Comprar local nunca foi tão importante. Além de ser bom para o meio ambiente, é também uma forma de apoiar os pequenos negócios, que estão a sofrer muito com a pandemia. A Fábrica Portuguesa é uma das mais recentes iniciativas que quer ajudar todos os que estão a ser prejudicados. O projecto foi criado por duas mulheres com marcas próprias, Rita de La Blétière, da Le Petit Chiffon, e Inês Gil Forte, da Mada in Lisbon, e a principal missão é promover o comércio nacional. Como? O Instagram foi a plataforma escolhida e é lá que todos os dias são publicadas pequenas apresentações das marcas participantes.
O projecto já está online há algumas umas semanas — o lançamento oficial aconteceu a 1 de Maio, dia em que A Fábrica Portuguesa se transformou num mercado virtual. Trinta marcas alinharam, como a Violeta Cor de Rosa (que até desenhou o logótipo da iniciativa), a Moleke, a Grace Baby & Child, a Lemon Hair Lovers, a Maria Café, a Pecegueiro & Filhos, a Oh Monday!, a Tema Creations, a The Blond Mustache, a One of Us, a Be Minho ou a Maria Gorda.
O objectivo é fazer com que “as pessoas vão ter com as marcas e criem uma relação”, explica Rita. A Fábrica Portuguesa vai continuar com a sua missão de apoiar marcas portuguesas, apostando em diferentes formatos, eventos e iniciativas. O projecto está de braços abertos para receber todo o tipo de marcas – o único critério que exigem para se juntarem à família é que todos os produtos sejam feitos em Portugal, do início ao fim, sem excepção. “O objectivo também é ajudar a economia do nosso país, já que temos várias fábricas e produtoras de qualidade”, esclarece Rita. É esperar para ver.