Arraial Santo António Cascais
CMC
CMC

Arraiais, bailaricos, marchas e procissão: os Santos Populares em Cascais

Santo António é o padroeiro da vila de Cascais. E a festa promete.

Vera Moura
Publicidade

No mês em que celebra 660 anos, Cascais organiza a semana do município, com concertos, aulas de surf e yoga gratuitas, DJ sets, arraiais, sessões de showcooking e a inauguração da exposição itinerante dos 50 anos do 25 de Abril. A semana de festa coincide com os Santos Populares – e se Santo António é o padroeiro de Cascais, então estão mais que garantidos arraiais, bailaricos, bandeirolas, manjericos, marchas, sardinha assada a saltar da grelha, imperiais e muita música popular. Este é o guia para se orientar nos Santos Populares em Cascais e descobrir as melhores festas sem se perder nem desistir de sair à rua.

Recomendado:☀️As melhores coisas para fazer em Cascais em Junho

Santos Populares em Cascais

  • Coisas para fazer
  • Cascais

Entre 8 e 13 de Junho, o Hipódromo Manuel Possolo estende o seu relvado às mesas compridas, barraquinhas e palco do Santo António. Organizado pela Jovem Cascais, este arraial promete bifanas, sardinhas, caracóis, caldo verde e farturas, além de música da que se quer nesta época do ano: dia 9 canta o Arrebimba o Malho, dia 10 é a vez de Toy, dia 11 tocam os Semibreve, dia 12 os Carapau Azeite & Alho e dia 13, para encerrar em grande, Quim Barreiros toma conta da ocorrência. O programa arranca a 8 com as Marchas de Cascais, que desfilam a partir das 18.30 desde a baía até ao Hipódromo.

8, 9, 10 e 13 de Junho, 12.00-01.00; 11 e 12 de Junho, 18.00-01.00. Entrada livre

Marchas de Cascais

Dia 8, sob um tema que tem sido transversal a vários eventos de 2024 – a Liberdade –, 17 associações do concelho de Cascais desfilam a rigor baía acima. O percurso começa na Avenida D. Carlos, passa pela Avenida da República e termina no Hipódromo Manuel Possolo. Dia 10 é a vez dos pequenotes desfilarem. As Marchas Infantis acontecem na Praça Fernando Lopes Graça, em Tires.

Marchas de Cascais, Baía-Hipódromo. 8 de Junho a partir das 18.30 . Marcha Infantis, Tires. 10 de Junho a partir das 17.30

Publicidade

Procissão de Santo António

A tradição ainda é o que era e no dia 13 de Junho repete-se a procissão de Santo António, que acontece desde 1959. A iniciar na Cidadela de Cascais, percorre algumas das mais icónicas vias da vila ao longo de dois quilómetros.

13 de Junho, Cidadela de Cascais, a partir das 15.00

  • Coisas para fazer
  • Cascais

Muito mais do que sardinhas e mangericos, as Festas de Tires são uma autêntica feira popular, com carrosséis, carrinhos de choque e outras atracções para os mais valentes. Quem atravessa diariamente a A5, já sabe: de 7 a 16 de Junho, não faltam luzes, animação e música. E por falar em música, o cartaz deste ano está um mimo. Destaque para Piruka dia 7, Virgul dia 10, Quim Barreiros dia 11, Tributo aos Abba dia 13 e T-Rex dia 16.

Recinto de Festas de Tires, 7-16 Junho. Sex, Sáb e vésperas de feriado 15.00-01.00. Dom 15.00-00.00. Seg-Qui 17.00-00.00. Entrada livre

Publicidade

Arraial e Marchas da Malveira da Serra

Nem só no centro de Cascais se faz a festa. Na Malveira da Serra também se brinca ao Santo António – e as marchas são coisa séria. Marque na agenda: dia 12 há os comes e bebes típicos da quadra, DJ Gimmy e actuação da marcha da casa (Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra) e de marchas convidadas. 

Malveira da Serra, 12 de Junho a partir das 18.00. Entrada livre 

Arraial do Livramento

Perfeito para ir em família, o arraial organizado pelo Grupo Recreativo Livramento Estoril Clube instala-se todos os anos na praça à volta da igreja, entre a Rua do Paraíso e a Rua do Pinheiro. A festa de 2024 já arrancou mas ainda tem quatro noites para aproveitar – com o bónus de poder marcar mesa com a Dona Dalila (919329068) para comer sardinhas, bifanas, caracóis, filhoses, algodão doce ou pipocas à vontade. As próximas bandas a animar este bairro do Estoril são o Trio Sentido Obrigatório (7 de Junho), a banda k8 (8), os Arte Música (9) e os Cristais da Noite (12). 

Livramento. 7, 8, 9 e 12 de Junho a partir das 19.30. Entrada livre.

Roteiros na Linha

  • Coisas para fazer

É uma das zonas mais afamadas, bonitas (e caras!) do concelho de Cascais. No Monte Estoril, sobretudo em torno da sua célebre Avenida Sabóia, as elegantes vilas vivem lado a lado com restaurantes, lojas e espaços culturais, tudo bem perto do paredão e da Praia das Moitas. 

  • Coisas para fazer

Paramos no centro do Estoril a zona à volta do Casino, desde o topo até ao mar, onde abundam restaurantes e lojas que a tornam numa das áreas mais reputadas (e frequentadas) do concelho de Cascais. Do golfe às massas, do brunch aos vernizes, dos móveis ao sushi, descubra o que não pode mesmo perder no Estoril. 

 

Publicidade
  • Coisas para fazer

Desde a Marginal até à Galiza, São João do Estoril é mais uma paragem obrigatória da Linha de Cascais, onde nunca faltam coisas para fazer. Aqui há restaurantes  portugueses ou do mundo , bares, parques, praias e muitas oportunidades para os fãs de desporto. Descubra o melhor que esta zona do concelho tem para oferecer.

  • Coisas para fazer

É entre a Parede e São João que se esconde São Pedro do Estoril, uma das paragens da linha de comboio de Cascais – mas, mais do que isso, uma paragem obrigatória no concelho. Embora não seja a maior ou a mais famosa, não faltam coisas para fazer. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

Situada entre Oeiras e Cascais e com uma vida muito própria, a zona da Parede é um dos melhores sítios para passear (já para não dizer viver) na Grande Lisboa. As praias, claro, são o argumento mais forte. Mas também não faltam óptimos restaurantes, sejam tradicionais ou mais virados para o brunch.

  • Coisas para fazer

É a primeira paragem do concelho de Cascais (para quem vem de Lisboa), e, graças ao vasto areal, uma das mais concorridas para os banhos de sol e mergulhos no Verão. Mas Carcavelos tem muito mais do que praia para oferecer. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade