Say Cheesecake & Co
Eduardo MartinsSay Cheesecake & Co
Eduardo Martins

As melhores esplanadas de Inverno no Porto

Lá porque está frio e chuva não precisa de ficar trancado em casa. Conheça as melhores esplanadas de Inverno no Porto.

Publicidade

O frio e a chuva conseguem demover muito boa gente de pôr o nariz fora de portas, mas no Porto não faltam boas esplanadas onde respirar ar puro sem ficar a tremer como varas verdes ou encharcado pela chuva. Em pátios resguardados, com tectos e paredes envidraçadas, no coração da cidade ou à beira-mar, temos aqui uma colecção supimpa onde aproveitar o seu tempo livre nos meses mais frios do ano. São boas opções para almoçar em família ou jantar a dois, para tomar um chá, beber um café ou aproveitar um cocktail, comer um bolo e, sobretudo, conviver com aqueles que lhe são mais queridos. Pegue nesta lista e sente-se à mesa das melhores esplanadas de Inverno no Porto.

Recomendado: Os cafés que tem mesmo de conhecer no Porto

As melhores esplanadas de Inverno no Porto

  • Restaurantes
  • Vila Nova de Gaia
  • preço 1 de 4

A Esplanada do Jardim do Morro, esse lugar sobranceiro sobre o rio e sobre o casario do Porto, sacudiu a poeira e, este Verão, reabriu renovado, com uma nova decoração e novas cartas de bar e de petiscos. Para matar a sede, além dos clássicos, tem agora cocktails como o Whisky Sour Romã, o Ocean Spritz ou o Ocean Negroni, para apreciar a qualquer hora do dia. Uma dica: apareça por lá para admirar o pôr-do-sol, vai ver que não se arrepende. A oferta estende-se ainda pelos Portos e vinhos de mesa, sumos naturais e bebidas de café. E para petiscar, resguardados do frio e do vento, enquanto se admira a paisagem, pode pedir cestinhos de batatas bravas, ovos rotos com alheira e bacon, laminados de salmão com lima e funcho ou as muito consensuais tábuas de queijos, de enchidos ou mistas.

  • Italiano
  • Foz
  • preço 2 de 4

O Portarossa de Vasco Mourão, empresário do grupo Cafeína, que detém outros espaços na Foz como o Terra, a Casa Vasco e o Al Mare, tem também este Portarossa, um dos melhores italianos da cidade, que parece feito para agradar a gregos e troianos. Um dos críticos da Time Out descreveu-o, certa vez, como o espaço “perfeito”. “Temos esplanada exterior com uns excelentes aquecedores para os dias de frio, temos espaço para fumadores numa espécie de jardim de Inverno, temos uma sala principal sem pretensiosismos, mas de muito bom gosto e muito bem frequentada, e temos um óptimo espaço para famílias e criançada aos fins-de-semana. Tudo no mesmo restaurante”. Se procura um abrigo a dois ou onde enfiar a prole ao domingo enquanto chuvisca lá fora, aqui tem. E o melhor de tudo é que a comida consegue ser ainda mais reconfortante: das pizzas às pastas e às sobremesas gulosas.

Publicidade
  • Galerias

Os cheesecakes de vários sabores são as estrelas da companhia e as meninas dos olhos de Mila Araújo, a dona e proprietária deste cantinho bem no coração do Porto, que acabou de crescer em tamanho para acomodar as filas de clientes que todos os dias se formam à sua porta. Além dos cheesecakes, há muitas outras coisas para provar, como as sanduíches de pastrami, os bagels de salmão fumado, as panquecas com doce de leite, as rabanadas brioche, as tostas com pão de fermentação natural e, ao fim-de-semana, apetitosos brunches. Tudo para ser devorado num dos mais conhecidos e aconchegantes pátios da rua do Almada, onde a esplanada nas traseiras é coberta, há poltronas estofadas, plantas suspensas e um gira-discos a tocar vinis em dias mais especiais.

  • Santa Catarina

Em plena rua de Santa Catarina, uma das mais movimentadas da cidade, existe um espaço luminoso e confortável, que apela à calma e a hábitos mais saudáveis. Adepto de uma agricultura sustentável, que respeita a natureza e aposta em ingredientes orgânicos sempre que possível, o Honest Greens recebe os portuenses com pratos para partilhar. Desta feita, leve companhia e sente-se no pátio, ao fundo, com um telhado envidraçado que deixa a luz do sol entrar. Tem vegetação frondosa, vasos pendurados nas paredes, sofás com almofadas confortáveis e candeeiros suspensos em barro ou juta.

Publicidade
  • Cafés
  • Galerias

A esplanada interior do Do Norte, na rua do Almada, é a própria definição de aconchego. As mesas baixas são de madeira, os assentos estão forrados com mantas e almofadas fofas, ao redor das paredes de pedra há vegetação frondosa e muitos vasos, e sob o tecto envidraçado pende uma grinalda com luzinhas. Uma série de outros elementos compõem o espaço, dando-lhe um cariz muito orgânico, como os regadores antigos, os baús com livros amarelados pelo tempo e as muitas pinhas que, provavelmente, servirão de combustão à salamandra que também existe no espaço. Quanto à carta, tem muito por onde optar (tudo altamente instagramável). Há tostas, panquecas, ovos cozinhados das mais diversas formas, muitos sumos e bebidas de cafetaria. Para quem não quiser perder tempo a escolher, há brunches já com tudo organizadinho.

  • Restaurantes
  • Foz

A esplanada envidraçada e protegida da nortada; a vista para o mar, bonita mesmo em dias de neblina; a decoração simples e aconchegante; e a comida que aterra nas mesas vão tornar a missão de abandonar este lugar, mesmo em cima da praia, muito, muito difícil. Enquanto vai, não vai, e não se decide a arredar pé, vá pedindo cocktails, pizzas, pratos de marisco, carpaccios e bowls para se ir entretendo.

Publicidade
  • Cafés/bares
  • Porto

O Praia da Luz é um espaço 3 em 1 que funciona como esplanada, cafetaria e restaurante. Nos dois primeiros espaços pode pedir desde croquetes de alheira a pimentos Pádron, passando pelas pataniscas de bacalhau, pelo guacamole com pico de gallo e chips de tortilha ou tártaros de atum com sésamo tostado. Já no restaurante comem-se pratos mais compostos, como caldeiradas de tamboril e marisco ou postas de novilho na brasa. Para beber, onde quer que esteja, há vinhos, espumantes, champanhes e muitos cocktails, além de uma vista inesquecível para um revoltoso e nostálgico mar de Inverno.

  • Petiscos
  • Foz

Todos querem um lugar na esplanada da Casa de Pasto da Palmeira. Tem vista para o rio, vista para o eléctrico que passa ali à porta, uns aquecedores que tornam os dias de Inverno mais agradáveis e uma carta que dá vontade de pedir de uma ponta à outra. A começar nas tábuas de queijos e enchidos e a terminar nos queques de alheira, passando pelos éclairs de queijo de cabra, pelas croquetas de rabo de boi ou pelos mexilhões com molho de vinho verde e coentros. Para beber, há cocktails com fartura e várias opções de vinho a copo para brindar aos dias frios que se aproximam.

Publicidade
  • Cedofeita

Selina Porto e o Lazy Breakfast Club já são vizinhos de longa data — os espaços ficam em lados opostos da mesma rua — e durante os confinamentos, quando ambos se viram obrigados a reduzir serviços, surgiu a ideia de criar uma colaboração. Passado alguns meses de negociação nasceu o Easy, um restaurante que se instalou na unidade hoteleira, que conta com um espaço interior e outro exterior no meio de um jardim. O espaço conta com uma carta extensa cheia de pratos para pequeno-almoço, brunch, petiscos e cocktails.

  • Cafeteria
  • Clérigos
  • preço 2 de 4

Com uma esplanada interior coberta, boa para os dias chuvosos, e uma ementa saudável, onde aparecem panquecas e papas de aveia, este é o sítio onde se quer estar. No menu há ainda pudins de chia, taças de pitaia, tostas, ovos mexidos e muitas sobremesas vegan, sem glúten ou adição de açúcares. Para beber, apostam em bebidas preparadas com café de especialidade, um blend da casa feito com 70% de café arábica e 30% de café robusta. 

Publicidade
  • Cafés
  • Baixa
  • preço 1 de 4

Neste espaço, além de beber café de especialidade, também o pode comprar para levar para casa. Nas traseiras há uma esplanada resguardada e uma sala com janelas que vão do chão até ao tecto, onde pode sentir o sol e continuar refugiado do frio e da chuva que se fazem sentir lá fora. 

  • Salas de chá
  • Foz
  • preço 1 de 4

Uma chávena de chá é sempre bem-vinda, principalmente se se fizer acompanhar de scones acabados de fazer ou de uma fatia de bolo. No The Bird pode devorar tudo isto na esplanada, mesmo no Inverno: há mantas (e velas) para manter o ambiente quente.

Publicidade
  • Fusão
  • Foz
  • preço 2 de 4

A esplanada deste restaurante na Foz não é requisitada apenas nos dias quentes. No Inverno, os aquecedores fazem o seu papel e são muitos os argumentos para ali petiscar ao ar livre. O tataki de salmão, o ceviche de corvina e o bbq burger são boas opções.

  • Steakhouse
  • Flores
  • preço 3 de 4

O Largo de São Domingos é um bom sítio para ver e ser visto e isso consegue-se com mais facilidade se estiver na esplanada. Sim, há aquecedores para batalhar contra o frio, mas isso também se resolve com um salpicão de caça, uns croquetes cremosos de cecina ou presunto, umas mãozinhas de porco com gambas ou umas gambas com caviar de ouriços do mar, verduras salteadas e ovo.

Publicidade
  • Foz

Fazer uma refeição à beira-mar torna-a logo bem mais saborosa. E na Tavi, a vista da esplanada coberta para as praias da Foz é inigualável. Há vários tipos de pão e iogurtes para começar o dia, saladas e sumos naturais para almoços leves e crepes para animar tardes mais frias.

Mais ideias para se aquecer neste Inverno

  • Coisas para fazer

Chuva, vento e frio são o trio que mais convida a ficar dentro de portas. Mas temos boas razões, por toda a cidade, que o convidam a abandonar o conforto do lar. A pensar nisso, fizemos-lhe uma lista com os melhores refúgios para este Outono no Porto, onde vai querer passar longas horas, sozinho ou acompanhado. Por aqui vai encontrar cafés com esplanadas interiores e sofás confortáveis onde pode sentar-se a ler um livro, acompanhado de um chá ou de um irish coffee. Também há restaurantes com pratos que aquecem o corpo e a alma, sítios para fazer compras e até ouvir boa música. Caso prefira fazer outras actividades, pode escolher dar umas braçadas numa das piscinas interiores do Porto ou visitar as exposições que não pode mesmo perder na cidade. Pegue nesta lista e faça-se ao caminho.

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto com chuva

O Inverno não tem de ser uma dor de cabeça e a verdade é que há poucas coisas tão românticas na vida como uma tarde de domingo, enrolado numa manta no sofá, a partilhar uma chávena de chá com a sua cara-metade. 

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade