TOM Natal
DR
DR

Cinco coisas para fazer no Time Out Market no Natal

Se comer, beber e conviver são das actividades mais praticadas durante a época festiva, então o Time Out Market é o sítio ideal para vir viver estes dias da melhor maneira, com boa comida e bebida, decorações natalícias e muita animação.

Publicidade

Há quanto tempo não manda um postal a alguém? Pois, há demasiado tempo... E que melhor altura para o fazer do que o Natal, quando o coração fica mais quentinho e bate sempre aquela saudade de quem está longe? Este ano, o Time Out Market instalou um marco de correio gigante mesmo no meio do food hall, que não vai servir apenas para colocar a suas cartinhas, mas também para criar um postal de Natal animado. Mas há mais para entrar no espírito: workshops de cozinha, presentes e muita matéria-prima para a consoada. Venha viver o Natal no mercado.

Recomendado: As coisas mais natalícias para fazer em Lisboa

Cinco coisas para fazer no Natal no Time Out Market

1. Do Cais do Sodré, com Amor

Este ano, vai encontrar um marco de Natal interactivo no foodhall, onde todos os visitantes vão poder tirar uma fotografia ao estilo desenho animado, que depois será “emoldurada” no postal. No final, poderá enviar a sua carta ao destinatário à antiga ou por e-mail. Do Cais do Sodré, com Amor – para o mundo!

Até 7 de Janeiro no food hall.

2. Workshops de Natal na Academia

No Natal, a cozinha é um dos sítios mais importantes da casa, por isso, a Academia Time Out criou uma programação à altura da época. Começamos no dia 9 de Dezembro com um workshop para quem quer expandir horizontes natalícios. Durante três horas, na escola de cozinha do Time Out Market, o chef Miguel Mesquita conduz uma viagem gastronómica por três receitas típicas de outros países (Grécia, Ucrânia e Reino Unidos). No dia seguinte, o programa é mais doce. Venha aprender a cozinhar sobremesas natalícias como barriga de freira, pão de ló de Ovar e broas castelares.

Saltamos para dia 17, quando a Academia abre as portas aos mais novos para um Masterkids Especial Natal. Os miúdos vão aprender a fazer bolachas de Natal e respectiva decoração, e ainda uns deliciosos Cinnamon Rolls. A seguir ao Natal, vem a passagem de ano e continua-se à mesa, por isso a Academia preparou um workshop no dia 28 de Dezembro para ensinar a preparar petiscos para a última mesa do ano.

Os bilhetes para os workshops da Academia Time Out estão à venda exclusivamente aqui

Publicidade

3. Venda solidária de livros da Penguin Random House

Além de comida, não há nada que a equipa do Time Out Market goste mais de receber no Natal do que livros, por isso, convidámos os nossos amigos da Penguin Random House para instalarem uma loja pop-up de livros no primeiro piso do Time Out, durante o fim-de-semana de 16 e 17 de Dezembro. E como estamos no Natal, esta será uma loja com cariz solidário – a totalidade das vendas dos livros revertem para a Crescer - Associação de Intervenção Comunitária. Nesses dois dias, poderá encontrar uma larga gama de livros do Grupo Penguin, entre novidades e livros de fundo de prestigiados autores, novas vozes, literatura infanto-juvenil e até livros para quem já tem de tudo. Lá estarão os editores da Penguin e autores para autografar os livros. De manhã, haverá ainda actividades infantis para os mini-leitores.

Para chegar à Venda Solidária da Penguin basta subir as escadas do mercado que dão acesso ao primeiro piso: a loja vai estar situada no miradouro junto à entrada do restaurante Pap’Açôrda.

Sábado das 10.00-20.00/ Domingo 10.00-18.00

4. Comprar presentes 

Se ficou imbuído do espírito de Natal depois de enviar o postal no nosso marco de correio, aproveite a inspiração e compre alguns presentes também. No Time Out Market é possível sair de barriga cheia, mas também com o saco de compras de Natal bem composto. Na loja Time Out, por exemplo, pode comprar (e carregar) um Gift Card para gastar nos espaços do Time Out Market, um bilhete para um espectáculo no Estúdio Time Out (consulte a nossa agenda) e ainda merchandising da marca.

Se passar na Garrafeira Nacional, encontra uma selecção dos melhores vinhos nacionais para oferecer – e consumir! – este Natal. Para os que gostam de meter as mãos na massa, sugerimos que passem no quiosque da Funky Chunky e comprem uma embalagem de cookie-dough para fazer as melhores cookies do mundo em casa, ou então comprem um voucher na nossa loja online para oferecer um workshop de cozinha. Para aprender com quem sabe, o melhor é levar um dos livros dos nossos chefs (Marlene Vieira e Miguel Castro e Silva).

Não abandone o mercado sem passar na loja mais bonita de todas – A Vida Portuguesa -, onde vai encontrar presentes de marcas portuguesas cheias de história. No fim-de-semana de 21 e 22 de Dezembro, o Estúdio Time Out recebe ainda um mercado de produtos feitos à mão (Handmade Markets) por vários artesãos locais, que são presentes perfeitos para pôr no sapatinho.

Publicidade

5. Comprar bacalhau na Terra do Bacalhau

Não há mesa de Natal sem o fiel amigo. E se vem ao Time Out Market petiscar e beber um copo, pode aproveitar para passar na banca da Terra do Bacalhau e levar para casa bacalhau seco numa embalagem própria para demolhar. Aproveite e peça um pastel de bacalhau ou um dos muitos petiscos para comer no mercado.

Para compor a restante ceia de Natal passe pela Garrafeira Nacional para levar os melhores vinhos para casa e pelo Mercado de Frescos da Ribeira onde vai encontrar todo o tipo de acompanhamentos e temperos (cenouras, couves, ovos, fruta).

Natal em Lisboa

  • Coisas para fazer

Começou a contagem decrescente para o Natal. Está preparado? Não, mas não entre já em pânico. Os mercados voltam a dominar a agenda da cidade, tornando esta época ainda mais mágica. Por isso, sim, é possível fugir dos centros comerciais para tratar dos presentes de Natal, num mercado físico e apoiando o comércio local. Há-os para todos os gostos, os que dão espaço aos pequenos negócios e à segunda mão, e os que não descuram a gastronomia e as diversões. Anote as melhores sugestões de mercados de Natal em Lisboa e arredores. 

  • Coisas para fazer

Tem queda para a patinagem? Na verdade, não interessa, porque estas pistas de gelo estão preparadas para todos, de profissionais a amadores, crianças e adultos. O objectivo é esquecer durante uns instantes (o suficiente para um trambolhão ou uma pirueta) a azáfama dos presentes de Natal. O programa é simples: passar uma tarde diferente de patins calçados e tentar não cair logo nos primeiros minutos. Por isso, junte os amigos ou a família (quem sabe não tem em casa um patinador artístico escondido) e aventure-se nestas pistas de gelo.  

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade