Bar, Wine Bar, Wine Quay Bar
©João Saramago | Wine Quay Bar
©João Saramago

11 wine bars no Porto que tem de conhecer

Para um copo ao fim do dia, ou para um encontro romântico. Conheça estes wine bars no Porto.

Publicidade

Somos adeptos da modalidade de beber um copo ao fim do dia, depois do trabalho e antes de irmos para casa. A pensar nisso, preparámos-lhe uma lista com 11 wine bars no Porto que precisa mesmo de visitar. Com vinhos nacionais e estrangeiros – alguns naturais –, petiscos e tapas, música, estantes de livros, happy hours ou vistas dignas de postal, estes espaços reúnem todos os ingredientes necessários e um momento de descontração. Assim, encarar o final do dia fica mais fácil. O difícil vai ser arranjar vontade para regressar a casa, depois de um ou mais copos de vinho.

Recomendado: Garrafeiras no Porto que tem de conhecer

Wine bars que tem de conhecer no Porto

  • São Bento

Instalada no topo da Torre inspirada nos antigos reservatórios de água que existiam nas estações de comboio, a Sala de Prova é um espaço dedicado aos vinhos do Douro e do Porto, com uma agenda de cursos, provas e eventos coordenados pelo enólogo Bento Amaral. Mas como tanto vinho não pode cair em estômago vazio, conta também com uma carta pensada pelo chef Luís Américo, onde não faltarão pastéis, croquetes, queijos e alguma charcutaria para acompanhar o que se vai beber; nem tampouco pratos quentes, para dar continuidade a uma refeição como deve ser.

  • Porto

Tão Longe, Tão Perto é o primeiro wine bar no país a servir vinho da torneira. Confuso com este conceito? Aqui, o vinho chega ao copo a partir de seis torneiras que estão ligadas directamente aos barris/kegs. Trata-se de uma forma mais sustentável de consumir vinho e com a vantagem de ser uma bebida exclusiva de pequenos produtores portugueses. Há seis torneiras onde se servem seis vinhos (dois tintos, dois brancos, um rosé e um orange) e, para acompanhar, além da vista priviligiada que tem para o rio Douro, há ainda uma selecção de queijos e enchidos artesanais, também eles assinados por pequenos produtores portugueses. O conceito foi criado em São Paulo e encontrou em Gaia uma segunda morada.

Publicidade
  • Porto

Na Rua de Alexandre Braga, na parte exterior do renovado Mercado do Bolhão, mora um cantinho recatado e acolhedor que revela as infinitas possibilidades do vinho do Porto. Chama-se Porto Com Tudo, numa indicação clara daquilo ao que vem. É um bar e uma loja em simultâneo e nasceu com um objectivo: mostrar que o vinho do Porto casa com (quase) tudo. Neste espaço pode provar várias harmonizações à base de vinho do Porto e petiscos. O exterior, com a sua esplanada bem composta, é um convite para aproveitar os dias de sol de forma relaxada, mas é dentro do bar que mora o verdadeiro segredo, com uma montra cheia de petiscos – desde queijo, presunto, bola tradicional, tostas e chocolate – e com as sofisticadas paredes vermelhas escuras, com estantes embutidas, repletas de garrafas de vinho. 

  • Porto

O tecto forrado com mais de quatro mil garrafas bordalesas chama à atenção logo à entrada. Há detalhes vínicos espalhados pelos dois pisos do edifício e o ambiente é acolhedor, descontraído e ideal para um serão bem passado. Depois de completar uma década em Lisboa, o By The Wine chegou, finalmente, ao Porto e trouxe consigo um espaço onde o vinho é o protagonista, sem formalidades, e a oferta gastronómica não lhe fica nada atrás, com uma ementa recheada de petiscos e pratos pensados para partilhar. O espaço abriu em Novembro de 2024 na rua de José Falcão, no centro da cidade, e quer ser uma opção diferenciada na cidade. 

Publicidade
  • Matosinhos

No Mercado Municipal de Matosinhos, um casal de enófilos concretizou um sonho: abrir um bar e loja de vinhos. Juntaram-lhe uma selecção ampla de queijos nacionais e internacionais e et voilà, nasceu o Junior Wine Bar & Cheese Shop. Do Cheddar inglês, ao queijo de Cabra, dos franceses Ardi Gasna, Thymtamarre e Comté, passando ainda pelo suíço Appenzeller e pelos clássicos italianos Gorgonzola e Parmesão, há muito para experimentar. A oferta é cuidadosamente seleccionada e pode ser desfrutada na própria loja — com um copo de vinho, pão de massa-mãe, ostras e saladas, por exemplo — ou, então, no conforto lá de casa.

  • Bares de tapas
  • Ribeira

Com mais de uma década de vida – abriu em 2012 –, o Wine Quay Bar é o local de eleição para quem gosta de vinho, mas também de tirar boas fotografias, já que tem vista para o rio e para a Ponte Luís I. Tudo somado faz deste bar o sítio perfeito para ir antes de jantar ou para começar a noite sentado num dos lugares exteriores (os mais concorridos) a beber e a petiscar. Na carta, há 150 referências (60 das quais disponíveis a copo). Divididas entre portuguesas e estrangeiras, podem ser acompanhadas por diferentes tapas, que vão de queijos e enchidos ao polvo à galega, pezinhos de coentrada e sopa de camarão.

Publicidade
  • Galerias

De frente para a Praça dos Leões, abriu, em Março de 2022, um três em um de paragem obrigatória. Falamos do Mind the Glass, um espaço moderno e descontraído que funciona, em simultâneo, como wine bar, garrafeira e bistrô. Com uma esplanada coberta e aquecida, este projecto especialmente concebido para “os mais exigentes apreciadores e amantes de vinho, cerveja artesanal, espirituosas e cocktails”, é o local ideal para qualquer altura do ano, tanto para quem só quer beber um copo - pode escolher entre mais de 600 rótulos para provar - como para os que pretendem um jantar demorado. Às terças e quartas-feiras, entre as 17.00 e as 19.00, há happy hour. Conversas, concertos, provas comentadas e workshops completam o menu.

  • Cafés/bares
  • Baixa
  • preço 1 de 4

O Aduela é, provavelmente, o local do Porto mais conhecido e apreciado para beber um copo depois do trabalho. Mais do que um bom sítio para provar vinhos portugueses, de várias regiões do País, a preços acessíveis, é também ideal para experimentar sangria ou moscatel - o vinho doce da região sul de Setúbal. Para acompanhar, há sandes, tremoços, tostas, queijos e enchidos. Se a esplanada estiver cheia, siga os locais: peça uma bebida e sente-se na rua.

Publicidade
  • Baixa

Para quem percebe minimamente do assunto, o Candelabro dispensa apresentações. Em 2009, foi o precursor do copo ao fim do dia na cidade. Em 2024, passados uns bons anos, continua a ser um porto seguro para quem, depois de sair do trabalho, quer beber um copo e conversar, seja à porta, lá dentro ou na praceta que o rodeia. Não tem grandes segredos, nem floreados e, talvez por isso, é que resulta tão bem. Os vinhos portugueses e os gins são os que têm mais saída. Depois, há as tostas (bastante saborosas) para juntar à festa. Volta e meia, recebem eventos culturais.

  • Cedofeita

Para quem passa, é apenas uma antiga capela do século XIX. Quem entra neste espaço, contudo, rapidamente percebe que se trata sim de um local de culto, mas a Baco, o deus do vinho. Na Capela Incomum, pode admirar o interior da igreja, com altar incluído e tudo, enquanto desfruta de um copo de vinho, a estrela do menu, embora também haja cerveja artesanal e sangria. De 15 em 15 dias, às quintas-feiras, este local encantador vibra com espectáculos de fado ao vivo.

Publicidade
  • Miragaia

Como o nome indica, o jazz domina este bar e é o único género musical que vai ouvir enquanto lá estiver. Às quintas-feiras, é habitual haver jazz ao vivo, entre as 18h30 e as 20h00, mas os espectáculos são mais frequentes no verão. Quanto às bebidas, pode pedir, para acompanhar uma das saborosas sandes grelhadas do bar, vinhos de diferentes regiões de Portugal. Também pode comprar garrafas para apreciar em casa. A melhor parte é o cenário, numa varanda com vista para o rio Douro.

Mais sítios para refrescar a garganta no Porto

Os vinhos naturais estão a ganhar terreno na cidade. Aqui e ali, vamos encontrando espaços que lhes são dedicados. Dos brancos aos tintos, passando pelos rosés, orange wines e espumantes, a oferta é variada. Assim como os petiscos que os acompanham, sejam tábuas de queijos e enchidos ou pratos mais robustos com influências de outras paragens. Se não sabe o que fazer ao fim-de-semana ou como aproveitar um final de tarde depois de um dia de trabalho, pegue nesta lista e vá brindar com estes vinhos naturais, que são produzidos com pouca intervenção e têm a uva como principal e único ingrediente.

Recomendado: Seis garrafeiras no Porto que tem de conhecer

Não há nada mais terapêutico do que uma boa noite de copos entre amigos, certo? Por este motivo, é imperativo saber onde encontrar os melhores bares no Porto, para começar bem a noite ou ficar noite dentro. Conhecer as bebidas da moda ou em que bar se pode sentar a ver a bola também é importante. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista com sugestões para um copo ao fim do dia, para admirar a cidade ou beber um cocktail. Todos mais do que prontos para o receber. Mas tenha juízo e beba com moderação.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade