Uma cidade pré-histórica, romana, muçulmana e cristã, dos ofícios ou quinhentista. Lisboa está despida de segredos nesta “Viagem ao interior da cidade”. O piso térreo do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta reabre a 9 de Junho com uma nova a exposição permanente, que continua a revelar a evolução da cidade, desde a pré-história, mas com novidades.
A reabertura é marcada pela inclusão de 200 novas peças na exposição, que se juntam às cerca de 300 da antiga exposição, numa viagem que começa há mais de cem mil anos na cidade de Lisboa, altura em que chegaram os primeiros habitantes a esta região, cuja ocupação remonta ao Paleolítico. Organizada cronologicamente, a exposição conduz os visitantes até à cidade do reinado de D. João V, passando pela cidade romana, muçulmana, medieval cristã e quinhentista, desvendando as diversas etapas do desenvolvimento urbano e da ocupação do território.
Um dos grandes destaques é o regresso da emblemática Maqueta de Lisboa antes do Terramoto de 1755 (Sala 11), peça executada em 1945 e depois em 1959, uma representação fidedigna composta por dez mil miniaturas de edifícios que se estendem por mais de dez metros de comprimento e quatro de largura. Em complemento da maqueta, poderá interagir com conteúdos multimédia que apresentam modelos 3D de 22 edifícios civis e religiosos, ruas e praças da Lisboa barroca, assim como três percursos que dão a conhecer o centro urbano antes de ser destruído nas vésperas deste grande terramoto. Mas vamos por salas.
Recomendado: O maravilhoso mundo dos azulejos em Lisboa