Soajo
Este é um lugar especial para perceber a importância da existência em comunidade e testemunhar modos de vida que estão a desaparecer. Erguida num enorme monte granítico, a eira comunitária de espigueiros tem mais de 200 anos e continua a ser usada para guardar e secar o milho. Visite os monumentos megalíticos, as lagoas do rio Adrão e a faustosa flora da serra, onde pode encontrar uma das raras plantas carnívoras de Portugal: a orvalhinha, de hábitos insectívoros.
Onde comer
A Casa de Videira aposta no cabrito, nos bovinos de raça Cachena e no sarrabulho. O restaurante Saber ao Borralho varia os pratos conforme o quotidiano da aldeia, as épocas festivas e as colheitas; pode contar com bacalhau com broa, miminhos do lombo e posta barrosã com batata a murro e arroz de feijão. Procure ainda produtos locais como o mel, o pão-de-ló de Soajo, as laranjas de Ermelo e o feijão tarrestre, uma variedade antiga e autóctone desta zona, de tamanho miúdo e com várias colorações.
Onde dormir
Casas típicas há muitas. Como a Casa do Souto, do Eiró, dos Videiras e a de João Fidalgo, uma das maiores da aldeia. O Parque de Campismo da Travanca, em pleno bosque, é outra opção.