E como é que definirias o teu estilo? “Como algo muito próprio, que não é imposto pelas tendências”.
Outra parte muito importante da vida de Maria Valente, responsável de comunicação numa empresa de organização de eventos portuense, são as viagens. Não prescinde delas. Gosta de passear e de conhecer novas pessoas e culturas.
Já viajou muito, é certo, e para muitos lugares, mas há duas aventuras que lhe ficaram no coração. Uma foi em Sydney. “É a cidade da minha vida e se tivesse de viver num outro sítio, seria lá”. A outra viagem que também a marcou foi a ida à Índia. “Mudou-me enquanto pessoa, porque conheci gente com muito pouco ou quase nada, mas que era extremamente feliz.”
Em Setembro esteve na Jordânia, no Líbano e no Egipto. Foi concretizar um sonho antigo do pai que, infelizmente, não resistiu a um cancro no pulmão e nunca conseguiu visitar as pirâmides.
Com as lembranças que recolhe e compra durante as suas viagens, vai decorando a casa que partilha com o marido, Francisco, com quem está casada há dois anos. Há objectos vindos de vários continentes, da Europa à Oceânia. E ainda espaço para muitas coisas que vai trazendo de casa da avó e para os livros sobre moda e arte que foi coleccionando ao longo dos anos.