Cravo vermelho
Diogo Miranda / Pexel
Diogo Miranda / Pexel

As melhores coisas para fazer no Porto este fim-de-semana

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana de 25 a 27 de Abril.

Publicidade

Por entre as ruas estreitas e as casas coloridas, nos miradouros com vistas de cortar a respiração, nas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, nas lojas para todos os gostos e carteiras, nos jardins e museus, ou nos restaurantes com comida tradicional ou do mundo – junto ao mar, à beira-rio ou no coração da Invicta –, há sempre muito para ver, fazer, comprar e provar no Porto, uma cidade ecléctica que consegue sempre surpreender. Nesta lista reunimos nove sugestões para que possa aproveitar os dias mais esperados da semana da melhor forma.

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto em Abril 

Sexta-feira

  • Coisas para fazer

Há 51 anos, os Capitães de Abril devolveram a liberdade a Portugal e não faltam eventos na cidade para lhes prestar homenagem e aproveitar o feriado da melhor forma. Nesta lista, encontra 11 sugestões para comemorar o 25 de Abril no Porto. E há de tudo um pouco: de concertos na Avenida dos Aliados, a fogo-de-artifício, desfiles, peças de teatro, workshops para os miúdos e até uma oficina para fazer os seus próprios cartazes. Como vê, não faltam ideias de como celebrar a mais bonita das festas.

+ Sete sítios para comprar cravos no Porto

  • Dança
  • Porto

É um dos encontros de referência das artes performativas em Portugal e está de regresso às cidades do Porto, Matosinhos e Gaia para a sua 9.ª edição. O Festival Dias da Dança (DDD) realiza-se até 4 de Maio e traz a reflexão e a partilha de histórias que, apesar de não terem uma temática fixa, envolvem temas como migração, trabalho e género. O programa conta com 27 espectáculos – 19 deles em estreia absoluta e nacional – e promove o (re)encontro coreográfico entre artistas e públicos com conversas e workshops. 

+ Na 9ª edição do Dias da Dança contam-se histórias de migração, trabalho e género

Sábado

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, ao mais recente Parque da Alameda de Cartes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. E é fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto (e arredores): são boas opções para passear ao fim-de-semana, fazer algum exercício fisico ou até para descansar no final de um dia longo de trabalho. Aproveite as nossas dicas.

+ Os melhores miradouros no Porto

  • Vila Nova de Gaia

O novo bar do Hilton Porto Gaia, com vista privilegiada para a Ponte D. Luís, une a cozinha portuguesa à peruana, numa viagem de sabores inspirada pela informalidade da cultura latina. Os cocktails de autor são o destaque e juntam bebidas tradicionais do Peru - como o pisco e mezcal - a ingredientes portugueses, como a laranja do Algarve e o vinho do Porto. Na comida, o ceviche é a grande atracção, confeccionado com peixe fresco vindo das docas mais próximas.

+ Do ceviche ao pisco, o Cusco Bar é o novo ponto de encontro entre o Peru e o Porto

Domingo

  • Música
  • Boavista

No mês em que celebra 20 anos, a programação da Casa da Música é extensa e variada. No dia 24 de Abril, a soprano grega Aphrodite Patoulidou sobe ao palco, acompanhada do pianista britânico Julius Drake, para um recital que promete ligar repertórios clássicos e contemporâneos. Dois dias depois, a 27, a Orquestra Sinfónica Casa da Música interpreta a 4.ª Sinfonia de Beethoven, sob a direcção do maestro Andreas Spering. As comemorações encerram com uma edição especial do Clubbing, no dia 30 de Abril, com entrada livre e programação estendida até às 04.00 da manhã seguinte.

+ 20 anos da Casa da Música assinalados com concertos ao longo do mês

  • Arte

A cena artística e cultural do Porto apresenta-se tão vibrante e diversa como sempre a conhecemos. Os museus e galerias da cidade continuam a apostar numa programação forte e multidisciplinar que promete atrair todo o tipo de públicos. Do trabalho de figuras emblemáticas da arquitectura portuguesa ao de ícones da fotografia internacional, há muito para explorar através das exposições que, actualmente, tomam conta do Porto, em espaços de visita obrigatória como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Galeria Municipal do Porto. Com tanta variedade, vão faltar-lhe desculpas para não alinhar numa incursão cultural.

+ As exposições que não pode perder no Porto

Mais coisas para fazer no Porto

  • Coisas para fazer

Já diz o ditado: mais vale só do que mal acompanhado. De facto, às vezes não há como uma tarde, ou mesmo um dia inteiro, sem ninguém por perto. É para esses dias que esta lista das melhores coisas para fazer sozinho no Porto dá jeito. E acredite: com tanta coisa para ocupar o tempo e a mente, não vai sentir falta de companhia nenhuma. Calçar as sapatilhas e tratar da saúde com uma boa caminhada, entregar-se aos mistérios dos livros sobre uma bonita paisagem, visitar uma galeria com novas exposições ou encher o papo num restaurante. Estas são algumas das ideias. Mas há mais. 

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

  • Coisas para fazer

Somos absolutamente apaixonados por esta cidade. Pelas suas ruas estreitas e casas coloridas, pelos miradouros com vistas de cortar a respiração, pelas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, pelos jardins e museus, e pelos restaurantes com comida tradicional ou do mundo. A Invicta é uma caixinha de surpresas, mas estas nem sempre se revelam ao primeiro olhar. É preciso descobri-las. Para que nada lhe escape, aqui tem uma lista com 45 coisas incríveis para fazer no Porto. Leia-a com atenção e partilhe-a com quem mais gosta.

Fez alguma coisa desta lista que tenha adorado? Pode partilhá-la no hashtag #TimeOutDoList e taggar @TimeOutEverywhere. Sabe como é que a Time Out selecciona as melhores coisas para fazer no mundo inteiro? Espreite aqui.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições

A oferta cultural portuense é vasta, apesar de, por vezes, escapar ao radar dos mais distraídos. Não nos faltam livrarias, nem galerias de arte, e quanto as museus também estamos bem servidos, já que a quantidade e a qualidade falam por si só. Estão espalhados por todos os cantos da Invicta, para todos os gostos e épocas – da escultura à imprensa, e do futebol à pintura –, pelo que visitá-los devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana. Siga este roteiro com alguns dos melhores museus no Porto.

Recomendado: Dez novos museus para visitar no distrito do Porto

  • Museus

Levar os miúdos a um museu pode ser mais difícil do que obrigá-los a comer a sopa. Mas não a todos. Nos melhores museus para crianças no Porto há História e arte contemporânea, máquinas e carros antigos, brincadeiras e experiências para sujar as mãos e desafiar a imaginação dentro e fora de portas. São muitas as actividades e atracções feitas a pensar nos mais pequenos e esta lista pode ser um bom ponto de partida para organizar um programa diferente em família. Passe os olhos por aqui, porque com estas recomendações o difícil vai ser tirá-los de lá.

Recomendado: Os melhores museus no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade