Quando chegar a este espaço, vai logo dar conta dos canários a chilrear em gaiolas à entrada. Depois, sente-se ao balcão e atire-se aos rojões suculentos, mergulhados num molho guloso a saber a cominhos, às fatias de salpicão de Cinfães ou aos cubos de queijo de Celorico da Beira. Obviamente que os presuntos de Castelo Branco são a estrela da casa, por isso, não se esqueça de provar as sandes.
Gostamos muito de novos restaurantes, arrojados, com comida diferente, sabores de outras latitudes e técnicas apuradas. Também gostamos muito dos nossos espaços com estrelas Michelin, comandados por chefs de alto gabarito, e dos nossos mercados gastronómicos, como o Time Out Market Porto, instalado na ala sul da estação de São Bento.
Mas quem nos tira uma bela tasca apinhada e ruidosa, um fino fresquinho servido ao balcão, um copo de vinho cheio, um bolinho de bacalhau estaladiço, um prato de presunto, duas fatias de queijo e um pedaço de broa, tira-nos tudo. As tascas do Porto, verdadeiras sobreviventes da cena gastronómica nortenha, fazem parte do ADN da cidade. Resilientes, continuam a encher a boca de portuenses e turistas com tudo o que sabe a herança e tradição. Saiba onde as encontrar.
Recomendado: Os melhores cachorrinhos no Porto