Projecto alameda das linhas de torres/rua do lumiar
©CMLProjecto da Alameda das Linhas de Torres
©CML

Faltam 16 obras até às eleições em Lisboa

Tudo indica que em Outubro vamos às urnas depositar o voto para as autárquicas. Saiba o que está prometido mas ainda falta ficar pronto até às eleições em Lisboa

Renata Lima Lobo
Publicidade

A cidade está decorada com belas gruas, tapumes e barreiras metálicas com apontamentos de pó. E foi precisamente poeira que levantámos para este bico de obra. Descubra as 16 obras que prometem mais espaços verdes, mais passeios e trânsito menos stressante – e que têm de ficar prontas até ao final do ano. Ou, no melhor cenário, até às eleições autárquicas em Lisboa, daqui a seis meses. 

Faltam 16 obras até às eleições

1. Alameda Ricardo Espírito Santo

É verdade que a alameda vizinha do Centro Comercial Fonte Nova está recheada de espaços verdes. Mas são poucos os que sentem o ímpeto de estender uma toalha no relvado e privar com tipuanas... e carros por todo o lado. Para as duas coisas parece haver uma solução. Por um lado, será criada uma grande praça que une os troços da Estrada de Benfica interrompidos pelo viaduto da 2ª Circular, onde além de quiosques, esplanadas, relvados e equipamentos infantis, será erguida uma fonte com repuxos de água. Por outro, estão prometidas novas bolsas de estacionamento junto à Rua Professor José Sebastião e Silva.

Início da obra: Março de 2017
Conclusão prevista: 3º trimestre de 2017

2. Largo da Igreja Santa Isabel (Campo de Ourique)

Rococó, revivalista e neoclássica. O espaço envolvente da Igreja de Santa Isabel não lhe tem feito jus e foi esse o ponto de partida para a intervenção junto ao templo do século XVIII: valorizar a igreja e a identidade do local “com a criação de um espaço amplo e confortável que convide à estadia e que possa ser utilizado para celebrações, festividades e feiras”. A obra prevê o aumento das zonas pedonais, reordenamento do estacionamento, novas árvores e zona de esplanada. Em alturas de festa, a zona pode ser totalmente interdita ao trânsito automóvel.

Início da obra: Novembro de 2016
Conclusão prevista: 2º trimestre de 2017

Publicidade

3. Largo da Memória (Ajuda)

Aqui vive mais um monumento nacional a precisar de uma nova paisagem circundante. A Igreja da Memória, onde se encontra o túmulo do Marquês de Pombal, não vai ser requalificada, mas será valorizada com a reabilitação do espaço público que a envolve. O estacionamento será reordenado, mas o número de lugares para o carro será o mesmo, num projecto assinado pelo arquitecto Gonçalo Byrne.

Início da obra: Novembro de 2016
Conclusão prevista: 2º trimestre de 2017

4. Largo de Alcântara

Aqui não se aplica a máxima nem tanto ao mar, nem tanto à terra. É mesmo mais a Alcântara-Terra. No entanto, a área de intervenção a sul desta estação de comboios prevê, além do aumento das zonas de lazer, melhorar as ligações pedonais entre as duas estações, criando um corredor verde amigo das bicicletas ao longo da Rua João de Oliveira Miguéns.

Início da obra: Janeiro de 2017
Conclusão prevista: 1º semestre de 2017

Publicidade

5. Largo do Calvário/ Largo das Fontainhas

Tem sido um cabo dos trabalhos para moradores e comerciantes, mas o largo que pouco ou nada devia à beleza está a ser alvo de uma operação de maquilhagem a sério. O tráfego rodoviário vai ser disciplinado e as áreas para circulação de peões vão ficar mais convidativas: se nunca parou no largo a não ser para esperar pelo eléctrico ou autocarro, no futuro pode sentar-se à sombra de uma árvore, enquanto tira as medidas a um antigo chafariz que já aqui viveu. Actualmente na vizinha Travessa Teixeira Júnior, o chafariz de calcário branco com dois tanques (um para o gado e outro para a população), construído em 1862, vai regressar às origens.

Início da obra: Dezembro de 2016
Conclusão prevista: 1º semestre de 2017

6. Largo do Leão

Alguma vez pensou ser possível ligar a um amigo e dizer “vem ter comigo à esplanada do quiosque no Largo do Leão”? Provavelmente não. Mas não é só o largo que vai mudar. Na rua que dele desagua, a Visconde de Santarém, desaparece o separador central para permitir o alargamento dos passeios e o reordenamento do estacionamento. Novos ecopontos também estão a caminho.

Início da obra: Fevereiro de 2017
Conclusão prevista: 2º trimestre de 2017

Publicidade

7. Quinta de Santa Clara

A acompanhar um dos limites do Jardim de Santa Clara, na Ameixoeira, será criada de raiz a futura Alameda de Santa Clara, que vai ligar a Rua Vitorino Nemésio à Rua Jorge de Sena. Nessa alameda será construída uma praceta central (adivinhe o nome… muito bem, Praceta de Santa Clara) decorada com amoreiras. As novas espécies arbóreas são na verdade o forte deste projecto: cerejeiras-bravas e alfarrobeiras para a Alameda António Sérgio e lódãos-bastardos na Rua Vitorino Nemésio. 

Início da obra: Março de 2017
Conclusão prevista: 3º trimestre de 2017

8. Alameda das Linhas de Torres/ Rua do Lumiar

O topo norte da Alameda da Linha das Torres vai ficar de cara lavada. O projecto prevê o aumento dos passeios e a instalação dos chamados "pavimentos confortáveis", numa zona que terá mais banquinhos à disposição para quem quer descansar ou ver quem passa, abençoados com árvores e rodeados de arbustos e canteiros. Já na nova Praça Verde, a ser construída sob a sombra do viaduto do Eixo Norte/Sul, será criado um jardim com áreas de exercício ao ar livre, parque infantil, quiosque e estacionamento para 30 carros.

Início da obra: Janeiro de 2017
Conclusão prevista: 3º trimestre de 2017

Publicidade

9. Rossio de Palma

Conhecer o Rossio de Palma em São Domingos de Benfica é conhecer uma pequena aldeia em plena cidade. Só que tanto este rossio como o pequeno largo vizinho (ocupado por carros) não estão aptos para estadias lúdicas. Vamos lá então tornar os dois espaços mais atractivos com o aumento da área para peões e esplanadas, além de mandar o estacionamento não às urtigas, mas exclusivamente para a entrada e saída do Rossio de Palma.

Início da obra: Setembro de 2016
Conclusão prevista: 2º trimestre de 2017

10. Rua Actriz Palmira Bastos

No Bairro das Amendoeiras, outrora conhecido por Zona I de Chelas, vai nascer uma ciclovia e um novo alinhamento de árvores e também serão reforçadas as zonas de lazer com bancos e mais vegetação. O parque de estacionamento ao fundo da rua que homenageia a actriz que nasceu no século XIX também vai levar uma reviravolta.

Início da obra: Março de 2017
Conclusão prevista: 2º trimestre de 2017

Já que falamos em obras...

  • Coisas para fazer
Os feitos arquitectónicos lisboetas estão longe de ter acabado na empreitada pombalina. Milhares de toneladas de betão, ferro e vidro depois, os últimos 60 anos foram ricos em grandes obras de arquitectura e de design, ao estilo de cada época. Em dez sugestões, visitar os grandes ex-líbris da modernidade e da contemporaneidade lisboetas está ao alcance de qualquer um. Recomendado: Lisboa é a melhor cidade do mundo para a Wallpaper
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade