chá e scones
© John Tecuceanu/Unsplash
© John Tecuceanu/Unsplash

Já são cinco? Os melhores sítios onde beber chá no Porto (e arredores)

Apetece-lhe uma bebida quentinha para fazer frente ao frio? Aqui tem uma lista com cinco sítios para beber chá no Porto e arredores.

Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

O frio não tem de ser uma dor de cabeça e a verdade é que há poucas coisas tão românticas na vida como uma tarde de domingo, enrolado numa manta no sofá, a partilhar uma chávena de chá com a sua cara-metade. Mas, além de romântica, a estação fria também pode ser animada, à volta de um bule, por exemplo, num sítio da moda com os seus amigos de sempre. Vai daí, aqui tem cinco sítios para beber chá no Porto e arredores. Chá verde dos Açores, chá branco, chá preto ou chás mais arrojados, com diferentes sabores, temos de tudo por cá. E alguns deles até trazem bolos e scones a acompanhar. Bem bom.

Recomendado: Os melhores sítios para beber chocolate quente no Porto

Cinco sítios para beber chá no Porto

  • Hotéis
  • Porto

O recém-inaugurado e remodelado The Lince Santa Clara Historic Hotel, em Vila do Conde, quis glamourizar o momento eternizado em Inglaterra por Catarina de Bragança e criou o Chá da Abadessa. Servido no Abadessa Concept Bar, que ocupa a zona interior dos claustros do antigo mosteiro, uma selecção de chás da marca Chá Camélia fazem as honras. A estes juntam-se scones frescos, manteiga, compotas artesanais, geleia e mel. O menu inclui ainda mini sanduíches variadas, uma fatia de bolo do dia e um sortido de pastelaria fina, onde a doçaria conventual, ligada ao antigo Mosteiro de Santa Clara, ganha especial destaque. O Chá da Abadessa tem um custo de 25€ para duas pessoas e é servido todos os dias entre as 16.00 e as 18.00.

  • Global
  • Foz

É complicado não ficar de boca aberta assim que se entra no Chá Clube. O espaço, com quase 40 anos de existência – e, provavelmente, uma das mais antigas casas de chá da cidade –, parece um cenário retirado de um filme de época, onde as senhoras bem-postas da sociedade de inícios do século XX tomavam o seu chá das cinco com as amigas (também ricas, obviamente). As luzes baixas, os candeeiros sobre as mesas, as toalhas de linho, as paredes forradas a madeira mogno e os chás, servidos em bules de prata ou porcelana à temperatura certa, e acompanhados de scones quentinhos, criam o resto da atmosfera. É uma daquelas experiências que se deve ter pelo menos uma vez na vida (ou várias). 

Publicidade
  • Salas de chá
  • Cedofeita

Este espaço dois-em-um — é loja e casa de chá — é também o refúgio perfeito para fugir da confusão da cidade. Aqui pode comprar ou provar mais de 300 variedades de chá, oriundas do Japão, da Tailândia, da Índia e de outros cantos do mundo, e acompanhá-las com bolos caseiros. Se tiver dúvidas na hora de escolher, recomendamos o chá preto com especiarias, ideal para os dias frios. Nos dias mais quentes, aproveite o mítico jardim das traseiras, ideal para passar a tarde toda com os amigos a beber chá e a comer bolos. Antes de sair, leve uma lembrança: para venda têm muita parafernália relacionada com o tema, como bules e ilustrações.

  • Cafés/bares
  • Baixa

A premissa deste espaço localizado na Praça da República é simples: café, chá, bolos caseiros, vinhos e tostas. Sinónimos de aconchego, do corpo e da alma. Nos dias mais chuvosos e friorentos, sozinho ou acompanhado, o Buuh é um dos sítios mais confortáveis da cidade para aproveitar a manhã ou a tarde, a trabalhar ou à conversa. Uma dica: prove o bolo de cenoura, não se vai arrepender. 

Publicidade
  • Salas de chá
  • Foz
  • preço 1 de 4

Há sítios com muita pinta no Porto e nem todos são na Baixa. Veja-se o The Bird, uma casa de chá na Foz, o sítio ideal para se aquecer nos dias frios e cinzentos desta estação. Há gaiolas penduradas no tecto, mesas redondas com toalhas de vários padrões e uma esplanada apetitosa o suficiente para não querer sair de lá. Há menus de almoço, um bolo de chocolate que é o ex-líbris da casa e um brunch que pode ser devorado a qualquer hora. Quanto aos chás, o chá verde dos Açores, o chá branco com aroma a nozes e castanhas, o chá de matcha ou o chá preto feito da primeira folha são algumas das opções que o The Bird tem ou já teve disponíveis. Passe por lá e peça o menu para ficar a par de tudo.

Outros sítios para se aquecer

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade