Memmo Alfama
©Ricardo Junqueira
©Ricardo Junqueira

Os melhores bares em Alfama

Entre ruas, becos e ruelas há muito a descobrir. Conheça os melhores bares em Alfama para beber um copo

Teresa David
Publicidade

Apostar em Alfama para ganhar as marchas é quase tão certo como apostar que o Papa faz do Vaticano casa. Apostar que em Alfama o fado ainda ecoa pelos becos e que nos Santos Populares as ruas ficam intrasitáveis e com uma banda sonora e cheiro a sardinha que nos faz orgulhar de ser português, idem. E parte desse encanto foi o que lhe valeu a invasão turística que nos últimos anos tanta mudança trouxe. Mas ele lá está, de pé, colina abaixo e frente ao Tejo, pronto para receber – e confundir – tudo o que é visitante. Há muito para gostar em Alfama e nós damos-lhe algumas razões para além das acima citadas. Fique a conhecer os melhores bares em Alfama e, quem sabe se não acaba por se apaixonar.

Recomendado: Os melhores restaurantes em Alfama

Os melhores bares em Alfama

  • Noite
  • Castelo de São Jorge

Este lugar de livre criatividade tem lugar para todos. É uma Escola de Circo que abre as portas à população, seja assistir às producções da companhia da casa na Tenda do Chapitô, seja para provar a gastronomia do restaurante Chapitô à Mesa, com uma vista sobre Lisboa, seja para ir a eventos no Bartô, o bar, onde pode ouvir concertos, ver ciclos de cinema ou participar em tertúlias.

  • Hotéis
  • Alfama
  • preço 3 de 4

Não é um hotel de luxo nem quer ser. Afinal, a ideia é que o Memmo seja uma segunda casa fora de casa, e isso só se consegue com o ambiente informal que dificilmente encaixaria na definição de um cinco estrelas. Contudo, se o assunto for um copo com vista, pode preparar-se para uma boa experiência com Alfama aos pés.

Publicidade
  • Noite
  • Alfama

Argumento número um: as noites de música são uma constante no Tejo bar, e é provável que encontre por lá algumas caras conhecidas da indústria. Argumento número dois: é um bar e é também um dos clássicos do bairro beira-rio. Se a isto juntar as várias passagens de Madonna, não lhe faltarão motivos para conhecer esta casa.

  • Alfama

Amália Rodrigues, Lucília do Carmo, Alfredo Marceneiro, Berta Cardoso, Tristão da Silva, Celeste Rodrigues, Maria da Fé ou Beatriz da Conceição foram alguns dos muitos nomes que encheram a casa com a voz. Mas no espaço a que Argentina Santos deu vida, a canção ainda é parte do charme, e acontece todas as semanas. Vinho para acompanhar não falta. Veja só se quando as guitarras soarem, por respeito à tradição, faz silêncio.

Publicidade
  • Cafés/bares
  • Alfama

É, temos um fraco por miradouros. Especialmente se nos derem copos dos bons, vistas e pouca confusão, como este Terraço de Santa Luzia, onde a janela para o rio é tudo o que precisamos de ver depois do computador nos pôr a cabeça em água. Ou não estivessemos numa das zonas da cidade com melhor vista. 

  • Bares
  • Alfama

Este speakeasy em Alfama é bem capaz de ser um dos bares mais pequenos da cidade mas a oferta não obedece necessariamente ao tamanho da casa. No 16A da Rua da Regueira há muito a escolher, dos licores aos gins, e há até um cocktail em homenagem ao bairro que lhe serve de morada.

Publicidade
  • Atracções
  • Torres e miradouros
  • Castelo de São Jorge

Instale-se nos pufs e descontraia a ver o Tejo e os monumentos do bairro de Alfama. O bar deste mirante está integrado num edifício da premiada dupla de arquitectos Aires Mateus e é frequente fazer-nos chegar música aos ouvidos no Verão. 

  • Cafés/bares
  • Alfama

Nesta verdadeira instituição madeirense no coração do bairro de Alfama a poncha é um dos argumentos fortes para passar a porta. Mas além do licor da ilha há petiscos de sobra para que não tenha de continuar a jornada de barriga vazia – a música ao vivo também enche o calendário.

Publicidade
  • Bares
  • Santa Maria Maior

"O menor bar é a sala de estar mais movimentada." Assim é o lema d'Este Bar e não está longe da verdade. No pequeno espaço da Rua dos Remédios, os clientes são uma extensão da família, portanto prepare-se para uma habitual casa cheia e um poliglotismo contagiante. Com música à mistura. 

Continue o roteiro pelos bairros

  • Noite

Não é o destino mais óbvio quando se fala em noite em Lisboa, mas em Alvalade também há vida depois das seis da tarde e aos fins-de-semana. Traçamos-lhe um mini-roteiro noctívago para todos os gostos e até lhe damos alguns clássicos da noite alfacinha, seja para uma cerveja, um copo de vinho ou um mesmo um cocktail. Em alguns deles, com sorte, ainda pode apanhar concertos. Explore outras possibilidades na noite de Lisboa e passe um bom bocado nestes que são os melhores bares de Alvalade.

  • Noite

Longe vão os tempos em que este bairro era um deserto, uma zona deixada ao abandono, armazéns por ocupar e com tectos a cair. Nos últimos anos Marvila ganhou vida própria, uma existência que compete taco-a-taco com o Cais do Sodré ou o Bairro Alto se tirarmos a confusão e gentrificação dos dois últimos. Isto porque não lhe faltam opções para beber, mas também para encher a barriga, e para passar o tempo. E se a cerveja artesanal for um assunto que lhe é próximo do coração, este bairro é paragem obrigatória. Durante a semana, ou após o começo do fim-de-semana, rume a este oriente para conhecer os melhores bares em Marvila.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade