Sintra
![Sintra Sintra](https://media.timeout.com/images/103656668/750/422/image.jpg)
![Sintra Sintra](https://media.timeout.com/images/103656668/750/562/image.jpg)
Cabo da Roca
Pegadas de dinossauros. É na Praia Grande que pode ser observada a passagem dos maiores lagartos da história do planeta pela zona de Sintra durante o período Cretácico (logo a seguir ao Jurássico). Mas tem muito caminho antes de lá chegar. Este percurso de trekking circular tem início e fim no ponto mais ocidental da Europa e ainda o leva a conhecer localidades como a Ulgueira e Almoçageme, mais para o interior.
Distância: 10 km
Dificuldade: Alta
Monge
Se for menos rodado na arte do trekking pode optar por um percurso com metade da quilometragem. Começa e acaba no Convento de Santa Cruz dos Capuchos, franciscano, numa rota onde Miguel Judas destaca a “exuberância da vegetação”. Pelo caminho vai encontrar cedros do Buçaco, carvalhos, medronheiros ou urzes. E num dos pontos mais altos da Serra de Sintra vai descobrir o Tholos do Monge, uma sepultura colectiva da pré-história.
Distância: 4,5 km
Dificuldade: Média
Quintas
É ideal para um passeio a dois – dizemos nós, não o autor. A verdade é que o percurso que tem como ponto nevrálgico o Palácio de Sintra, transporta-nos para o período romântico do final do século XIX, tempos de refastelamento da burguesia endinheirada que então se refugiava em Sintra. Além do Palácio de Sintra, Miguel Judas destaca a Torre do Relógio e a Igreja de São Martinho, bem como as quintas da Regaleira e D. Amélia.
Distância: 4,5 km
Dificuldade: Média