Castanhas assadas
©Meruyert Gonullu/PexelsCastanhas assadas
©Meruyert Gonullu/Pexels

Quentes e boas. Saiba onde encontrar castanhas assadas no Porto

O cheirinho a castanhas assadas espalha-se pelas ruas da cidade. Com ajuda desta lista, saiba onde as encontrar.

Ana Catarina Peixoto
Publicidade

Não há como enganar: o aroma a castanhas assadas já está espalhado por cada canto da cidade e se, mesmo assim, não der por elas, o famoso pregão que ecoa pelas ruas não deixa dúvidas. Querem-se (e prometem-se) quentes e boas e aquecem a alma nos dias mais frios e chuvosos que se esperam. Acabadinhas de sair dos assadores a carvão, há vários sítios do Porto onde as pode encontrar — durante vários dias ou nos eventos de São Martinho que vão ocupar a agenda de Novembro. Como não queremos que lhe falte nada, deixamos-lhe esta lista com quatro sítios para comer castanhas assadas no Porto. Aproveite e explore os melhores refúgios para este Outono no Porto para aproveitar a época da melhor forma. Não tem que agradecer. 

Recomendado: As melhores esplanadas de Inverno no Porto

Quentes e boas. Saiba onde encontrar castanhas assadas no Porto

Venda ambulante

São, para muitos, as melhores castanhas assadas que andam por aí. Acabadinhas de sair dos assadores a carvão distribuídos pelas ruas, pode encontrar a iguaria da época em vários cantos da cidade e, normalmente, vendem-se à dúzia ou à meia dúzia. A lista de locais ainda é longa, mas deixamos-lhe alguns dos principais pontos de venda. Ao longo da Rua de Santa Catarina, por exemplo, há vários vendedores de castanhas que atraem tanto locais como turistas, bem como na Trindade (em frente à estação de metro) ou no Cais da Ribeira, com o rio como pano de fundo. Também pode encontrar venda ambulante de castanhas na Boavista, junto à Casa da Música e na rotunda, ou na zona da Foz, perto da Praça do Império e do Passeio Alegre, bem como junto ao Castelo do Queijo. Na Torre dos Clérigos há um e junto à Igreja, no lado oposto, há outro vendedor. Como vê, castanhas quentinhas não faltam por aí.

  • Coisas para fazer
  • São Bento

Siga o cheirinho da castanha assada e encontre-as quentes e boas no Time Out Market Porto. Nos dias 9 e 10 de Novembro, fim-de-semana de São Martinho, o mercado tem ainda mais para oferecer e promete aquecer a alma de quem o visita. Por cada compra superior a 10 euros, em qualquer espaço do mercado, a partir das 12h, recebe uma senha para levantar um cartucho de castanhas junto ao assador tradicional que vai estar na praça exterior do mercado. Aproveite, que a oferta é limitada ao stock existente.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Baixa

Comer castanhas assadas com uma vista que é um autêntico postal do Porto, parece-lhe bem? No Guindalense Futebol Clube, bem encaixado no coração da Sé, entre a Ponte D. Luís, as escadas dos Guindais e a Muralha Fernandina, há um magusto comunitário marcado para sexta-feira, dia 9 de Novembro, a partir das 15.00. Há castanhas assadas e papas de sarrabulho e o evento conta com música ao vivo, com actuações de Paulo Costa e Carlos Veloso. 

  • Coisas para fazer
  • Campo Alegre

No final do dia de trabalho, o Mercado Bom Sucesso é um dos locais de excelência para beber um copo de vinho e comer um bom queijo ou presunto. A juntar-se a isto, o Outono também é celebrado com pompa e circunstância com uma festa no dia 11 de Novembro, dia de São Martinho. Há concertos de música tradicional no palco central e, claro, um assador típico de castanhas à entrada do mercado, para que não lhe falte nada. A entrada é gratuita.

Mais ideias para se aquecer neste Inverno

  • Coisas para fazer

Chuva, vento e frio são o trio que mais convida a ficar dentro de portas. Mas temos boas razões, por toda a cidade, que o convidam a abandonar o conforto do lar. A pensar nisso, fizemos-lhe uma lista com os melhores refúgios para este Outono no Porto, onde vai querer passar longas horas, sozinho ou acompanhado. Por aqui vai encontrar cafés com esplanadas interiores e sofás confortáveis onde pode sentar-se a ler um livro, acompanhado de um chá ou de um irish coffee. Também há restaurantes com pratos que aquecem o corpo e a alma, sítios para fazer compras e até ouvir boa música. Caso prefira fazer outras actividades, pode escolher dar umas braçadas numa das piscinas interiores do Porto ou visitar as exposições que não pode mesmo perder na cidade. Pegue nesta lista e faça-se ao caminho.

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto com chuva

O Inverno não tem de ser uma dor de cabeça e a verdade é que há poucas coisas tão românticas na vida como uma tarde de domingo, enrolado numa manta no sofá, a partilhar uma chávena de chá com a sua cara-metade. 

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade