Susana Gouveia — ou “Su”, como todos lhe chamam — pode não ter formação na área. Mas isso não a impede de ser uma referência local no que aos cocktails diz respeito. A bartender do Malacopa, um taco bar mexicano instalado na famosa Rua Amarela de Cascais, é conhecida como uma das grandes anfitriãs do espaço. “Aquilo de que mais gosto é mesmo o contacto com as pessoas, e ver as reacções delas enquanto provam os cocktails”, explica.
Há mais de 20 anos que trabalha no sector da restauração. Trabalhou oito num restaurante tailandês em Cascais, depois esteve emigrada no Reino Unido e em França. Quando regressou a Portugal, chegou ao Malacopa através de uma amiga. Entrou na equipa precisamente um dia antes da inauguração, já lá vão mais de quatro anos.
“Su” gosta particularmente do Mexican Sour, que tem um “doce muito próprio” e é feito de Mezcal San Cosme, tequila José Cuervo, sumo de lima, sumo de laranja, xarope de açúcar e clara de ovo; numa carta que também inclui, por exemplo, um La Puta Fiesta, de Tequila Patrón com sumo de lima, licor d’espelette, xarope de açúcar, bitter de laranja e espuma de gengibre.
“É uma área de que cada vez gosto mais e tenho pensado em eventualmente fazer um curso e especializar-me mais”, explica a bartender do Malacopa, que tem sempre algo a dizer quando o taco bar testa receita novas de cocktails de assinatura.