Tânia Nicole, 27 anos
A temporada de Primavera/Verão 2019 vai ser uma estreia para Nycole, a marca criada por Tânia, não por ser a primeira vez que apresenta uma colecção, mas porque estreia as suas propostas na passerelle principal do Portugal Fashion. Para esta leiriense que vive no Porto há quase sete anos, a moda “aconteceu por acaso”. Precisava de escolher um curso para acabar o ensino secundário e gostou tanto que mais tarde decidiu não ficar por aí e seguiu para o ensino superior. Inicialmente, a mãe não gostou muito da ideia, mas ao longo do tempo foi aceitando. Já o pai gostou tanto que de vez em quando vai usando algumas peças da marca. Nycole admite que se foca em roupa para homem, porque considera ser mais fácil entrar nesse mercado. Mas também porque sente mais liberdade para criar, já que não precisa de estar sempre a pensar: “Eu vestiria isto?”. O primeiro passo do seu processo criativo é a ida às feiras para poder escolher os tecidos que quer usar nas peças. São uma das grandes apostas da marca. Depois vem o conceito, e para isso vai, quase sempre, buscar inspiração à música para a poder cruzar com outros mundos. Por exemplo, na colecção que vai apresentar este mês, o destaque vai para o beisebol e para a banda inglesa Led Zeppelin. O futuro da marca passa pela exportação, em especial para o Japão, onde as roupas Nycole já são vendidas em Quioto e Osaka.
“Este casaco consegue representar tanto a minha personalidade como a minha marca. Além disso, a maior parte das coisas que faço são oversized.”