Todos merecemos uma segunda oportunidade. Até a comida. É com base nisso que, todos os dias, a Too Good To Go parte em missão e lança a bóia salva-vidas a centenas de refeições por todo o país. Uma luta diária que acontece há um ano em Portugal. Para celebrar o primeiro aniversário há números gordos que enchem as medidas. Mas não só: a festa também se faz com um evento com conversas e com uma loja pop up especial.
Não há perdas neste jogo, todos os intervenientes ganham. A aplicação dinamarquesa com poiso em vários países por todo o mundo chegou a Portugal em Outubro de 2019 e desde então vai pescando entre cafés, cadeias de supermercados, mercearias, restaurantes e lojas aquilo que a que chamamos de excedente. Depois permite que os utilizadores da app encomendem esses excedentes – que chegam nas chamadas Magic Boxes – a preços reduzidos. Os parceiros, além de reduzirem o desperdício, podem ganhar novos clientes, clientes esses que ganham uma boa refeição a preço de amigo. Moral da história: poupa-se dinheiro, ganha-se clientela e, mais importante que tudo, uma refeição de qualidade que iria parar ao lixo é salva. E isto acontece nas várias cidades onde a aplicação está operacional: Lisboa, Porto, Leiria, Braga, Coimbra, Almada, Guimarães, Setúbal, Aveiro e Viseu, bem como na região do Algarve.
Os números que o projecto combate mexem e remexem na consciência. Cerca de um terço da comida em todo o mundo é desperdiçada. Um terço. Por consequência, o desperdício alimentar é directamente responsável por 8% das emissões de gases de efeito de estufa, com um desperdício de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos anualmente. Em Portugal, as contas são semelhantes: estima-se que os portugueses desperdicem um milhão de toneladas de comida por ano, segundo dados do PERDA – Projecto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar. Isso equivale a quase 274 mil quilos por dia de comida que, de acordo com o movimento Unidos Contra o Desperdício, daria para alimentar as cerca de 360 mil pessoas com carências alimentares em Portugal.
E se há valores tenebrosos, a Too Good To Go responde com outros que dão alento. No último ano, o projecto conquistou mais de 400 mil utilizadores, mais de 1600 parceiros e mais de 200 mil refeições salvas. Metas mais do que suficientes para celebrar – de uma forma adaptada aos tempos, mas com a vontade de sempre de educar e consciencializar todos à volta.
Na comemoração do aniversário, nos dias 28 e 29 de Outubro, a Too Good To Go organiza conversas sobre como combater o desperdício em várias frentes, seja em casa ou nas empresas. As conversas serão intimistas, ou seja, decorrem apenas com oradores e respectivo moderador, mas qualquer pessoa poderá acompanhá-las através das redes sociais da app: Instagram, Facebook ou YouTube. Além disso, no Príncipe Real, no espaço A Sociedade estará montada nos mesmos dias uma loja pop up, onde nada se compra: servirá apenas de ponto de recolha de cerca de 100 Magic Boxes – o conteúdo será surpresa, tal como na aplicação – que irão ser oferecidas aos utilizadores que aparecerem ao longo dos dois dias, sem ser necessário reserva. Contra o caixote do lixo e pelo bem do planeta, marchar, marchar.