Estar atento à prosa e verso alheio é uma virtude e um exercício que pode praticar ao longo da Noite da Literatura Europeia (NLE), que chega este sábado e ocupa a Colina de Santana de alto a baixo.
A iniciativa está integrada nas Festas de Lisboa e é organizada pela EUNIC Portugal (rede constituída pelos institutos nacionais de cultura da União Europeia), com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Este ano conta com a participação de 14 países: Alemanha, Áustria, Finlândia, Croácia, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia e, claro, Portugal. São 15 os espaços que a Noite da Literatura Europeia vai ocupar ao longo da Colina de Santana, da Galeria Monumental à Biblioteca de São Lázaro.
A Casa Fernando Pessoa é a convidada especial desta edição e será a instituição que se encarrega da inauguração do evento, nas Carpintarias de São Lázaro. As actividades de cada local, que duram entre as 18.00 e as 23.30, serão propostas pelos autores das obras, e recitadas e encenadas por escritores e artistas, com uma duração de 10 a 15 minutos, dando tempo ao público para se deslocar e assistir às várias apresentações.
Recomendado: O melhor dos bairros de Lisboa