É quem comanda o pelotão desta espécie de tropa de elite do corte e costura que é a Maria Modista. Filipa Bibe não dá ponto sem nó – deixou a contabilidade para se dedicar às agulhas, uma paixão que há muito lhe ocupava o coração. Na altura, foi uma oportunidade que agarrou, não só pelo hobby, mas pela falta de escolas de costura com programas de ensino modernos. De um pequeno estúdio na Alameda, a Maria Modista saltou para o Porto, Estoril, Leiria, Coimbra e Aveiro, galgando ainda o Tejo rumo a Almada e Setúbal. Em Lisboa e no resto do país, há algumas escolas já franchisadas por alunas. A tendência do DIY não é de agora: isto de aprender a transformar peças ou a fazê-las de raiz é o motor e o propósito da Maria Modista. Em tempos, Filipa contou-nos que a sua escola “é quase uma madrinha para muitas marcas que ainda hoje existem”, até porque muito boa gente começou a olhar para o que é handmade, para o personalizado, e até para o impacto da indústria maciça da moda no ambiente (já ouviu falar em upcycling?). Em tempo de desconfinamento, as escolas vão reabrindo com os cuidados de higiene e segurança reforçados, mas as aulas online mantêm-se (30/60min; 12,50€-22€) para quem quer ajuda a começar um projecto em casa. Enquanto isso, Filipa lança um desafio. Aceita? O molde está disponível aqui e no site da Maria Modista.
mariamodista.pt
Tapa-fraldas
Material:
60 cm x 150 cm de tecido exterior
60 cm x 150 cm de forro 100% algodão
75 cm de elástico de 0,5 cm
Um alfinete de ama pequeno para passar o elástico
Linha da cor do tecido
Moldes
Passo a passo:
1. Unir exterior e forro, direito com direito, e coser cavas das pernas.
2. Virar o tapa-fraldas para o direito e passar a ferro, vincando as costuras.
3. Unir as laterais do exterior, direito com direito. Fazer o mesmo com o forro, mas deixando uma pequena abertura num dos lados.
4. Coser a cintura, direito com direito, em chouriço: com a peça do direito, apanhar a cintura do forro e do exterior através da abertura do forro. Começar a coser a cintura na costura lateral, para ser mais fácil manter as duas partes alinhadas. Aponte esta dica: antes de coser, alfinetar ao longo de toda a cintura para ter a certeza de que bate tudo certo. É aqui que fica com a peça em chouriço.
5. Virar o tapa-fraldas para o direito pela abertura e passar a ferro.
6. Com a peça do direito fazer um canal nas cavas das pernas a 1 cm, deixando uma pequena abertura para passar o elástico. Inserir o elástico nos canais através da abertura do forro com a ajuda de um alfinete de ama.
7. Fazer um pesponto a 1,5 cm na cintura e outro pesponto a 1 cm para fazer o canal do elástico da cintura. Aplicar e finalizar o elástico da mesma forma usada nas cavas das pernas.
Opção: se não gostar do efeito de folho na cintura, fazer apenas um pesponto que será o canal para o elástico.
8. Por fim, fechar a abertura do forro com um pesponto na máquina ou um ponto à mão.
@mariamodista