Jardim botanico de lisboa
Fotografia: Manuel MansoJardim botanico de lisboa
Fotografia: Manuel Manso

Jardim Botânico de Lisboa está de cara lavada e com entrada gratuita

O jardim reabre este sábado. A Time Out mostra-lhe já algumas das alterações.

Publicidade

Já lhe tínhamos dado aqui a novidade: o Jardim Botânico de Lisboa vai reabrir ao público este sábado. E, nos primeiros tempos, a entrada vai ser gratuita, para que todos possam usufruir deste espaço verde com 140 anos de história.

“As pessoas sentiam falta do Jardim Botânico, era um local de usufruto de muitos lisboetas, não só turistas. E estamos finalmente a devolvê-lo à cidade”, explica o professor José Pedro Sousa Dias, director do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

As obras a que o Jardim foi submetido são essencialmente infra-estruturais, sendo visível o novo pavimento de todos os caminhos e a recuperação dos gradeamentos que revelam pontos de observação das colecções botânicas ali plantadas. “Os caminhos foram recuperados, os sistemas de rega e de recolha de águas pluviais também foram retificados e melhorados – coisa que não é tão visível para os visitantes. Fizemos coisas para a sustentabilidade do jardim e isso é fundamental”, acrescenta.

Agora, a partir de sábado, é aproveitar o jardim para passear, ler, descansar e armar-se em especialista de botânica por momentos.   

As novidades do Jardim Botânico de Lisboa

Esplanada

Na entrada principal do Jardim Botânico há um espaço para ser explorado. Foi lançado concurso público para candidaturas de exploração do mesmo para que nos dias mais quentes se instale ali um novo sítio na cidade para esplanadar - independente do jardim.

Entrada do Jardim

A entrada do Jardim foi toda ajardinada e ganhou pequeno muro  circundante à zona de validação de entradas no jardim. Além disso o passeio foi reconstruído. 

Publicidade

Pavimento

A nova pavimentação é a maior diferença visível ao longo dos três hectares de Jardim Botânico já abertos ao público (o outro hectar ainda está em obras de recuperação de edifícios). Todos os trilhos do jardim foram pavimentados de novo para melhoria das condições de acesso dos visitantes. 

Também o gradeamento, que antes estava coberto por uma hera, foi reforçado ao longo de toda a entrada.

Mobiliário

O mobiliário do jardim foi também recuperado, incluindo os bancos e as papeleiras (agora substituídas por umas menos agressivas visualmente).

Publicidade

Anfiteatro

Esta é uma das novidades mais evidentes por quem passeia no Jardim que ganhou um anfiteatro na zona que tem a maior clareira do espaço. Feito em betão está preparado para alguns lugares sentados e para receber espectáculos no Verão. 

Sistema de regas

Os sistemas de rega e de recolha de águas pluviais foi renovado e melhorado em alguns locais do jardim. O objectivo é poupar no gasto da água nas regas das espécies e rentabilizar.

Mais espaços verdes em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana
Já temos Parque Urbano do Vale da Montanha
Já temos Parque Urbano do Vale da Montanha

Já por aqui se passeava, mas já foi oficialmente inaugurado o Parque Urbano do Vale da Montanha. E é enorme. Numa das entradas do parque, junto ao cruzamento das Avenidas Almirante Gago Coutinho e Marechal António Spínola, dezenas de alunos do primeiro ciclo ajudavam a plantar árvores do novo espaço verde. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade