Passeios
A Rota da Resistência e Liberdade em Cascais vai dar a conhecer aos cidadãos a história de alguns dos locais emblemáticos para a resistência do Estado Novo. Com um itinerário (gratuito) de 7,5 km, os participantes vão poder percorrer a rede de casas clandestinas do Partido Comunista Português e do Movimento das Forças Armadas, localizadas em Cascais, no Estoril e na Parede.
O roteiro começa na vila de Cascais, passa pelo Monte Estoril, o Estoril, o bairro da Galiza, S. João do Estoril, S. Pedro do Estoril e estende-se até à conhecida Casa das Pedras, perto da praia das Avencas.
Algumas das casas que fazem parte do roteiro são a Vila Arriaga (na Rua do Pinheiro, Monte Estoril), onde tomou lugar o 3º Congresso do Partido Comunista Português, de 10 a 13 de Novembro de 1943; e uma casa em Cascais (atelier do arquitecto Braula Reis, no número 13 da Rua Visconde da Luz), onde se reuniram 197 oficiais dos três ramos das forças armadas, a 5 de Março de 1974, para aprovar o texto base do programa “O movimento, as forças armadas e a nação”.