Lusitano Bar
© Eduardo MartinsShow da drag queen Dyanne Star, no Lusitano Bar
© Eduardo Martins

As rainhas da noite: três sítios no Porto para ver espectáculos de drag queens

Invictus Bar, Café Lusitano e Bar of Soap fazem parte deste roteiro pela noite do Porto.

Publicidade

Há anos que estes espectáculos tiram o fôlego à noite portuense. Falamos dos que envolvem drag queens, conhecidos por serem cheios de emoção, irreverência e energia. A pensar nos que não sabem onde encontrar estes eventos, preparámos uma lista com três espaços no Porto onde a programação é feita à volta destas performers excepcionais. Dyanne Star, Ashley Scarlati, Susana Mastroianni, Allan Lynn, Nany Petrova e Roberta Kinsky estão entre as artistas residentes, mas há sempre caras novas para conhecer. Entre, peça uma bebida e sente-se. O espectáculo vai começar.

Recomendado: 30 bons e bonitos cafés que tem de conhecer no Porto

As rainhas da noite

  • Cafés/bares
  • Baixa

Foi a 4 de Fevereiro de 2005 que Mário Carvalho, emblemático empresário da noite portuense, abriu o Café Lusitano, um dos primeiros bares gay do Porto. Com o seu estilo antiquado e as paredes de madeira, o espaço, que agora é também restaurante, rapidamente se tornou ponto de encontro na noite da comunidade LGBT+, além de uma referência cultural na cidade. Por lá, ainda hoje passam todo o tipo de eventos, de sessões de poesia a lançamentos de livros, teatro e concertos de diversos géneros musicais – canto lírico, fado, electrónica ou pop.

Um dos destaques desta programação ecléctica são as apresentações de drag queens e transformistas. Salvo raras excepções, há dois espectáculos por noite, onde participam pelo menos duas artistas, de quarta-feira a sábado, a partir da meia-noite. Dyanne Star, Ashley Scarlati e Susana Mastroianni são os nomes mais conhecidos do público do Lusitano, mas volta e meia há performers convidadas. 

Um evento popular da casa é o Porto Drag Festival, celebrado duas vezes por ano. Nasce da vontade de “mostrar que há diferentes versões do transformismo (hoje mais conhecido internacionalmente como drag) e que apenas um nome não reflecte a variedade e a complexidade desta arte”, explica a direcção. Dos performers que cantam ao vivo aos artistas que dão tudo na produção, da irreverência e ousadia de alguns números a bailarinos extraordinários, por este palco passam todos os tipos de talentos.

  • Baixa

Em 2019, sob o mesmo tecto, este negócio juntou um bar e uma lavandaria. A junção não era óbvia, e quem passava à porta dificilmente imaginava que o local proporcionava muito mais do que a possibilidade de tratar da roupa. Por lá, entre cocktails e cervejas, também se petiscava, ouvia música e lançava setas.

Mais de quatro anos depois, muita coisa mudou, a começar pela localização. Agora, o Bar of Soap já não é lavandaria e trocou a Rua de Santa Catarina pela do Bolhão. Apresenta-se “como um bar inclusivo queer, que celebra a comunidade com boas bebidas, jogos divertidos e muitos eventos.” O ambiente permanece descontraído. Para estar a par da agenda da casa, basta estar atento às redes sociais do projecto. Circus Cabaret Show, Drag Bingo, Speed Matching e DJ sets são apenas alguns dos espectáculos em cartaz, uns mais interactivos do que outros.

Estas atracções não são, contudo, a única forma de fortalecer e alargar a comunidade queer no Porto. Em 2023, o bar começou a construir uma base de dados que quer partilhar com a cidade. Através dela, é possível encontrar, facilmente, todo o tipo de profissionais e criativos, de tatuadores a drag queens, DJs, músicos e designers. Para tal, disponibiliza um formulário online.

Publicidade
  • Baixa

Com uma das agendas mais preenchidas da noite portuense, o Invictus Bar não tem tempo para momentos parados. De quarta-feira a domingo, ou seja, em todos os dias que está aberto, o espaço recebe espectáculos de drag queens que surpreendem até o público mais fiel. A festa arranca sempre às 11 da noite. Às 01.30 (quartas e quintas) ou 02.30 (sextas, sábados e domingos), a música ambiente dá lugar às apresentações – 45 minutos de celebração, que incluem interacção com o público. Allan Lynn, Nany Petrova, Nicole Kinsky e Roberta Kinsky, a proprietária do estabelecimento, são as performers residentes, mas não é raro aparecerem algumas convidadas para agitar os ânimos.

Mais no Porto

Não há nada mais terapêutico do que uma boa noite de copos entre amigos, certo? Por este motivo, é imperativo saber onde encontrar os melhores bares no Porto, para começar bem a noite ou ficar noite dentro. Conhecer as bebidas da moda ou em que bar se pode sentar a ver a bola também é importante. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista com sugestões para um copo ao fim do dia, para admirar a cidade ou beber um cocktail. Todos mais do que prontos para o receber. Mas tenha juízo e beba com moderação.

Os bares LGBT têm nascido e crescido na cidade. A estes juntamos aqueles que se assumem LGBT friendly e já temos uma boa lista dos melhores bares gay no Porto. A juntar à mistura há ainda duas saunas para um itinerário perfeito.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade