Bar, Cerveja, Cerveja Artesanal, Letraria - Craft Beer Garden
©João SaramagoLetraria - Craft Beer Garden
©João Saramago

As melhores esplanadas para beber cerveja artesanal no Porto

Tem saudades de beber uma cerveja artesanal acabada de tirar? Estas esplanadas estão à sua espera para matar a sede.

Publicidade

Não há nada como o prazer de beber uma cerveja acabada de tirar. De preferência em boa companhia, idealmente num bar com muitas torneiras de onde brotam diferentes néctares de lúpulo e malte, especialmente quando servidos por quem percebe do assunto e nos sabe aconselhar. Mas o pior, pelo menos por agora, já passou. E nas esplanadas servem-se cervejas ao povo sedento de álcool e convívio. Nos últimos dias têm estado cheias, e ainda bem. Precisam de fregueses. Vamos dizer-lhe onde deve sentar-se para beber cerveja da boa, da artesanal, nas ruas e jardins secretos do Porto.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

As melhores esplanadas para beber cerveja artesanal no Porto

  • Cervejarias
  • Baixa

A espera foi longa, mas valeu a pena. A cerveja é boa, o espaço é bonito e os petiscos fazem crescer água na boca. A marca de cerveja lisboeta com mais "rock'ngole", como gostam de dizer, anunciou a sua chegada ao Porto em 2019. Mas só em meados de Outubro de 2021, quase dois anos depois, é que conseguiu abrir as portas no Passeio das Virtudes, mesmo de frente para o Douro. Têm 15 torneiras, oito ocupadas com as cervejas da casa e as restantes com convidadas. E da cozinha semiaberta saem óptimos petiscos que Ana Leão, João Baião e ​​Cristiano Barata, o trio maravilha, preparam. 

  • Cervejaria artesanal
  • Baixa

É um dos bons bares de cerveja do Porto, com cerca de 200 rótulos diferentes na carta – contas do Untappd – e novidades fresquinhas todas as semanas, de marcas portuguesas e estrangeiras. Durante a pandemia, tem distribuído cerveja por todo o país e por Espanha, graças à sua loja online, mas nada se compara a beber in loco o doce néctar que brota das 12 torneiras.

Beba a... 20.06 Grodziskie da Burguesa, envelhecida em barris de Islay whisky. Tem só 3%.

Publicidade
  • Cervejaria artesanal
  • Cedofeita

Foi o primeiro espaço no Porto dedicado à cerveja artesanal e continua a ser tão importante como sempre. Aqui a protagonista é a produção nacional, de norte a sul, mas há também cervejas estrangeiras seleccionadas cuidadosamente pela equipa do Catraio. A cereja no topo do bolo é o facto de ter duas esplanadas: uma à porta, na rua, e um beer garden nas traseiras. Com a reabertura, regressam também as sessões de fim de tarde do Pop Up Kitchen, em que diferentes chefs levam ao Catraio um menu especial de petiscos, que pode ir de comida brasileira a iguarias libanesas. Em devida harmonia com a cerveja, pois claro.

Beba a... Mylar Daydream, uma DIPA cremosa da Other Half. Vem de Brooklyn.

  • Matosinhos

O HopTrip fica numa localização privilegiada: em Matosinhos, bem perto da praia. É, portanto, a paragem ideal para fazer antes ou depois (ou mesmo a meio) de um passeio junto ao mar. Aqui há 15 cervejas à pressão, de várias nacionalidades, gostos e feitios, além de uma carta de petiscos bem gulosos e com toque brasileiro. A esplanada fica mesmo à entrada e, por ser pequena, é aconselhável fazer reserva. De resto, pode levar o seu animal de estimação: o HopTrip declara-se abertamente como pet-friendly.

Beba a... Peanut Butter Prophecy, uma imperial stout que lembra manteiga de amendoim. Tem 11,5%.

Mais cerveja:

  • Cervejaria artesanal

Não nos opomos à barriga de cerveja – é bem portuguesa e não brincamos com a tradição. Mas com barrigadas desnecessárias não compactuamos. Se é para beber um fino, que seja como deve ser. Não se perca e vá atestar o depósito a um dos melhores bares de cerveja no Porto. Todos eles especialistas em cerveja artesanal, quer seja de marca própria, ou de outras portuguesas e internacionais. Em muitos destes espaços, também pode comprar cerveja para levar para casa. Como são o acompanhamento perfeito para uma boa francesinha ou um cachorrinho, fique a saber que, actualmente, há mais de 150 marcas de cerveja artesanal portuguesa. 

Recomendado: Os melhores bares no Porto

  • Compras
  • Lojas de bebidas alcoólicas

Já todos sentimos falta de nos reunir com os amigos à volta de uma mesa para comer e beber. Apesar de os ajuntamentos ainda não serem boa ideia, há uma forma de recordar esses dias, fazendo compras nestes bares de cerveja artesanal do Porto que fazem entregas ao domicílio. Não é a mesma coisa, mas beber uma cerveja gelada ao final do dia vai ajudá-lo a matar saudades de dias melhores. Se cerveja não é a sua bebida de eleição, pode comprar uma garrafa de vinho ou aventurar-se no mundo da coquetelaria e fazer um cocktail de autor

Recomendado: Francesinhas com entregas e take-away no Porto

Publicidade

Abra horizontes, abandone o conforto refrigerante das marcas com que cresceu e aventure-se pelo mundo da cerveja artesanal. Sem medos. Afinal, há cada vez mais e melhores cervejas em Portugal, bem como sítios onde bebê-las – ou de onde encomendá-las.

Escolhemos meia dúzia de garrafas, de diferentes cervejeiras portuguesas, que não se vai arrepender de beber. Há desde referências alfacinhas, como a já clássica Urraca Vendaval da Oitava Colina, a cervejas com pronúncia do Norte, como uma Imperial Stout da Lupum, passando pelo Centro do país, onde mora a Luzia. Ordenadas por teor alcoólico, para saber com o que contar.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

Cervejas há muitas. Há milhares de marcas e receitas espalhadas pelo mundo, e só os estilos e tipos de cerveja são mais de 100, uns com pequenas e outros com enormes diferenças entre si. Seria ingrato, e em última análise inconsequente, estar aqui a enumerá-los todos, mas é preciso separar o trigo do joio. Ou da cevada. 

Basicamente, há duas grandes famílias de cerveja: as ales, de alta fermentação, que usam determinadas leveduras (como Saccharomyces cerevisiae), e as lagers, de baixa fermentação, que usam outras leveduras (normalmente Saccharomyces pastorianus) – no entanto, há ales que usam leveduras de lagers e vice-versa. E ainda há cervejas de fermentação espontânea, como as lambics, que não se inserem em nenhuma das duas categorias. Confuso? Continue a ler que já passa.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja do Porto

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade