Ana Viotti, Festival Silencio 2017
Residência de Ana Viotti, em destaque no Festival Silêncio

Não fique em casa à janela. Aproveite Lisboa ao ar livre antes que o Verão acabe

Temos boas razões para evitar a depressão pós-estio e prolongar ao máximo o efeito "sinto-me de férias" em Lisboa. Em Setembro, a festa está na rua

Publicidade

Não vale a pena entrar em negação. Tudo o que é bom acaba e o Verão não foge à regra. Mas temos óptimas razões para sorrir de orelha a orelha – basta esperar que o bom tempo colabore. Aproveite Lisboa ao ar livre até ao final de Setembro. 

Não fique em casa à janela. Aproveite Lisboa ao ar livre antes que o Verão acabe

  • Hotéis
  • Bairro Alto
Suba ao The Lumiares, um oásis no Bairro Alto
Suba ao The Lumiares, um oásis no Bairro Alto

O boutique hotel que desde Maio de 2017 vive no antigo palácio do conde de Lumiares é um oásis de tranquilidade em pleno Bairro Alto. A independência dos hóspedes é um dos pilares da casa, mas é possível que saia daqui dependente do rooftop onde ser servem cocktails ou do restaurante Lumni, de Miguel Castro e Silva. De resto, o chef vem deixando a sua marca em tudo o que é terraço acabadinho de abrir na cidade. Se quiser continuar o périplo Castro e Silva, não perca de vista o novo Less de Miguel Castro e Silva, no terraço da Pollux.

  • Atracções
  • São Sebastião

Não são precisos motivos extra para passear pela Gulbenkian, mas tome nota que nos dias 16 e 17 de Setembro há Encontros da Paisagem e celebra-se a chegada do Outono. Conte com um passeio de bicicleta pelo corredor verde que liga estes jardins a Monsanto e um workshop ao ar livre sobre técnicas de produção de alimentos em agricultura biológica. “Cultivar” é a palavra-chave neste fim-de-semana para todas as idades, que se abre ao garden sketching, às oficinas de contos, aos diários gráficos, à expressão plástica e à construção de pequenos jardins.

+ Os melhores parques e jardins em Lisboa

Publicidade

Faça uma tour fotográfica com Lisboa à vista

Passeios organizados é o que mais encontra pela cidade. Basta escolher uma das sugestões, como esta da Green Trekker, e juntar-se ao grupo de caminhantes. Dia 23 de Setembro há um circuito fotográfico, com partida no Cais das Colunas (jum dos spots mais fotografados em Lisboa) e chegada ao Cais do Ginjal. Pelo meio, serpenteie pela Ribeira das Naus e Cais do Sodré até alcançar o cachilheiro que o levará à outra margem. É aqui que deve registar o pôr-do-sol, o pote de ouro no final do arco-íris (que é como quem diz, um vencedor óbvio de likes). 

Praça do Comércio, 17.30, 15€. www.greentrekker.pt

+ Um roteiro por Cacilhas

  • Hotéis
  • Lisboa
  • preço 3 de 4
Anime o estômago com o piquenique do Hotel da Estrela
Anime o estômago com o piquenique do Hotel da Estrela

Podemos queixar-nos até à exaustão do facto de não haver metro até à Estrela, mas a verdade é que custa muito pouco subir a Avenida Álvares Cabral para encontrar um dos jardins mais bonitos da cidade. A caminho, numa paralela, encontra o Hotel da Estrela, instalado no antigo palácio dos Condes de Paraty, um pequeno hotel de luxo com jardins e espaços exteriores que poucos hotéis de cidade têm a sorte de ter. Aos sábados, não é preciso reserva para atacar o piquenique+brunch. Basta aparecer e fazer de conta que o Verão é eterno. 

12.30-15.30

+ Os melhores sítios para fazer piqueniques na cidade

Publicidade
  • Santa Maria Maior

Depois da edição de Maio, Setembro retoma as quintas-feiras festivas depois do trabalho, com a 3, 2, 1 Hora Aperol. Prepara-se para este aperitivo com espumante que arrancou dia 7 na Delidelux, em Santa Apolónia, e segue na agenda até ao final do mês. Próximas paragens? O terraço do Hotel Mundial (na foto), no Martim Moniz (14 Set), o Quiosque Charcutaria Lisboa, na Avenida da Liberdade (21 Set); e o Le Chat (28 Set). Sempre a partir das 18.00 e com tapas para picar. 

+ Os melhores terraços em Lisboa

Veja Cascais à luz do Lumina

Se quer ver Cascais todo iluminado guarde estes dias na agenda. Esta edição conta com a participação de cerca de 40 artistas de todo o mundo, de França a Israel. Pela primeira vez, o Lumina convida um país para uma mostra de hábitos culturais e tradições, sendo que a estreia cabe à Bélgica. Vai poder provar a gastronomia típica (aquelas moules), dançar ao som de música tradicional e, obviamente, seguir a obra de luz de um artista belga. Saiba mais aqui

22 a 24 de Setembro. Ponto de encontro: Estação de Comboios de Cascais.

Mais coisas para fazer com bom tempo

  • Compras

Bonsais, cactos, árvores de fruto, arbustos, plantas rasteiras, trepadeiras, folhas grandes e miudinhas, tudo para compor as divisões lá de casa ou até mesmo para dar outra vida ao quintal – se for o caso. Esta lista dos melhores sítios para comprar plantas em Lisboa (e arredores) é para os apaixonados pela botânica, é todo um novo harém de clorofila à espera de ir morar lá para casa.

  • Coisas para fazer
  • Eventos desportivos

Nestes ginásios ao ar livre em Lisboa, e não só, pode aventurar-se num treino solitário ou com uma grupeta de amigos e sem gastar um tostão. E não, não é ginástica de reformado, mas de bem informado – depois de ler este artigo de uma ponta à outra, claro. Qual vai ser a sua desculpa? Deixe-se disso e dê à perna, aos braços e ao corpo no geral que o tempo do sedentarismo já passou.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade