João Pinto
Manuel Manso | O humorista João Pinto, no Lisboa Comedy Club
Manuel Manso

Os melhores sítios para ver stand-up comedy em Lisboa

A semana foi dura? O dia não lhe deu motivos para rir? Tome nota dos melhores sítios para ver stand-up comedy em Lisboa.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Nos últimos anos, Lisboa trilhou um caminho que a aproximou da comédia. Não falamos da velha revista à portuguesa, nem do cinema capaz de arrancar umas gargalhadas, mas sim de stand-up comedy feita por humoristas, sejam eles mais ou menos experimentados. Nem só de grandes salas de espectáculos e bilheteiras concorridas vive este roteiro. Pela cidade, há bares e pequenos auditórios que dão palco aos profissionais da arte de fazer rir. Chame a família, convide amigos e ria a bom rir nos melhores sítios para ver stand-up comedy em Lisboa.

Recomendado: Peças de teatro para ver esta semana

Bares com stand-up comedy em Lisboa

  • Santos

Para quem nunca ouviu falar, a Kilt é uma produtora de eventos que se especializou na área do humor, em particular na stand-up comedy. Além dos projectos com nomes como Luana do Bem, Guilherme Geirinhas, Diogo Batáguas e Carlos Coutinho Vilhena, a Kilt ocupa o palco do bar d'A Barraca todas as terças-feiras com noites de stand-up. Os convidados vão variando, mas sempre com nomes bem conhecidos no palco.

O bar do teatro é de tal forma apetecível que já se tornou a casa de um outro clube de comédia, o Domino's Comedy Club, criado pela conhecida cadeia de pizzarias. Basta ficar atento ao Instagram para ficar a par das próximas datas.

A Baiwho, em Campo de Ourique, continua a reinventar-se e agora dá palco ao humor com as Baiwho Comedy Sessions. Este novo evento mensal promete noites de stand-up repletas de surpresas. A curadoria fica a cargo da Fi, que escolhe a dedo quatro comediantes e junta dois convidados surpresa para um serão de gargalhadas na Cozy Room. Os bilhetes custam 7€, com lugares limitados. Para reservas, basta ligar para o 913444084.

Publicidade
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Neste café restaurante da Praça da Alegria, o humor também tem lugar à mesa. Ao anfitrião juntam-se convidados surpresa com a nobre missão de fazer rir, sempre na última quinta-feira do mês. O stand-up começa às 21.30, mas o Brooklyn convida o público a chegar mais cedo para jantar. Parece que rir é bem melhor quando se está de barriga cheia.

  • Noite
  • Cafés/bares
  • São Vicente 

Apresenta-se como um bar voltado para as artes, com especial queda para a música ao vivo e para a comida de conforto. No entanto, o Camones, na Graça, é também conhecido por ser a casa do São Vicente Comedy Club. Ou seja, reserva algumas noites à stand-up comedy. Só tem de espreitar o Instagram para lhes seguir o rasto e ficar a par das datas. Às terças, conte com open mic, oportunidade para contactar com eventuais promessas do humor nacional ou, quem sabe, para se estrear na difícil tarefa de fazer os outros rir.

Publicidade
  • Arte
  • Benfica/Monsanto

Uma vez por mês, este espaço cultural em Benfica, transforma-se no Com Calma Comedy Club. São serões bem passados – a rir, obviamente –, com Liliana Marques no papel de anfitriã. Para além da mestre de cerimónias, cada sessão recebe um leque de humoristas bastante composto e variado (incluindo open mic), mas que nunca é anunciado previamente. Além do factor surpresa, pode contar com um bar de apoio e uns acepipes para forrar o estômago. Fique a par da agenda no Instagram e, caso lhe interesse, o espaço também tem o próprio Clube de Escrita de Humor.

O Ferroviário recebe o Secret Stuff, uma nova noite de stand-up onde os segredos do público servem de inspiração para os humoristas da noite. Criado por Pedro Sousa, o espectáculo nasce da necessidade de mais palcos para stand-up em Lisboa e promete sessões únicas, já que o material muda consoante as confissões anónimas da plateia. As primeiras edições acontecem a 6 e 20 de Março, às 21.00, com bilhetes a 10€ (maiores de 16). Para já, o evento é exclusivo ao Ferroviário, mas pode vir a expandir-se.

Publicidade
  • Comédia
  • Lisboa

O Lisboa Comedy Club é um espaço dedicado em exclusivo ao humor, onde os clientes podem reservar mesa para assistir aos espectáculos dos humoristas convidados e residentes, enquanto tomam um copo ou petiscam qualquer coisa. Todas as noites há dois comediantes da casa, com mais repertório e andamento, um ou outro convidado e um ou dois em modo open mic, que se inscrevem com a devida antecedência. Na sala do piso inferior acontecem espectáculos e a entrada exige bilhete – para saber a programação basta acompanhar a página de Instagram

  • Coisas para fazer
  • Alvalade

Em Alvalade, as quartas-feiras ficam por conta de uma trupe de mestres do humor que se reveza no microfone, dentro de uma espécie de black box. Sob o título Casa da Discórdia, as noites de stand-up no Poolside Hub (onde fica o restaurante Cobaia) tendem a esgotar, por isso se vir que vai lá estar um humorista da sua afeição apresse-se a comprar bilhete. Oriente-se com a preciosa ajuda das redes sociais.

Publicidade
  • Estrela/Lapa/Santos

O Republic of Comedy apresenta-se como o primeiro clube de comédia internacional do país. Inquilino do histórico Xafarix, em Santos, especializou-se em dar o microfone a humoristas estrangeiros. Com sessões quase todas as noites, o palco é frequentemente pisado por artistas vindos de longe. Há ainda noites temáticas, dedicadas a humoristas mulheres e LGBTQI+. Só tem de ficar de olho na agenda.

  • Noite
  • Cais do Sodré

O Roterdão habitou-nos a serões dançantes, quase sempre de copo na mão, mas nem todas as noites são iguais. Às quartas (não todas, mas algumas previamente anunciadas nas redes sociais), a pista transforma-se em palco de comédia (não que às vezes não possa sê-lo noutras noites) com o Cais a Rir. Mas nada tema, porque depois de umas boas gargalhadas, pode contar com o Roterdão para o que lá se faz melhor: beber e dançar.

Publicidade
  • Alcântara

Aqui, a comédia acontece em muitos idiomas. A pensar no público internacional que ganha cada vez mais peso na cidade, mas também nos portugueses que não se importam de rir noutras línguas, depois do pôr-do-sol, o Selva – sítio de café de especialidade e de pastelaria vegana e sem glúten – ganha outros contornos e transforma-se em Selva Comedy Cafe. A programação não é diária, até porque vai sendo intercalada por música e cinema, mas é muito diversa. Além de stand-up em inglês, há noites de humor em espanhol e italiano, mas também sessões reservadas só a humoristas mulheres, conhecidas como Female Comedy Lab.

Mais para fazer em Lisboa

  • Noite

Dizem que Lisboa é a nova Berlim – e são capazes de ter razão. A movida da cidade já ganhou fama internacional e há discotecas para todos os gostos, do rock ao techno, passando pelo funaná ou o reggaetón. Há um bar de cocktails na lista dos melhores do mundo, outros clássicos onde precisa de tocar à campainha para entrar e sítios onde dá jeito conhecer o porteiro para passar à frente na fila. Dizemos-lhe os bares que acabam de abrir e recomendamos outros onde nunca vai passar sede. São os 25 melhores bares em Lisboa e não pode ficar sem os conhecer.

  • Noite
  • Karaoke

Se ainda não conseguiu ter os seus cinco minutos de fama, eis uma bela oportunidade: há karaoke em Lisboa para todos os cantores de duche. Das grandes baladas às canções pop, dos sítios da moda aos cafés mais tradicionais, só precisa mesmo de escolher e juntar às cantorias um jantar, uma cervejinha ou um cocktail. Garantimos-lhe que há quem leve isto muito a sério, como se de um concurso de talentos se tratasse, e outros que encaram tudo na desportiva e caem nos guilty pleasures dos grandes hits (do pimba ao internacional).

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade