Orquídeas
Sophie Rose Ferruzza / Unsplash
Sophie Rose Ferruzza / Unsplash

As melhores coisas para fazer no Porto este fim-de-semana

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana de 4 a 6 de Abril.

Publicidade

Por entre as ruas estreitas e as casas coloridas, nos miradouros com vistas de cortar a respiração, nas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, nas lojas para todos os gostos e carteiras, nos jardins e museus, ou nos restaurantes com comida tradicional ou do mundo – junto ao mar, à beira-rio ou no coração da Invicta –, há sempre muito para ver, fazer, comprar e provar no Porto, uma cidade ecléctica que consegue sempre surpreender. Nesta lista reunimos nove sugestões para que possa aproveitar os dias mais esperados da semana da melhor forma.

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto em Abril 

Sexta-feira

  • Coisas para fazer
  • Matosinhos

Há livros que nos fazem viajar. Que nos transportam para outros países, culturas, realidades ou dimensões. São eles os protagonistas de mais uma edição do LeV – Literatura em Viagem. O festival literário de Matosinhos, que este ano acontece entre os dias 5 e 13 de Abril, apresenta-se como o maior de sempre e vem acompanhado de uma programação alargada, que vai contar com autores nacionais e internacionais bem conhecidos, numa viagem entre diversos temas da actualidade. A Biblioteca Municipal Florbela Espanca e a Galeria Municipal servirão de palco aos nove dias do festival que, este ano, abrange dois fins-de-semana e além das conversas e debates abertos ao público e de acesso gratuito, conta também com vários lançamentos de livros, horas do conto, oficinas criativas e oficinas de performance poética.

+ À boleia dos livros. O LeV – Literatura em Viagem está de regresso a Matosinhos

  • Música
  • Baixa

A Primavera chegou e com ela está de volta um novo ciclo de concertos imersivos na Igreja dos Clérigos, que vai encher um dos mais emblemáticos monumentos do Porto de cor e sons da estação. O “Clérigos Immersive Concert: Spiritus Vitae – Sons de Primavera” traz oito concertos ao vivo, de 3 a 25 de Abril, e vai permitir embarcar numa viagem multissensorial, com músicas como "Arabesque", de C. Debussy, "Rejoice Greatly", de G. F. Haendel, "Alleluia", de W. A. Mozart, e outras músicas de artistas como Hans Zimmer e Bach. Os concertos vão realizar-se nos dias 3, 4, 8, 9, 17, 18, 24 e 25 de Abril, às 21.30, e vão estar a cargo da soprano Fabiana Magalhães, acompanhada por Rogério Monteiro no violino, Rui Soares no órgão de tubos da Igreja e Manuel Azevedo no trompete. 

+ O espírito da Primavera celebra-se na Igreja dos Clérigos com oito concertos imersivos

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Porto

Já estava ansioso pela Primavera, as flores e os dias maiores? No primeiro fim-de-semana de Abril, a Fundação Cupertino de Miranda, na Avenida da Boavista, vai receber a estação a rigor, com a 14ª edição da Exposição / Venda Internacional de Orquídeas do Porto. A exposição conta com 14 stands internacionais e 11 nacionais.

+ Porto vai receber a maior exposição de orquídeas da Península Ibérica

Sábado

  • Santa Catarina

O espectáculo tem encenação de Nuno Cardoso, que se lança pela sexta vez pelo território dramático de William Shakespeare. A história de Hamlet, príncipe-herdeiro da Dinamarca, é, depois da Bíblia, a obra que mais literatura gerou. E é esta obra-prima, sobre poder, vingança e os limites da moralidade, que está em cena até 27 de Abril, no Teatro Nacional São João. 

+ As melhores peças de teatro para ver esta semana

  • Coisas para fazer
  • Convenções e eventos para consumidores
  • Leça da Palmeira

O grande fórum de beleza ibérico está de volta e reúne todas as novidades do sector, este ano "com a missão de democratizar ou simplificar o conceito de beleza". A 28.ª edição da Expocosmética acontece entre 5 e 7 de Abril na Exponor - Feira Internacional do Porto, com o tema "It's just beauty", que desafia expositores e visitantes a optarem por uma visão inclusiva e acessível do conceito de beleza, com os olhos postos na sustentabilidade económica e ambiental. A programação conta com a apresentação de novas colecções, workshops, demonstrações e reflexões sobre os temas mais prementes da área.

Domingo

  • Coisas para fazer
  • Porto

O Bioblitz é o evento favorito de todas as crianças apaixonadas pela biodiversidade e está de regresso a Serralves, entre os dias 31 de Março e 6 de Abril (o último fim-de-semana será mais dedicado às famílias). O evento é organizado pela Fundação de Serralves, em colaboração com a Lipor, e já vai na 11.ª edição que junta ciência, arte e natureza, com o objectivo de dar a conhecer a fauna e a flora do Parque de Serralves, através de oficinas, saídas de campo, visitas temáticas e espectáculos, para famílias e crianças. 

+ Os melhores parques e jardins no Porto

  • Arte
  • Porto

Entre 29 de Março e 15 de Junho, a Galeria Municipal do Porto vai ter três exposições no seu espaço nos Jardins do Palácio de Cristal, com obras dos artistas Pauline Curnier Jardin, Mónica de Miranda e Francisco Pedro Oliveira. Com curadoria de João Laia, o piso zero irá acolher “Escarlate Profundo, Rubi Gritante – The Freestanding Joys”, um projecto da artista francesa Pauline Curnier Jardin, centrado no papel das mulheres e de grupos marginalizados no universo europeu do entretenimento. Já no Piso 1, com curadoria de João Laia e Nuno Crespo, estará patente “Profundidade de Campo”, da cineasta, investigadora e artista portuguesa de origem angolana Mónica de Miranda, que representou Portugal na 60.ª Bienal de Veneza, no ano passado. Já o Piso -1 irá acolher “Forma Primeira”, um projecto expositivo de Francisco Pedro Oliveira, com curadoria de Isabeli Santiago. As três exposições podem ser visitadas, de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00.

Publicidade
  • Porto

No Maison Albar - Le Monumental Palace, localizado na Avenida dos Aliados, vive um recanto que permite viajar até aos loucos anos 20, através das bebidas e do ambiente que recria o espírito dos primeiros speakeasies, os bares escondidos que surgiram com a Lei Seca, nos EUA, e onde se bebia e dançava secretamente. Da música à arquitectura, passando pela emancipação feminina e pelo mistério destes clubes secretos e privados, a carta de cocktails é focada no espírito irreverente da época e há ainda deliciosos petiscos preparados pelo chef Julien Montbabut, chef executivo do hotel e do restaurante Le Monument, distinguido com uma estrela Michelin desde 2022. 

+ Os loucos anos 20 vivem-se no Bar Américain e há cocktails irreverentes para provar

Mais coisas para fazer no Porto

  • Coisas para fazer

Já diz o ditado: mais vale só do que mal acompanhado. De facto, às vezes não há como uma tarde, ou mesmo um dia inteiro, sem ninguém por perto. É para esses dias que esta lista das melhores coisas para fazer sozinho no Porto dá jeito. E acredite: com tanta coisa para ocupar o tempo e a mente, não vai sentir falta de companhia nenhuma. Calçar as sapatilhas e tratar da saúde com uma boa caminhada, entregar-se aos mistérios dos livros sobre uma bonita paisagem, visitar uma galeria com novas exposições ou encher o papo num restaurante. Estas são algumas das ideias. Mas há mais. 

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

  • Coisas para fazer

Somos absolutamente apaixonados por esta cidade. Pelas suas ruas estreitas e casas coloridas, pelos miradouros com vistas de cortar a respiração, pelas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, pelos jardins e museus, e pelos restaurantes com comida tradicional ou do mundo. A Invicta é uma caixinha de surpresas, mas estas nem sempre se revelam ao primeiro olhar. É preciso descobri-las. Para que nada lhe escape, aqui tem uma lista com 45 coisas incríveis para fazer no Porto. Leia-a com atenção e partilhe-a com quem mais gosta.

Fez alguma coisa desta lista que tenha adorado? Pode partilhá-la no hashtag #TimeOutDoList e taggar @TimeOutEverywhere. Sabe como é que a Time Out selecciona as melhores coisas para fazer no mundo inteiro? Espreite aqui.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições

A oferta cultural portuense é vasta, apesar de, por vezes, escapar ao radar dos mais distraídos. Não nos faltam livrarias, nem galerias de arte, e quanto as museus também estamos bem servidos, já que a quantidade e a qualidade falam por si só. Estão espalhados por todos os cantos da Invicta, para todos os gostos e épocas – da escultura à imprensa, e do futebol à pintura –, pelo que visitá-los devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana. Siga este roteiro com alguns dos melhores museus no Porto.

Recomendado: Dez novos museus para visitar no distrito do Porto

  • Museus

Levar os miúdos a um museu pode ser mais difícil do que obrigá-los a comer a sopa. Mas não a todos. Nos melhores museus para crianças no Porto há História e arte contemporânea, máquinas e carros antigos, brincadeiras e experiências para sujar as mãos e desafiar a imaginação dentro e fora de portas. São muitas as actividades e atracções feitas a pensar nos mais pequenos e esta lista pode ser um bom ponto de partida para organizar um programa diferente em família. Passe os olhos por aqui, porque com estas recomendações o difícil vai ser tirá-los de lá.

Recomendado: Os melhores museus no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade