Plantar Uma Árvore
Diz que é para fregueses, mas a rua é de todos e pode ser que lhe saia a sorte grande e lhe vá parar uma semente às mãos. A Junta de Freguesia de Campolide abraça ao Dia Mundial da Árvore com a plantação de seis espécimes na freguesia, com ponto de partida marcado para este sábado às 10.00 da manhã. Mas a iniciativa vai além do plantar de sementes e à tarde está agendada a pintura de canteiros feitos com pneus reciclados pelos vizinhos mais pequenos. Estes canteiros, no largo da Rua Reinaldo Manuel dos Santos, vão ser depois preenchidos com terra e ocupados com diversas plantas.
Ponto de encontro: Em frente à Junta de Freguesia de Campolide – Rua da Campolide, 24B. Sáb 10.00
Por outro lado, embora muitos associem os engenheiros ao betão e não aos espaços verdes, a verdade é que são pessoas muito dadas à natureza. Prova disso é o evento criado pelo ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa que se associa ao Dia Mundial da Árvore com três palestras de entrada livre, no Auditório Chagas Gomes. Além de conversas sobre construções em madeira, metais tóxicos em folhas de choupo e solos da cidade de Lisboa e ainda sobre cortiça, todos os participantes estão convidados a arregaçar as mangas e plantar matéria-prima no Campus do ISEL.
Campus do ISEL - Rua Conselheiro Emído Navarro, 1 (Chelas). Ter 14.00
E já pensou em tornar-se guerrilheiro? Esta é a sua grande oportunidade, mas a causa pela qual vai lutar não implica a utilização de, por exemplo, pólvora ou urânio enriquecido. Há bombas, sim, mas são verdes. A associação Plantar Uma Árvore, sob o mote que a caracteriza “1 Pessoa, 1 Árvore” planeou o evento “Bombas de sementes para uma revolução verde” para este Domingo no Parque Florestal de Monsanto, o terceiro pulmão de todos os lisboetas. E a iniciativa divide-se em dois momentos: durante a manhã será dada formação aos recrutas com a Oficina de Bombas de Sementes, que versará sobre como fazer bombas de sementes com espécies nativas. Segue-se o bombardeamento em equipa de todos os recantos que precisem. O evento é gratuito, mas recomenda-se inscrição.
Ponto de encontro: Centro de Interpretação de Monsanto – Estrada do Barcal. Inscrições: plantarumaarvore.org/inscricao-iniciativas.aspx. Dom a partir das 09.30