A maior sala tem capacidade para 12 pessoas
DRA maior sala tem capacidade para 12 pessoas
DR

As melhores coisas para fazer no Porto este fim-de-semana

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana de 27 a 29 de Dezembro.

Publicidade

Por entre as ruas estreitas e as casas coloridas, nos miradouros com vistas de cortar a respiração, nas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, nas lojas para todos os gostos e carteiras, nos jardins e museus, ou nos restaurantes com comida tradicional ou do mundo – junto ao mar, à beira-rio ou no coração da Invicta –, há sempre muito para ver, fazer, comprar e provar no Porto, uma cidade ecléctica que consegue sempre surpreender. Nesta lista reunimos nove sugestões para que possa aproveitar os dias mais esperados da semana da melhor forma.

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto em Dezembro

Sexta-feira

  • Restaurantes

A cena gastronómica do Porto é fervilhante – e não falamos apenas dos tachos com sopas reconfortantes ou das grandes panelas com arroz caldoso fumegante. Falamos dos espaços que todos os dias abrem no Grande Porto, com a missão de servir a melhor comida, feita com alma e coração, por mãos experientes. E há de tudo um pouco, para agradar a toda a gente. Dos restaurantes vanguardistas inspirados no receituário tradicional aos que apostam as fichas todas na comida de autor; dos espaços que preparam sandes portentosas aos que cozinham sob a influência asiática; por aqui vai encontrar dez novos restaurantes no Porto que tem mesmo de conhecer. Bom apetite.

+ Dez novos restaurantes no Porto que tem mesmo de conhecer

  • Santa Catarina

Na barbearia Bigorna, junto ao Mercado do Bolhão, o corte de cabelo não vem só. Os bastidores do salão são agora casa do Bigorna Social Club, um bar inspirado nos speakeasy dos anos 20. Numa atmosfera industrial e misteriosa, o holofote está na mesa de bilhar, bem ao centro. E para acompanhar a partida, há sete cocktails de autor, "clássicos com um twist". À sexta-feira e ao sábado, o espaço enche-se de música e movimento, com actuações de DJs locais.

+ Entre cortes e cocktails: o Bigorna Social Club é o novo bar “escondido” do Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Porto

Na hora de dar tudo no karaoke, há dois tipos de pessoas: as que são extrovertidas e não se importam de cantar em frente a toda a gente, e as que se sentem constrangidas e se deixam acanhar perante o público. Foi sobretudo a pensar nestes últimos que Joana Duarte e mais três amigos trouxeram para o Porto um conceito de karaoke alternativo, de origem japonesa, que permite cantar em salas específicas com um grupo de amigos ou família. O Bokkusu Karaoke Box chegou à Rua do Bolhão no início de Outubro de 2024 e tem sete salas temáticas e confortáveis para poder cantar sem vergonha. Há cerca de 100 mil músicas disponíveis, em 40 línguas, e as salas recriam vários ambientes, como uma casa típica portuguesa, discotecas com bolas des espelhos, o Japão e até um club de Blues & Jazz. Escolha e divirta-se. 

+ Cante (e desafine) sem vergonha: o Bokkusu chegou ao Porto e traz karaoke em salas privadas

Sábado

  • Massarelos

Escolher uma profissão para quando se for crescido pode ser uma grande dor de cabeça. Mas não há problema, o Panda e os Caricas vão ajudar os mais pequenos a descobrir, através de um peddy paper com muitas pistas, como são várias profissões, desde bombeiro, actor, músico ou polícia. O Bairro do Panda vai encher-se de aventura, alegria e muita diversão, ao som de músicas como “Qual a Profissão” e “Sem Parar” e de clássicos já bem conhecidos (e muito dançáveis) como “Sou Uma Taça”, “Segue o Panda” e “Panda Style”.

+ Sete musicais no Porto para ver com os miúdos

  • Música
  • Baixa

Se o que quer ouvir é música, o ciclo de concertos “Música no Varandim” está de regresso ao exterior da Torre dos Clérigos para tornar esta época ainda mais especial. A iniciativa é gratuita e arranca a 7 de Dezembro, às 15.00, com ópera cantada pelo tenor Manuel Soares e a mezzo-soprano Maria João Gomes. No sábado seguinte, dia 14 de Dezembro, um Quinteto de Metais vai apresentar melodias de Natal e nos dias 21 e 28 será a vez de um Quarteto Vocal ser acompanhado pelo Carrilhão da Torre dos Clérigos.

+ Dos concertos no varandim às visitas nocturnas. A Torre dos Clérigos apostou forte na programação natalícia

Publicidade
  • Arte
  • Cedofeita

Ninguém diria, mas há um Siza Barroco que a maior parte do mundo desconhece. Felizmente, essa faceta do prémio Pritzker deixou de estar na penumbra graças a “Siza, Câmara Barroca”, uma exposição, no Museu Nacional Soares dos Reis, que reúne 18 obras do arquitecto matosinhense e atravessa diferentes períodos da sua vasta carreira. A exposição ficará patente até dia 31 de Dezembro e a entrada é livre. 

+ Há um Siza Barroco para admirar no Museu Soares dos Reis (e a entrada é livre)

Domingo

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras

Na altura de comprar os presentes de Natal, uma das melhores escolhas para quem quer fugir às grandes superfícies e procura prendas originais é o comércio tradicional, as feiras e os mercados. Aqui vai conseguir encontrar de tudo: da doçaria e padaria, aos queijos e enchidos, passando pelos frutos secos e frutas desidratadas, e ainda pelas especiarias e ervas aromáticas, mel e compotas, vinhos e licores, roupa e calçado, luvas e cachecóis, brinquedos e bonecas, têxteis de mesa, peças de arte e figuras para adornar o presépio e colorir a sua casa com a magia do Natal. Tudo isto em mercados iluminados e decorados a rigor com o espírito natalício.

+ Os melhores mercados de Natal no distrito do Porto

  • Miúdos
  • Grande Porto

O reino mágico do Natal está de volta ao Castelo de Santa Maria da Feira. Para lá dos portões do Perlim, miúdos e graúdos vão ter à sua espera vários divertimentos, jogos, teatro, música, exposições e guloseimas. Neste parque temático vão encontrar cenários mirabolantes, histórias de encantar e animação circulante, tudo inspirado na época mais bonita do ano. Nesta nova edição, o Perlim: a Terra dos Sonhos estará aberto e em funcionamento até dia 5 de Janeiro – para que as famílias possam desfrutar deste “mundo mágico” durante mais tempo – e traz novidades. Todos os sábados e domingos, o Perlim sai da Quinta do Castelo e percorre as ruas do centro histórico numa parada “cheia de cor, alegria, música e dança”. 

+ Ho, ho, ho. O Natal está a chegar, o Perlim abre portas a 23 de Novembro

Publicidade
  • Desporto
  • Porto

Marque já na sua agenda a última corrida do ano. A mítica Corrida de São Silvestre acontece a 29 de Dezembro, mesmo a tempo de queimar aquelas gordurinhas extra (causadas pelas rabanadas e inúmeras fatias de bolo-rei) para caber no seu melhor fato para a passagem de ano. A 30ª edição da Lidl S. Silvestre Cidade do Porto, que este ano terá uma vertente solidária, conta com a tradicional corrida de dez quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros sem fins competitivos, ambas com partida às 18.00 na Avenida dos Aliados, onde se encontrará também a meta. As inscrições podem ser feitas até dia 24 de Dezembro, na página da RunPorto (entre os 8€ e os 25€)

Mais coisas para fazer no Porto

  • Coisas para fazer

Já diz o ditado: mais vale só do que mal acompanhado. De facto, às vezes não há como uma tarde, ou mesmo um dia inteiro, sem ninguém por perto. É para esses dias que esta lista das melhores coisas para fazer sozinho no Porto dá jeito. E acredite: com tanta coisa para ocupar o tempo e a mente, não vai sentir falta de companhia nenhuma. Calçar as sapatilhas e tratar da saúde com uma boa caminhada, entregar-se aos mistérios dos livros sobre uma bonita paisagem, visitar uma galeria com novas exposições ou encher o papo num restaurante. Estas são algumas das ideias. Mas há mais. 

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

  • Coisas para fazer

Somos absolutamente apaixonados por esta cidade. Pelas suas ruas estreitas e casas coloridas, pelos miradouros com vistas de cortar a respiração, pelas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, pelos jardins e museus, e pelos restaurantes com comida tradicional ou do mundo. A Invicta é uma caixinha de surpresas, mas estas nem sempre se revelam ao primeiro olhar. É preciso descobri-las. Para que nada lhe escape, aqui tem uma lista com 45 coisas incríveis para fazer no Porto. Leia-a com atenção e partilhe-a com quem mais gosta.

Fez alguma coisa desta lista que tenha adorado? Pode partilhá-la no hashtag #TimeOutDoList e taggar @TimeOutEverywhere. Sabe como é que a Time Out selecciona as melhores coisas para fazer no mundo inteiro? Espreite aqui.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições

A oferta cultural portuense é vasta, apesar de, por vezes, escapar ao radar dos mais distraídos. Não nos faltam livrarias, nem galerias de arte, e quanto as museus também estamos bem servidos, já que a quantidade e a qualidade falam por si só. Estão espalhados por todos os cantos da Invicta, para todos os gostos e épocas – da escultura à imprensa, e do futebol à pintura –, pelo que visitá-los devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana. Siga este roteiro com alguns dos melhores museus no Porto.

Recomendado: Dez novos museus para visitar no distrito do Porto

  • Museus

Levar os miúdos a um museu pode ser mais difícil do que obrigá-los a comer a sopa. Mas não a todos. Nos melhores museus para crianças no Porto há História e arte contemporânea, máquinas e carros antigos, brincadeiras e experiências para sujar as mãos e desafiar a imaginação dentro e fora de portas. São muitas as actividades e atracções feitas a pensar nos mais pequenos e esta lista pode ser um bom ponto de partida para organizar um programa diferente em família. Passe os olhos por aqui, porque com estas recomendações o difícil vai ser tirá-los de lá.

Recomendado: Os melhores museus no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade