O Forte dos Queijos
© DR
© DR

As melhores queijarias no Porto

Também no Porto é possível comer e comprar bons queijos. Se não sabe onde os encontrar, aqui tem uma lista com as melhores queijarias no Porto. Diga queijo.

Publicidade

Queijos amanteigados, curados, portugueses ou viajados (Espanha, Itália, França e Alemanha são alguns dos países de origem) é o que encontra nas melhores queijarias no Porto. Há queijo parmesão, camembert, gorgonzola, de Azeitão e muitas outras variedades à venda nestes espaços, com mais ou menos tradição, que pode sempre embrulhar e levar para casa. Se preferir, em alguns casos, também pode comer no local. Junte às tábuas um cesto de pão, acompanhe tudo com um copo de vinho, ou vários, e aproveite para reunir os amigos e pôr a conversa em dia.

Recomendado: Grandes ideias de presentes de Natal para o amigo foodie

As melhores queijarias no Porto

  • Compras
  • Queijarias
  • Baixa
  • preço 1 de 4

Aqui, todos os queijos são feitos de forma 100% artesanal, de cabra, de ovelha ou de vaca, do Norte da Europa à Península Ibérica, onde não faltam exemplares oriundos de Itália e da Alemanha. Bons para levar para casa, bem embrulhadinhos, ou para comer no local, já que aqui também existe essa possibilidade. Têm cinco tábuas de queijos que podem ser acompanhadas de pão da Garfa, cerveja artesanal, vinhos ou gin. É só escolher.

  • Compras
  • Mercearias finas
  • Baixa

Centenária, esta casa na rua do Bonjardim, junto ao metro da Trindade, é especializada em presuntos, carnes fumadas e, claro, em queijos tradicionais, vindos de várias zonas do país. À venda têm exemplares da Serra da Estrela, da Beira Baixa, de Trás-os-Montes e do Alentejo. Vá com tempo e espreite ainda a vasta oferta no que toca a vinhos e azeites, que são perfeitos para acompanhar.

Publicidade

No seu caminho para a Ponte D. Luís, faça um pequeno desvio. E se estiver um dia de sol, aproveite para planear um piquenique, já que aqui encontra tudo o que necessita. Esta loja é forte nos queijos, claro, e o destaque vai para o queijo da Serra e restante selecção portuguesa — do queijo de cabra transmontano, ao Rabaçal, de Azeitão e Évora. Para harmonizar, há uma grande variedade de vinho português, recomendado pelo casal gerente e comprovado pelo cliente, no local. Mas também há fruta fresca, charcutaria, enlatados, pão e doces. É um espaço pequeno e familiar, por isso, leve dinheiro físico e prepare-se para uma boa conversa, com boas recomendações.

No Mercado Municipal de Matosinhos, um casal de enófilos concretizou um sonho: abrir um bar e loja de vinhos. Juntaram-lhe uma selecção ampla de queijos nacionais e internacionais e et voilà, nasceu o Junior Wine Bar & Cheese Shop. Por lá vai encontrar do Cheddar inglês aos franceses Ardi Gasna, Thymtamarre e Comté, passando ainda pelo suíço Appenzeller e pelos clássicos italianos Gorgonzola e parmesão. Aqui a oferta é cuidadosamente seleccionada e pode ser desfrutada na própria loja — com um copo de vinho, pão de massa-mãe, ostras e saladas, por exemplo — ou no conforto de casa.

Publicidade
  • Baixa

Abriu as portas à cidade em 1928 e, em 2018, passou a integrar a lista de lojas históricas ao abrigo do programa municipal Porto de Tradição. Por estes lados, desde a fundação, tudo tem selo nacional, dos vinhos ao azeite e dos enchidos aos queijos, que chegam a este espaço em Salto Ildefonso provenientes de todas as regiões do país. Procure ir num horário menos mexido, para ter lugar numa das três mesas.

  • Boavista

Fica no Mercado do Bom Sucesso e pisca o olho a quem por lá aparece com vontade de petiscar. Aposta, sobretudo, nos melhores queijos e enchidos nacionais e privilegia os produtos de Denominação Origem Protegida (DOP) ou confeccionados de forma artesanal. Além de os vender, também os dá a provar na sua banquinha, preparando várias tábuas. Há trilogias de queijos com doce ou com frutas, tábuas mistas com queijos e enchidos, queijos mini ou sandes com presunto e queijo da Serra, por exemplo. Pode visitá-la agora em Vila Nova de Gaia, também.

Mais sítios para conhecer no Porto

  • Padarias

Para começar o dia cheio de energia e boa disposição, a escolha de um bom pequeno-almoço pode fazer a diferença. Se acrescentar umas panquecas ou uns ovos, o conjunto até pode ficar ainda mais atractivo, mas o segredo está na escolha do pão, esse ingrediente obrigatório na refeição mais importante do dia. Regueifa, pão de leite, pão de água, bico de pato, pão com passas ou de beterraba são algumas das variedades que se encontram à venda nas melhores padarias no Porto. Barrado com compota, manteiga ou mesmo simples e acabado de sair do forno, um bom pão é sempre bem-vindo.

Recomendado: O melhor pão de fermentação lenta no Porto

Publicidade
  • Português

Não é difícil experimentar pratos de outros cantos do mundo na cidade mas, verdade seja dita, poucas coisas sabem melhor do que uma refeição de comida caseira, temperada no ponto e servida em doses generosas. Nesta lista, com os melhores restaurantes de comida tradicional no Porto, há pratos para todos os gostos, do cozido à portuguesa ao galo à bordalesa, passando pelos filetes de pescada e pelas sardinhas fritas com arroz de feijão. Se não troca a comida da avó e da mãe por nada deste mundo, leia o que se segue. Se prefere alargar as suas opções e ir além da comida tradicional, passe os olhos por esta lista dos 44 melhores restaurantes no Porto.

Recomendado: Os melhores restaurantes para comer muito e pagar pouco no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade