The Last Internationale
© DRThe Last Internationale
© DR

10 concertos para ver online esta semana

As salas de espectáculos e os espaços culturais fecharam, mas há músicos a actuar em directo a partir de casa. Saiba o que pode ver.

Publicidade

Há quem diga que é um castigo por todas as vezes que estivemos num concerto a olhar para o palco através de um ecrã. Agora, o ecrã é tudo o que temos. Enquanto as coisas não regressam à normalidade, seja lá o que isso for, os músicos continuam a actuar em directo. Das suas casas, para todo o mundo. À medida que se ajustam à nova realidade da vida em quarentena, os músicos fazem-nos companhia diariamente através de transmissões online, a trazer um pouco de alegria a dias menos bons. Há muito para ver e ouvir nos próximos tempos.

Recomendado: Leia aqui a edição desta semana da Time In Portugal

Concertos para ver em directo em streaming:

Festival Liv(r)e

A música popular portuguesa não vai sair à rua em Abril, mas vai continuar a cantar a liberdade. O festival é organizado pel'A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, Camaleão e 23 Milhas, com as parcerias do festival Bons Sons e da Associação José Afonso.

Clã, Galandum Galundaina, João Berhan, Adélia, João Francisco, Pedro Mestre, Mariana Root, Edgar Valente, Quiné Teles, Tiago Sami Pereira, Tiago Jesus e Vasco Ribeiro são os artistas que fazem parte do programa que acontece de sexta 24 a domingo 26, no Facebook. O festival arranca sempre às 21.30, mas no dia 25 de Abril haverá uma emissão especial às 17.30. 

Abril no Bairro

"8 artistas, 8 canções para celebrar a liberdade" é o ponto de partida deste evento criado pela agência Bairro da Música, que terá lugar nas redes sociais nos dias 24 e 25 de Abril. Blind ZeroJoana AlegreJorge PalmaPedro MoutinhoRui DavidThe Happy MessVicente Palma e Zeca Medeiros juntam-se neste evento online ao qual poderá assistir, através do Facebook de cada artista, entre as 21.30 e as 22.15 de sexta-feira e sábado. Tendo como ponto de partida o tema da liberdade, cada artista vai partilhar uma canção que preparou especialmente para esta data.

Publicidade

Wash Your Hands Say Yeah

A terceira edição online do festival vai ser um especial de 25 de Abril. Na emissão apresentada por Nuno Calado, vão actuar no sábado 25 via Facebook os The Last Internationale, António Manuel Ribeiro, Sam Alone, Mitó, Paulo Lázaro, The Baggios, Tren Go! Sound System e Valu.

Entre4Paredes

Nesta sexta-feira arranca um festival solidário que pretende angariar fundos para #TodosPorQuemCuida, uma iniciativa da Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos. O festival decorre até 28 de Abril e o cartaz conta com nomes como Tó Trips, PZ, Bia Maria, Aníbal Zola, Jasmim e Coelho Radioactivo. Cada actuação vai durar entre 30 a 45 minutos na conta de Instagram de cada artista, entre as 17.30 e as 20.15.

24 de Abril

17h30 – Call Me Alice: @callmealiceband

18h30 – CAIO: @caiomusica

19h30 – Bia Maria: @bia____maria

25 de Abril

17H30 – Aníbal Zola: @anibalzola

18h30 – Men On The Couch: @menonthecouch

19h30 – Tó Trips: @totrips

26 de Abril

17h30 – Rossana: @rossanasmusic

18h30 – Jasmim: @jasmim_musica

19h30 – PZ: @pz_pimenta

27 de Abril

17h30 – Bonança: @bonanca.rgb

18h30 – Chinaskee: @ochinaskee

19h30 – Tiago Braga: @tiagobragamusic

28 de Abril

17h30 – Coelho Radioactivo: @coelhoradioactivo

18h30 – Fisherman: @fisherman_2.0

19h30 – Metamito: @metamito

Publicidade

João Pais Filipe

O baterista, percussionista e escultor sonoro está de regresso com um novo álbum de originais a solo, Sun Oddly Quiet. A sua apresentação acontece online na sexta 24 às 18.00. O concerto é gratuito, com donativo consciente, e o link para acompanhar a apresentação será disponibilizado em loversandlollypops.net.

Manifestum em Casa

Até ao final de Maio, este festival vai envolver a palavra em contexto musical, literário, poético e de intervenção, com músicos, escritores e poetas. Há novos episódios todas as quartas e sábados no Facebook. Na quarta 22 vão ouvir-se Tó Trips, Filipa Leal, João Habitualmente, Tiago Gomes e João Paulo Esteves da Silva.

Publicidade

Compor em Casa

A cantautora Tainá vai explorar os laços de composição, interpretação e inspiração com os mais diversos artistas. Vai haver música e conversa com Tiago Nacarato, Buba Espinho e Kell Smith (quarta 22), Leo Middea, Irma e Tiago Bettencourt (quinta 23), Márcia, Left e Mattu Alcântara (sexta 24). Sempre às 19.00 no Instagram.

Hot Clube

Neste tempo indefinido de paragem, o Hot Clube transmitirá no Facebook pequenos concertos com professores da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas. Os músicos serão pagos pelo Hot Clube e cada sessão disponibiliza um link privado para que o público também possa contribuir. Esta semana actuam a cantora Joana Machado (25 Abril) e o pianista João Coelho (26 Abril).

Publicidade

Márcia

Nunca ouvimos a intimidade das canções de Márcia de uma forma tão aconchegada. Todas as quartas-feiras, às 22.30, ela vai estar em directo no Instagram, a partir de sua casa, a transmitir a tranquilidade tão terna da sua música. Estamos todos a precisar disso neste momento.

Miguel Araújo

São os concertos mais ternurentos da quarentena. Todas as noites, antes de deitar a filha, Miguel Araújo canta-lhe canções de embalar. E agora todos podem ouvir esse momento em directo, por volta das 21.00, com canções suas e dos que mais admira. “Faço isto há anos. Ocorreu-me que não me custava nada transmitir o momento diariamente. É algo em que eu posso ser útil. Não posso ser útil em mais nada, na realidade. Só com música. Muitas crianças acalmam-se e adormecem com estes miniconcertos em directo”, diz Miguel Araújo.

Mais música:

  • Música
Nesta época de isolamento social, não devemos deixar de fazer o que nos faz felizes. Se dançar o faz feliz, dance, mesmo que não tenha companhia. Há momentos em que nenhuma companhia do mundo é melhor do que a nossa. Faça como Bruce Springsteen, Billy Idol ou Robyn e dance sozinho, como se ninguém estivesse a ver. Se os vizinhos se queixarem do barulho, nós assumimos a culpa.  
  • Música
  • Portuguesa
Aproveite os próximos tempos para fazer aquilo que sempre adiou. Ler um livro, ver um filme, ouvir um disco. Qualquer coisa é melhor do que ficar obcecado a ver e a ler notícias sobre o surto de Covid-19. Entretenha os ouvidos com música. Se puder apoiar a música nacional, ainda melhor. Nas últimas semanas, choveram cancelamentos de concertos para os próximos meses. Confinados às suas casas, alguns músicos viraram-se para os ecrãs para continuar a partilhar um pouco da sua arte. Mas ninguém sobrevive com concertos online gratuitos, por isso, nesta altura a melhor forma de os apoiar é comprando música em lojas virtuais. Reserve uma hora por dia para ouvir um disco. Se puder, compre. Veja aqui todos os Desafios Time In
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade