apps para ver as estrelas
Fotografia: Leon Liu/ Unsplash
Fotografia: Leon Liu/ Unsplash

Apps para descobrir o céu e fazer astroturismo em qualquer lugar

Quando olha pela janela, vê azul? Descubra mais sobre o tecto natural da Terra com estas apps para descobrir o céu.

Raquel Dias da Silva
Publicidade

Nem todos temos a sorte de viver na região do Alqueva, onde há uma média de mais de duas centenas de noites sem nuvens, perfeitas para apreciar o tecto natural da Terra em todo o seu esplendor. Mas, como já provámos, mesmo na cidade é possível ver as estrelas. Para se armar em astroturista, basta recorrer à ajuda de uma destas apps para descobrir o céu. De forma prática e divertida, vai conseguir encontrar estrelas, planetas, constelações, galáxias, satélites e tantos outros objectos celestes. Da mais básica à mais profissional, não lhe vão faltar aplicações para ver (e saber o que não está a ver) no céu nocturno – como quem diz, para identificar estrelas, identificar planetas ou, quem sabe, por que não, identificar ovnis.

Recomendado: O céu de 2024: eventos astronómicos a não perder

Apps para descobrir o céu à janela

NASA

Perfeito para quem quer ficar a par das descobertas da NASA, esta app é actualizada diariamente com notícias da agência espacial norte-americana, informações sobre missões e até conteúdos em live streaming. Destaca-se ainda o calendário de fenómenos astronómicos, que permite configurar notificações para não perder nenhum espectáculo nocturno ou oportunidades de ver a Estação Espacial Internacional a olho nu. Disponível para Android e iOS, tem ainda um recurso para exploração do Sistema Solar e uma estação de rádio para fãs de rock alternativo. 

Preço: gratuita

Sky View Lite

Apontada como uma das escolhas dos editores da Google em 2017, esta app é também uma das aplicações com melhor pontuação atribuída pelos utilizadores e está disponível para sistemas quer Android quer iOS. Com recurso a realidade aumentada, permite seleccionar um objecto celeste, como uma estrela ou um planeta, para ficar a saber onde estará nas horas seguintes, através da identificação do seu trajecto diário no céu, disponibilizando ainda informação científica e curiosidades sobre o astro. Já o calendário permite não só conhecer a posição de estrelas e planetas no passado como no futuro. Mas o melhor é nem sequer precisar de consumir dados (Wi-fi ou mesmo rede móvel).

Preço: versão gratuita

Publicidade

Star Chart

Com recurso a GPS e realidade aumentada, esta app (Android e iOS) apresenta um planetário pormenorizado, com o cálculo em tempo real da localização exacta de cada estrela e planeta visíveis a partir da Terra, mesmo em plena luz do dia. Basta apontar a câmara do telemóvel para o céu para saber o que está a ver e descobrir que, afinal, o que achava que era uma estrela é afinal um planeta. Durante o dia, ao apontar o dispositivo para o céu, verá o que as pessoas do hemisfério Sul vêem à noite. A função de zoom permite visualizar o céu ao detalhe e, para ficar a saber mais sobre um determinado corpo celeste, basta tocar nele. Mas há mais. A aplicação disponibiliza ainda o Catálogo de Messier, uma lista com mais de uma centena de objectos astronómicos, compilado pelo astrónomo francês Charles Messier entre 1764 e 1781.

Preço: versão gratuita

Sky Map

Lançada em 2009 pela Google como Google Sky Map, esta app, actualmente muito popular, foi abandonada à sua sorte em 2012, mas tem sido mantida, de forma voluntária, pelos engenheiros originais. Disponível para Android, sem quaisquer anúncios, é muito fácil de usar e permite ver o que se quer ver. Se apenas estrelas ou se mais do que um objecto celeste ao mesmo tempo. Destaca-se ainda o modo de pesquisa, que permite procurar um objecto específico: se escolher, por exemplo, Júpiter ou a constelação da Ursa Menor, a aplicação é capaz de indicar para onde deve virar o telemóvel para a ver (ou para saber que ela lá está mesmo não sendo visível).

Preço: gratuita

Publicidade

Sunrise Companion

Com esta app para Android é fácil saber quando nasce e se põe o sol e quando é a hora dourada ou hora mágica, uma expressão utilizada por fotógrafos que se refere ao período do crepúsculo logo após o nascer do sol e logo antes do pôr-do-sol, quando a luz do dia é mais avermelhada e mais suave do que quando o Sol está mais alto no céu. Mas também para não perder a hora azul, o período do crepúsculo durante o amanhecer e o anoitecer no qual o Sol está logo abaixo do horizonte, fazendo com que parte dos raios solares residuais penetrem indirectamente na atmosfera terrestre assumindo uma tonalidade predominantemente azul.

Preço: gratuita

Sky Guide

Além de uma interface simples e esteticamente apelativa, já premiada em 2014 pela Apple com um prémio de design, esta app para iOS apresenta um calendário com os principais fenómenos astronómicos e respectivas explicações em português, para não perder mais nenhum espectáculo nocturno. Destaca-se ainda um separador especial, onde encontra notícias, entrevistas e podcasts relacionados com astronomia. Ao activar a localização do telemóvel, é também possível configurar alarmes para ser avisado, por notificação, da passagem visível da Estação Espacial Internacional.

Preço: cerca de 2,73€

Publicidade

PhotoPills

Esta app (disponível para iOS e Android) é para os astrofotógrafos. Além de ajudar a determinar a hora e o local exactos a partir dos quais deverá fotografar para obter a imagem perfeita de um determinado objecto celeste, também permite partilhar as suas obras-primas com a comunidade (e ganhar prémios em dinheiro!). Entre as ferramentas disponíveis, destacam-se, por exemplo, a realidade aumentada 3D, que utiliza a bússola do seu telemóvel, e as calculadoras de exposição longa, lapso de tempo e muito mais. Não é grátis (custa 10,99€ uma única vez), mas as reviews são muito boas. Ainda assim, fica o aviso: não é fácil de usar e um profissional tirará mais proveito de todas as features.

Mais apps para usar em casa

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade