Já lhe tínhamos dado aqui a novidade: o Jardim Botânico de Lisboa vai reabrir ao público este sábado. E, nos primeiros tempos, a entrada vai ser gratuita, para que todos possam usufruir deste espaço verde com 140 anos de história.
“As pessoas sentiam falta do Jardim Botânico, era um local de usufruto de muitos lisboetas, não só turistas. E estamos finalmente a devolvê-lo à cidade”, explica o professor José Pedro Sousa Dias, director do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
As obras a que o Jardim foi submetido são essencialmente infra-estruturais, sendo visível o novo pavimento de todos os caminhos e a recuperação dos gradeamentos que revelam pontos de observação das colecções botânicas ali plantadas. “Os caminhos foram recuperados, os sistemas de rega e de recolha de águas pluviais também foram retificados e melhorados – coisa que não é tão visível para os visitantes. Fizemos coisas para a sustentabilidade do jardim e isso é fundamental”, acrescenta.
Agora, a partir de sábado, é aproveitar o jardim para passear, ler, descansar e armar-se em especialista de botânica por momentos.