A Praia do Portinho da Areia do Norte, mais conhecida como Porto da Areia Norte, foi inaugurada em 2016 como a primeira zona balnear do país a permitir a permanência e circulação de cães. Além de sinalética acerca das regras de uso do areal, há dispensadores de sacos para os dejectos do seu animal. Com cerca de 80 metros de extensão, na marginal que leva ao Cabo Carvoeiro, a fama precede-lhe até no estrangeiro, razão porque há muitos turistas a frequentar a praia acompanhados pelos seus amigos peludos. Mas, atenção, a trela é obrigatória e, se o cão for potencialmente perigoso, também deverá usar açaime.
Se quer ir à praia com o seu cão, não se preocupe: as regras são simples. Nas praias concessionadas, com nadador salvador e infra-estruturas de apoio, só o pode fazer fora da época balnear, que costuma iniciar a 1 de Junho e terminar a 30 de Setembro. Nas praias não-concessionadas, pode fazê-lo durante todo o ano, a não ser que haja sinalética devidamente homologada, com um número de série, a restringir o acesso aos animais e um edital legitimando tal proibição. Quando é proibido, a coima pode chegar aos 2500 euros. Mas não se esqueça: nada disto se aplica no caso de cães de assistência, que podem acompanhar o seu dono em qualquer circunstância.
Depois há as outras regras – as da etiqueta– para proporcionar conforto ao seu cãopanheiro e não incomodar os outros veraneantes. Deve levar um chapéu-de-sol, um bebedouro com água fresca, brinquedos para o entreter e sacos para apanhar as suas necessidades. Aproveite a estação quente nestas praias pet friendly perto de Lisboa.
Recomendado: Sítios para adoptar cães em Lisboa e ganhar um amigo para a vida