? Nós também, e procurámos os melhores locais onde ela acontece. Se percorre constantemente os sites de música e as agendas de espectáculos em busca de actuações ao vivo, eis o que também deve fazer: consultar esta lista de bares da Invicta que deve conhecer, ou aos quais deve regressar, para ouvir boa e variada música ao vivo.

Publicidade

Um cocktail sabe sempre bem, especialmente quando a temperatura começa a subir. É certo que o Verão está a fazer-se de difícil, mas há coisas que não podem esperar, como beber um copo ao fim do dia rodeado pela família e pelos amigos. Por isso, enquanto o São Pedro não se decide, fizemos uma lista com dez sítios para beber cocktails de autor no Porto. A oferta é grande e variada, assim como a criatividade dos nossos barmen. Se não acredita no que lhe dizemos, leia este artigo até ao fim e depois beba à sua saúde, mas com moderação.

Os bares LGBT têm nascido e crescido na cidade. A estes juntamos aqueles que se assumem LGBT friendly e já temos uma boa lista dos melhores bares gay no Porto. A juntar à mistura há ainda duas saunas para um itinerário perfeito.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade