Genuíno
© Eduardo MartinsO Genuíno está na lista.
© Eduardo Martins

Os melhores sítios para beber vinhos naturais no Porto

Dos brancos aos tintos, passando pelos rosés, orange wines e espumantes, a oferta é grande e variada. Conheça os melhores sítios para beber vinhos naturais no Porto.

Publicidade

Os vinhos naturais estão a ganhar terreno na cidade. Aqui e ali, vamos encontrando espaços que lhes são dedicados. Dos brancos aos tintos, passando pelos rosés, orange wines e espumantes, a oferta é variada. Assim como os petiscos que os acompanham, sejam tábuas de queijos e enchidos ou pratos mais robustos com influências de outras paragens. Se não sabe o que fazer ao fim-de-semana ou como aproveitar um final de tarde depois de um dia de trabalho, pegue nesta lista e vá brindar com estes vinhos naturais, que são produzidos com pouca intervenção e têm a uva como principal e único ingrediente.

Recomendado: Seis garrafeiras no Porto que tem de conhecer

Os melhores sítios para beber vinhos naturais

  • Cedofeita

Apresentam-se como um “bar de vinhos naturais, com uma comida simples, quente e afectiva” e todas as semanas têm entre quatro e cinco referências a copo sugeridas, mas há mais de 40, de produtores nacionais e estrangeiros, que podem ser pedidas à garrafa ou levadas para casa. Para acompanhar, conte com comida de conforto. Caso não goste de surpresas, consulte sempre, antes de aparecer, o menu do Genuíno no Instagram. Muda todas as semanas.

  • Baixa

Foi sentado às mesas de Madrid que Bruno Gouvêa, brasileiro a viver no Porto desde 2021, descobriu o crescente e curioso mundo dos vinhos naturais. Publicitário de formação, decidiu abrir o Gito, um bar de vinhos naturais com propostas diferentes do habitual. Pelas mesas e prateleiras, tem cerca de 45 referências de vinhos, muitas delas portuguesas, mas não só. Dos vinhos espanhóis aos austríacos e dos franceses aos alemães, há de tudo um pouco. Para acompanhar, tábuas de queijos ou enchidos são boas opções.

Publicidade
  • Baixa

O nome Tia Tia não surgiu por acaso. “É o início do nome do Tiago [Feio] e o fim do meu”, ri Cátia Roldão. Ambos com larga experiência na restauração – Cátia foi sócia do restaurante Pedro Limão e Tiago, chef há vários anos, passou uma longa temporada em Lisboa, onde esteve à frente de projectos como o Leopold e o Seia –, decidiram tentar a sorte a norte. “Pensámos logo em vinhos naturais que, no Porto, ainda estão a dar os primeiros passos. Queríamos que este espaço fosse uma espécie de wine bar com comida simples e clientes espontâneos, que passam por aqui para beber um copo de vinho ao final da tarde”, disse o cozinheiro aquando da abertura.

  • Bonfim

Tem vinhos naturais para beber na hora ou levar para casa, cidras, café de filtro, pratos e petiscos tentadores, livros para consulta e venda e ainda é amigo dos animais. Assim, se motivos faltarem para fazer uma visita a este café, onde pode jantar às sextas-feiras e sábados, já tem vários. Para acompanhar as bebidas, há portentosas sanduíches com queijo e salame italianos, bem como pratos de alcachofra com stracciatella; entre muitas outras combinações invulgares. Volta e meia, organizam eventos. É ficar atento às redes sociais.

Publicidade
  • Enotecas
  • Baixa

Abriu em Agosto de 2020 com uma vasta oferta de vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, sem químicos ou outros aditivos, e todos de pequenos produtores. No total, tem cerca de 250 rótulos disponíveis e há sempre coisas diferentes para provar a copo, portuguesas ou de outros países. Para que tanta bebida não caia em estômago vazio, há tostas, tábuas e uns bolinhos de bacalhau tradicionais e caseirinhos. Também servem jantares.

  • Cedofeita
  • preço 1 de 4

Jorge Azevedo, o dono desta garrafeira especializada em vinhos naturais, biodinâmicos e com pouca intervenção humana, que fica no Centro Comercial Bombarda, leva, quem cruza a sua porta, numa viagem que atravessa Portugal. E há uma razão de ser: num país tão pequeno como o nosso convivem uvas, solos e climas bem diferentes, que criam vinhos muito diversificados. Assim sendo, por lá vai deparar-se com brancos, tintos, oranges, rosés, espumantes, cidras e licorosos. Se se sentir perdido no meio de tanta oferta, peça-lhe ajuda. Ele terá todo o gosto em contar-lhe a história de um ou outro vinho.

Publicidade
  • Santa Catarina

Entre brancos, tintos, orange wines, rosés e espumantes, de marcas como Frey, João Pato, Rufia, Menina d’Uva e Aparte, há cerca de 40 referências - todas de produtores portugueses - para conhecer no Original Eco Mercado. Estas são frequentemente acompanhadas pelos produtos transmontanos que César e João, donos e irmãos, trazem da terra natal, lá para os lados de Mirandela. Há queijos, azeitonas, nozes, doces, mel e frutas da época para petiscar, mas também uma ementa, caso a fome aperte. Nela aparecem, entre muitas outras coisas, pães de fermentação lenta regados com azeite de Trás-os-Montes, brioches com pasta de azeitonas, pães com manteiga caseira e mel de rosmaninho e outros pratos mais compostos, como os ovos escalfados com presunto paleta 100% bolota, espargos e pão de fermentação natural.

Um brinde ao Porto

Não há nada mais terapêutico do que uma boa noite de copos entre amigos, certo? Por este motivo, é imperativo saber onde encontrar os melhores bares no Porto, para começar bem a noite ou ficar noite dentro. Conhecer as bebidas da moda ou em que bar se pode sentar a ver a bola também é importante. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista com sugestões para um copo ao fim do dia, para admirar a cidade ou beber um cocktail. Todos mais do que prontos para o receber.

  • Coisas para fazer

Não há nada como o prazer de beber uma cerveja acabada de tirar. De preferência em boa companhia, idealmente num bar com muitas torneiras de onde brotam diferentes néctares de lúpulo e malte, especialmente quando servidos por quem percebe do assunto e nos sabe aconselhar. Mas o pior, pelo menos por agora, já passou. E nas esplanadas servem-se cervejas ao povo sedento de álcool e convívio. Nos últimos dias têm estado cheias, e ainda bem. Precisam de fregueses. Vamos dizer-lhe onde deve sentar-se para beber cerveja da boa, da artesanal, nas ruas e jardins secretos do Porto.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade