"The Triumph of Death", Bruegel (1562)
©DR"The Triumph of Death", Bruegel (1562)
©DR

Três livros sobre outras pandemias

A realidade que vivemos podia ser bem pior. Aqui tem três livros sobre outras pandemias

Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Duas obras são de ficção, é certo, e catapultaram os seus autores rumo ao estrelato na cena literária mundial (cada um recebeu o Prémio Nobel da Literatura); mas uma delas é um retrato fiel do último surto de peste negra em Inglaterra, durante o século XVII. Aqui tem três livros sobre outras pandemias, que não a Covid-19, para ler durante esta quarentena. De tão trágicas, pode ser que estas publicações o ajudem a pôr as coisas em perspectiva e a perceber que, afinal, não estamos assim tão mal e que podia ser bem pior. Fique em casa a ler. Proteja-se. A si e aos outros. 

Recomendado: O que ler durante a quarentena?

Três livros sobre outras pandemias

1. A Peste - Albert Camus

Esta obra que consagrou o escritor franco-argelino, vencedor do Prémio Nobel da Literatura, começa com uma desvalorização, como acontece com quase todas as pandemias ou catástrofes iminentes. Numa manhã nos anos 40, na cidade de Orão, na Argélia, Bernard Rieux sai do consultório e tropeça num rato morto. Afasta-o, sem lhe dar muita atenção. Nos dias seguintes, centenas de ratos morrem por toda a cidade. A população em quarentena, afectada pelas pulgas destes animais, é acometida por inchaços nos gânglios linfáticos, febre alta e loucura. Mas também por grandes actos de compaixão. Uma obra publicada no final da II Guerra Mundial, que se revela uma alegoria à ocupação de Paris pelo regime nazi.

2. Um Diário do Ano da Peste - Daniel Dafoe

Só em Londres, em 1665, durante o último grande surto de peste bubónica em Inglaterra, morreram cerca de 70 mil pessoas. Daniel Defoe, conhecido pelo seu mais famoso livro Robinson Crusoé, testemunhou o acontecimento, na altura com cinco anos. A obra, onde o rigor descritivo é apontado como uma das mais importantes características, revela uma cidade superpovoada – especialmente nas zonas mais pobres, onde não existia qualquer tipo de saneamento básico –, com as condições ideais para a disseminação de uma doença. Pelo retrato fiel dos acontecimentos, pensa-se que o livro terá sido baseado nos diários de Henry Foe, tio do autor.

Publicidade

3. Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago

Dono de uma narrativa portentosa e de uma escrita inconfundível, este romance do Prémio Nobel português é um relato da condição humana, um reflexo do que ela tem de melhor e pior perante o caos. Saramago transpõe para este livro a ilimitada capacidade de amar do ser humano, mas também o seu estado mais obscuro e selvagem perante a fome, o medo e a doença. Um livro que espelha o sofrimento das personagens, contaminadas por uma cegueira que se alastra a todos como uma epidemia.

Ler mais

  • Coisas para fazer
Agora que a propagação da Covid-19 exige que as pessoas evitem sair à rua e a grande maioria dos eventos estão cancelados, há que pensar em programas dentro de portas. Se gosta de temas que envolvam o meio ambiente, aproveite esta lista, onde damos a conhecer seis livros sobre sustentabilidade que podem ser encomendados online. De resto, saiba que já há livrarias da cidade a oferecer os portes de envio para promover a leitura por estes dias.   Recomendado: Sete séries a não perder este mês
  • Compras
  • Livrarias
O Porto é um paraíso para os amantes de livros, mas nesta altura as ruas estão vazias, as portas estão fechadas e as pessoas estão em casa. Com um bom livro, é mais fácil escapar à realidade que agora que nos prende entre quatro paredes. O prazer de ler – de desaparecer e de mergulhar num mundo melhor – é uma solidão bem acompanhada. Fique em casa, mas não fique sem livros. Apoie as livrarias independentes do Porto. Siga esta lista para saber onde pode continuar a encomendar as suas leituras.
Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Estranho e maravilhoso

O surto de Covid-19 virou a nossa vida do avesso e põe-nos hoje a olhar o mundo exterior pela janela. Ao mesmo tempo, dá-nos a oportunidade de mergulhar nas dezenas de vidas e mundos que se acumulam nas estantes lá de casa e, para quem gosta de ler digitalmente, no tablet ou no Kindle. Em altura de isolamento e, para que não lhe falte variedade na leitura, a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) decidiu disponibilizar 15 livros para download gratuito através do seu site. 

  • Coisas para fazer
São páginas e páginas repletas de curiosidades, de expressões que só se usam por cá e de histórias mirabolantes que o vão fazer ver a Invicta com outros olhos. Nesta lista vai encontrar desde lendas, a histórias de imperadores ou de assassinatos. Saiba quais são os melhores livros sobre o Porto.
Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade