Galeria da Biodiversidade
© João SaramagoA Galeria da Biodiversidade tem entradas gratuitas todos os segundos domingos de cada mês
© João Saramago

As melhores coisas grátis para fazer no Porto

Falta-lhe dinheiro no bolso? O mês nunca mais chega ao fim? Aqui tem uma lista com coisas grátis para fazer no Porto.

Publicidade

Visitar museus e exposições, passear por jardins, admirar a arte que existe pelas ruas, conhecer os artesãos escondidos pela cidade, ler um livro na biblioteca municipal e ver o pôr-do-sol com uma vista privilegiada para o rio Douro são apenas algumas das actividades que vai encontrar nesta lista de coisas grátis para fazer no Porto. Por enquanto, vá juntando os trocos para mais tarde, encontre boa companhia e saia de casa sem se preocupar com o dinheiro. Se estiver curioso, também temos muitas ideias para lhe dar de coisas para fazer até 5€

Recomendado: As melhores praias no Porto e arredores

 

Coisas grátis para fazer no Porto:

1. Cultive-se nos museus da cidade

Aproveite o fim-de-semana e visite os museus do Porto com entrada gratuita. Ora tome nota: o Museu de Serralves não cobra bilhete nos primeiros domingos de cada mês, entre as 10.00 e as 13.00; e a Galeria da Biodiversidade é livre no segundo domingo, também no mesmo horário. Para melhorar, até ao final de 2024 tem 22 dias para visitar os museus, monumentos e palácios do Ministério da Cultura sem gastar um tostão. A partir de 2025, já será feita a contagem completa: 52 dias por ano.

2. Conheça os artesãos do Porto

Um dos tesouros mais especiais e mais escondidos do Porto são os seus artesãos: aqueles que tecem, moldam, pintam, desenham, reparam, cosem e mostram um outro lado da cidade. E por que não dedicar um dia a conhecer os rostos, histórias e trabalhos das mãos do Porto? Para isso, pode seguir o Curated Porto, um roteiro gratuito com os ateliers e oficinas da cidade, que produzem peças em cerâmica, joalharia, ilustração, textéis, e até um luthier com os seus violinos. Basta consultar a lista e o mapa, marcar as visitas com os artesãos e partir à descoberta. 

Publicidade

3. Faça um roteiro pela arte urbana da cidade

Em paredes de edifícios devolutos ou disponibilizadas para o efeito há obras imperdíveis de nomes consagrados como Mr. Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime. Siga o guia da melhor arte urbana do Porto para desfrutar de um passeio diferente. Não se esqueça do telemóvel, pois há muitas paredes fotogénicas à sua espera e várias intervenções novas para conhecer.

  • Compras
  • Mercados e feiras
  • Santa Catarina

Em 2022, o icónico Mercado do Bolhão, com mais de um século de história, reabriu de cara lavada. Este mercado não é apenas feito dos seus produtos frescos e locais, a sua essência vive também nos comerciantes, as caras de todos os dias que ocupam o Bolhão há várias gerações, assim como a fiel clientela que há anos enche sacos nestas bancas. Agora, com a reabertura, há novos clientes, muitos de fora, e uma arquitectura mais moderna. E é este enraizar de hábitos, cheiros e cores, que faz do mercado um ponto carismático da cidade e de paragem obrigatória.

Rua da Formosa, 214 (Porto). Seg-Sex, 08.00-20.00, Sáb, 08.00-18.00

Publicidade
  • Atracções
  • Caminhos de ferro
  • São Bento

São 20 mil azulejos que relatam a história dos transportes e a história de Portugal e são também a maior atracção desta estação ferroviária, inaugurada em 1916, e projectada pelo arquitecto Marques da Silva, um dos mais influentes da cidade no final do século XIX e primeira metade do século XX. Pode aproveitar para tomar um café no local, enquanto aprecia o espaço, ou petiscar no Time Out Market.

6. Encha-se de arte nas galerias da Rua Miguel Bombarda

A Rua Miguel Bombarda respira arte. Dentro e fora de portas. Há arte urbana pelas paredes, com personagens icónicas como D. Quixote e Sancho Pança, pintadas pelos artistas Mesk, Fedor e Mots, e galerias com trabalhos de artistas bem conhecidos, como a Ó Galeria e a galeria de Fernando Santos. Se quer saber mais, siga o roteiro que lhe fizemos com tudo o que há para admirar na Rua Miguel Bombarda.

Publicidade

7. Estenda a toalha numa das praias do Porto

Depois de ter sido eleito em 2023 como melhor destino para uma escapadinha urbana, o Porto foi reconhecido, pela primeira vez, como Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar, nos World Travel Awards deste ano. E não é caso para menos: são quase três quilómetros de praia, na Foz, onde esticar a toalha e ir a banhos, com muito o que ver e fazer a poucos metros de distância. 

  • Compras
  • Flores

Além de um primeiro piso com produtos para venda, a loja da Claus Porto, na Rua das Flores, tem também uma galeria que conta a história da marca ao longo de quatro gerações. Nela, a marca reuniu desenhos feitos à mão, litografias e recortes de jornais, mas não se ficou por aqui. No terceiro andar, há ainda um laboratório para workshops e uma máquina dos anos 40 que produz sabonetes.

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Massarelos

Desde o século XIX que as gentes se passeiam por estes oito hectares de jardim. Este destino verde é paragem obrigatória para os viciados em miradouros estratégicos com vista panorâmica para o Douro e a cidade. Há bosques, varandas e muito para explorar, como a Galeria Municipal, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett ou a Capela de Carlos Alberto da Sardenha.

  • Atracções
  • Edifícios e locais históricos
  • Baixa

Criado em 1997 pelo Ministério da Cultura, o Centro Português de Fotografia é responsável pela salvaguarda e pela valorização do património arquivístico fotográfico. Recebe exposições com frequência ligadas à área, tem uma biblioteca especializada, e ainda um Núcleo Museológico que compreende uma rara e valiosa colecção de câmaras fotográficas.

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Porto

Jardim Botânico do Porto é um dos jardins mais bonitos da cidade e tem muito para explorar nos quatro hectares de vegetação bem preservados. Estes jardins rodeiam uma belíssima casa de finais do século XIX e dividem-se em três patamares. Há de tudo um pouco, como jardins formais, árvores e plantas raras, estufas e dois lagos, sendo um espaço pouco movimentado. Imprescindível para os apreciadores de plantas. O Jardim Botânico do Porto está aberto todos os dias, 9.00 às 18.00 de Novembro a Março e das 9.00 às 19.00 de Abril a Outubro.

12. Vá correr ou andar de bicicleta

O Porto é rico em locais para fazer desporto ao ar livre. Quer goste mais de correr ou de andar de bicicleta, há bons percursos onde pedalar ou meter os pés ao caminho. Fazer exercício ao ar livre é a melhor forma de relaxar e de sair de casa por umas horas. Se quiser algo diferente, pode sempre descobrir alguns dos melhores locais para andar de skate

Publicidade

13. Admire as bancas do Mercado Porto Belo

Visite uma das feiras de rua mais antigas da cidade do Porto. O Mercado Porto Belo conta com bancas onde vai encontrar discos de vinil, livros, produtos artesanais e biológicos, e muita roupa vintage. Entre tanta variedade, o difícil vai ser não querer levar tudo para casa.

Praça Carlos Alberto, todos os sábados das 10.00 às 19.00.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Bonfim

Quem passa na Avenida Fernão de Magalhães consegue ver dois rectângulos delimitados por cercas de madeira. O maior tem 25 metros de comprimento e dez de largura e destina-se a animais de grande porte. O segundo, com 14 metros de comprimento e outros sete de largura, foi pensado para cães mais pequenos. Ambos têm uma câmara de entrada onde os donos retiram a trela aos animais; um jardim com obstáculos de agility, do qual fazem parte rampas para percorrer, barras para saltar e mecos para contornar; e ainda uma caixa de areia para escavar. Existem ainda outros parques caninos portuenses para conhecer.

Publicidade

17. Faça exercício ao ar livre em parques municipais

Se não gosta de fazer exercício físico sozinho ou quer experimentar várias modalidades, há programas gratuitos disponíveis. No “Dias com Energia”, promovido pela autarquia, tem aulas de pilates, ioga e tai chi aos sábados e domingos de manhã, sendo que nos períodos de Outono e Inverno as sessões decorrem em três pavilhões municipais e nos meses de Primavera e Verão as aulas decorrem ao ar livre em parques municipais (Jardins do Palácio de Cristal, Parque Oriental, Parque da Cidade, Parque da Pasteleira e Parque do Covelo).

  • Atracções
  • Cemitérios
  • Bonfim

Turismo de cemitério não é, de todo, uma actividade para todos os gostos. Mas esta sugestão tem uma explicação. No Prado do Repouso, o primeiro cemitério público do Porto, estão as lápides de algumas figuras importantes, como o poeta Eugénio de Andrade, o médico Abel Salazar e a pintora Aurélia de Souza. Além disso, há muitas peças de arte espalhadas pelo cemitério, da autoria de artistas de renome como Soares Reis.

Publicidade

20. Sente-se a ler um livro nas bibliotecas da cidade

Aproveite os vários espaços que pode visitar e sentar-se a ler um livro. A Biblioteca Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, é um dos exemplos mais modernos e focados na promoção do livro e da leitura junto de públicos de todas as idades. Mas tem também outros espaços (e para todos os gostos): a Biblioteca de Assuntos Portuenses e Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto (ambas na Casa do Infante), a Biblioteca de Autores Portuenses (na Escola Secundária Alexandre Herculano), a Biblioteca Popular de Pedro Ivo (na Praça do Marquês de Pombal), a Biblioteca Marta Ortigão Sampaio (na Casa Marta Ortigão Sampaio), o Bibliocarro (projeto itinerante), a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade e a Biblioteca de Arqueologia (no Reservatório).

Mais coisas para fazer no Porto:

  • Coisas para fazer

Já está com saudades do Verão? De andar de fato de banho e chinelos e de dar umas valentes braçadas na água, enquanto trabalha praticamente todos os músculos do corpo? Não sonhe mais. Fizemos-lhe uma lista com as melhores piscinas interiores no Porto, para que possa nadar quentinho sem ficar com pele de galinha. É o programa ideal para uma tarde de folga ou para o fim-de-semana. Temos opções para todos os gostos e para todas as circunstâncias. É de aproveitar. Vá, faça-se à água.

Recomendado: Os melhores hotéis com spa no Porto

  • Coisas para fazer

Na lista dos sítios mais instagramáveis do Porto estão paisagens que são verdadeiros postais da Invicta. Temos de tudo: jardins, igrejas, torres, miradouros, livrarias, museus e até  fachadas de mercearias. Por isso, carregue as baterias das câmaras fotográficas e dos telemóveis, e eternize esta bela cidade durante o seu próximo passeio. Se não sabe por onde começar, nós damos-lhe uma ajudinha. Boas fotos.

Para terminar o dia, celebre a gastronomia portuense, em casa, com especialidades como a francesinha ou os cachorrinhos. Se não for bem isso que lhe apetece, dê uma vista de olhos à lista de restaurantes do Porto com entregas ou take-away

Recomendado: Roteiro de arte urbana no Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer

Os miúdos andam aborrecidos? Leia o que se segue porque temos o elixir que combate o desânimo, a apatia e a preguiça. Não falta o que fazer com as crianças pela Invicta, por isso, aproveite o fim-de-semana, ou o seu próximo dia de folga, e leve consigo esta lista de coisas para fazer com os miúdos no Porto. Visitar um museu, passear pelo parque, dizer olá a animais ou ir às compras numa livraria pensada para eles são algumas das nossas propostas. Não se esqueça de deixar tablets e outros gadgets em casa, para poder aproveitar o dia ao máximo. 

Recomendado: Os melhores restaurantes para famílias no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade