Pelas paredes e pelas mesas não falta cor e natureza, duas características que definem o seu trabalho de ilustradora. Ana vai desenhando à medida que a inspiração aparece e chega mesmo a retratar situações do seu dia-a-dia. Por exemplo? Quando andou, há uns tempos, à procura de casa no Porto. “Parecia que tudo voava como borboletas e duravam dois ou três dias”, conta. Vai daí, fez um desenho em que as casas tinham asas.
Neste momento, Ana está a desenvolver uma loja online onde vende as suas ilustrações em diferentes formatos. Por lá vai encontrar calendários de 2019, pins, livros para colorir, prints e posters – um catálogo de produtos que a artista quer aumentar. Também pode comprar os trabalhos de Ana em lojas como a Ó! Galeria, a Cru Cowork e a Papelaria Modelo.
Além disto, também ilustra livros para crianças e trabalha, regularmente, com a editora lisboeta Pato Lógico. Um dos seus trabalhos mais recentes é o livro Quem é Esta Gente nos Painéis de São Vicente, escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. A publicação explica aos leitores mais jovens o significado dos painéis. Ana também ilustra livros mais didácticos e dedicados a crianças mais novas.