MOR Design
© MOR DesignA MOR Design está agora disponível em 4 lojas portuenses
© MOR Design

As melhores coisas para fazer no Porto este fim-de-semana

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana de 22 a 24 de Novembro.

Publicidade

Por entre as ruas estreitas e as casas coloridas, nos miradouros com vistas de cortar a respiração, nas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, nas lojas para todos os gostos e carteiras, nos jardins e museus, ou nos restaurantes com comida tradicional ou do mundo – junto ao mar, à beira-rio ou no coração da Invicta –, há sempre muito para ver, fazer, comprar e provar no Porto, uma cidade ecléctica que consegue sempre surpreender. Nesta lista reunimos nove sugestões para que possa aproveitar os dias mais esperados da semana da melhor forma.

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto em Novembro

Sexta-feira

  • Coisas para fazer
  • Eventos cinematográficos
  • Porto

O Porto/Post/Doc está de volta a várias salas da cidade, sobretudo no Batalha Centro de Cinema, entre 22 e 30 de Novembro. A 11.ª edição do festival propõe um programa temático intitulado "A Europa não existe, eu estive lá", que marca o início da triologia "O Movimento dos Povos". Nesta edição será feita uma releitura contemporânea do território europeu, tanto a nível geográfico como a nível histórico, cultural e identitário. O festival arranca sexta-feira, dia 22, com a exibição do filme Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, no Batalha. A programação completa pode ser consultada na página do festival.

  • São Bento

A vista panorâmica para a cidade e a luz natural que chega dos janelões em cada canto, capta a atenção de qualquer um que entre na Sala de Prova, localizada no topo da Torre do Time Out Market Porto. Mas há muito mais do que a paisagem. O vinho, seleccionado pelo enólogo Bento Amaral, é o grande protagonista e os pratos idealizados pelo chef Luís Américo tornam o espaço digno de uma visita – seja local ou turista. Neste Outono/Inverno, a Sala de Prova tem também novos pratos, com o foco nos ingredientes locais e em proporcionar uma experiência mais leve, divertida e de interacção com o cliente.

Sábado

  • Coisas para fazer
  • Vila Nova de Gaia

No World of Wine, em Vila Nova de Gaia, o Natal vai ser celebrado com tudo a que tem direito nesta época: uma árvore de Natal com 13 metros, um carrossel, uma casa do Pai Natal, jantares temáticos, espectáculos e mercados. As festividades no quarteirão cultural arrancam este sábado, dia 23 de Novembro, com a iluminação da árvore de Natal, às 18.30. Para assinalar este momento tão esperado, há ainda espectáculos infantis e juvenis de dança e coro, bem como chocolate e vinho quente, indispensáveis nesta altura do ano. 

  • Coisas para fazer
  • Matosinhos

Objectos do quotidiano, transformados em peças intemporais. A MOR Design arrancou pelas mãos do designer de produto e director criativo Pedro Sottomayor, há cinco anos, em Lisboa. Depois de se aventurar pelo estrangeiro, em Paris e em Kortrijk, na Bélgica, chegou a altura de trazer as peças A1 acima, até à terra natal do designer. As cerca de duas dezenas de peças podem ser admiradas até dia 30 de Novembro, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, e adquiridas em quatro localizações diferentes. 

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Grande Porto

Não há duas sem três. Mesmo a tempo do Natal, o Zoo Santo Inácio recebe a terceira edição de Luzes Selvagens. Esta experiência imersiva promete iluminar as noites do maior zoo do norte do país, com mais de 600 figuras de animais e plantas “que transformam o espaço numa verdadeira aventura luminosa”. O percurso deste ano cresceu em extensão e contará agora com “cenários ampliados e atracções interactivas, como baloiços e balancés iluminados”. Miúdos e graúdos vão poder explorar a Casa dos Animais Nocturnos, cujos residentes são morcegos e aranhas; e o Mundo Tropical, habitado por araras, anacondas e faisões.

Domingo

  • Coisas para fazer
  • Porto

No próximo dia 21 de Novembro, Devendra Banhart inaugura a sua primeira exposição em Portugal. Chama-se “Offering Cloud of Scattered Genitalia”, está patente até dia 18 de Maio na Galeria Contemporânea do Museu de Serralves e inclui um acervo de desenhos, aguarelas e poemas desenvolvidos pelo artista americano-venezuelano ao longo do último quarto de século. Do percurso visual do músico, que antes de se firmar nesse campo estudou no San Francisco Institute of Arts, destacam-se exposições em galerias prestigiadas como o MoMA (Nova Iorque), a Fondazione Nicola del Roscio (Roma) e o Palácio de Belas Artes de Bruxelas. 

  • Galerias

O cantinho de Mila Araújo, no número 21 da Rua do Almada, tem muitas e boas novidades. O espaço cresceu e há agora uma sala ampla nas traseiras com mais espaço. Mas há mais: a carta foi renovada de forma a poder acomodar os sabores da estação. Os cheesecakes ao estilo nova-iorquino vão mudando todos os fins-de-semana. Na sua variação basca, há vários sabores para provar, como o cheesecake basco original, o de pistáchio, o de chocolate belga, o de abóbora com queijo mascarpone ou o de favas de baunilha. E depois há todos os outros, igualmente deliciosos, como o cheesecake de Raffaello, o de triplo chocolate, o com cobertura de lemon curd, o de frutos vermelhos, o com doce de leite, o de caramelo salgado ou o de Ferrero Rocher.

Publicidade
  • Santa Catarina

No início do século XX, August Strindberg punha em cena O Pelicano, uma história sobre uma família burguesa em que, depois de o pai morrer, o equilíbrio entre a viúva, Elise, e os dois filhos, Fredrik e Gerda, parece ter-se perdido. Ao mesmo tempo, mentiras começam a vir ao de cima e acabam por consumir os membros da família. Esta versão é assinada por Nuno Cardoso e apresentada entre 21 de Novembro e 8 de Dezembro no Teatro Nacional São João. 

Mais coisas para fazer no Porto

  • Coisas para fazer

Já diz o ditado: mais vale só do que mal acompanhado. De facto, às vezes não há como uma tarde, ou mesmo um dia inteiro, sem ninguém por perto. É para esses dias que esta lista das melhores coisas para fazer sozinho no Porto dá jeito. E acredite: com tanta coisa para ocupar o tempo e a mente, não vai sentir falta de companhia nenhuma. Calçar as sapatilhas e tratar da saúde com uma boa caminhada, entregar-se aos mistérios dos livros sobre uma bonita paisagem, visitar uma galeria com novas exposições ou encher o papo num restaurante. Estas são algumas das ideias. Mas há mais. 

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

  • Coisas para fazer

Somos absolutamente apaixonados por esta cidade. Pelas suas ruas estreitas e casas coloridas, pelos miradouros com vistas de cortar a respiração, pelas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, pelos jardins e museus, e pelos restaurantes com comida tradicional ou do mundo. A Invicta é uma caixinha de surpresas, mas estas nem sempre se revelam ao primeiro olhar. É preciso descobri-las. Para que nada lhe escape, aqui tem uma lista com 45 coisas incríveis para fazer no Porto. Leia-a com atenção e partilhe-a com quem mais gosta.

Fez alguma coisa desta lista que tenha adorado? Pode partilhá-la no hashtag #TimeOutDoList e taggar @TimeOutEverywhere. Sabe como é que a Time Out selecciona as melhores coisas para fazer no mundo inteiro? Espreite aqui.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições

A oferta cultural portuense é vasta, apesar de, por vezes, escapar ao radar dos mais distraídos. Não nos faltam livrarias, nem galerias de arte, e quanto as museus também estamos bem servidos, já que a quantidade e a qualidade falam por si só. Estão espalhados por todos os cantos da Invicta, para todos os gostos e épocas – da escultura à imprensa, e do futebol à pintura –, pelo que visitá-los devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana. Siga este roteiro com alguns dos melhores museus no Porto.

Recomendado: Dez novos museus para visitar no distrito do Porto

  • Museus

Levar os miúdos a um museu pode ser mais difícil do que obrigá-los a comer a sopa. Mas não a todos. Nos melhores museus para crianças no Porto há História e arte contemporânea, máquinas e carros antigos, brincadeiras e experiências para sujar as mãos e desafiar a imaginação dentro e fora de portas. São muitas as actividades e atracções feitas a pensar nos mais pequenos e esta lista pode ser um bom ponto de partida para organizar um programa diferente em família. Passe os olhos por aqui, porque com estas recomendações o difícil vai ser tirá-los de lá.

Recomendado: Os melhores museus no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade