+351 Cais do Sodré
©Duarte Drago+351 Cais do Sodré
©Duarte Drago

As melhores lojas do Cais do Sodré

O bairro é conhecido pelos bares e restaurantes, mas as compras também fazem parte do roteiro. Estas são as melhores lojas do Cais do Sodré.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Quantas vidas tem o Cais do Sodré? A resposta depende do tipo de programa que quer fazer. À noite, é um bairro cheio de possibilidades – dos copos de final de tarde às noitadas que só acabam em plena luz do dia. Se o objectivo for alimentar-se, saiba que é possível ir a praticamente todos os continentes sem sair destes quarteirões, para não falar dos locais que cruzam petiscos e música em perfeita harmonia. Mas o que dizer das lojas? Este pode não ser o grande destino de compras da cidade, mas tem algumas paragens obrigatórias para quem procura marcas portuguesas. Tome nota.

Recomendado: As melhores lojas de roupa para homem em Lisboa

As melhores lojas do Cais do Sodré

  • Compras
  • Cais do Sodré

Desde 2000 que Paula Laranjo e Vera Moreira unem esforços para projectar interiores e peças de mobiliário único. Depois do atelier, nasceu o espaço físico, uma loja no coração do Cais do Sodré onde é possível ter uma amostra do trabalho de design e curadoria desta dupla. Um espaço que reúne mobiliário, decoração, jóias e outros acessórios de moda.

  • Compras
  • Cais do Sodré

O que para muitos pode ser só uma loja dedicada à cultura urbana, para quem faz parte dela é um ponto de encontro de artistas, músicos, designers e fotógrafos que, com o passar dos anos, formaram uma comunidade dentro de Lisboa. Além dos produtos ligados ao graffiti e à arte urbana, uma linha de roupa e serigrafias de vários autores, o espaço serve ainda de galeria para expor o trabalho de artistas emergentes. Na parte de trás, virado para o rio, funciona o Crack Kids Club, um restaurante e bar, onde a grande especialidade são os pratos de conforto.

Publicidade
  • Compras
  • Cais do Sodré

A cor e a plasticidade do barro inspiram a arquitectura, mas o que brilha verdadeiramente são as peças de cerâmica que estão à venda. Uma selecção internacional, mas com dois embaixadores portugueses: Úrsula e Grau. Do Dubai chegam as peças neutras da Cole & Cinder. Destaque ainda para as da chilena Mariela Torres e para as criações de Hannah Simpson, vindas directamente do Reino Unido. Os preços variam entre os 20€ e os 300€. Entreaberta, a cortina atrás do balcão faz antever algo mais. O espaço, cromaticamente harmonizado, continua, afinal, embora resguardado da clientela, maioritariamente estrangeira, que circula pela loja. É aqui que acontecem os workshops de cerâmica, aulas de uma hora e meia, de quarta-feira a domingo, sempre às 19.00.

  • Compras
  • Cais do Sodré

A segunda loja da Fairly Normal, a primeira com porta para a rua, podia ser uma galeria de arte contemporânea. Em vez disso, as peças de vestuário masculino alinham-se nos expositores e nas prateleiras. Mas nem só de roupa vive a nova casa da marca portuguesa – há livros, óculos de sol, velas perfumadas e pranchas de surf, uma colaboração com a Nothing Surfcrafts, que segue o mesmo design depurado aplicado à moda. Aqui, o estilo resulta de um cruzamento entre a cultura do surf e um guarda-roupa citadino. A primeira colecção foi lançada em Janeiro de 2021 – as bases de um guarda-roupa prático e à prova de praia e cidade, posteriormente complementado com pequenos lançamentos. Clássicos como as malhas de Inverno têm lugar cativo, mas vêem a paleta renovada, estação após estação.

Publicidade
  • Compras
  • Chiado

Pode não ser numa das artérias principais do Cais do Sodré, mas fica ali a dois passos da Praça de São Paulo. Em 2019, a portuense La Paz rumou a Lisboa e abriu a sua primeira loja na capital. Lá dentro, há um universo de inspiração atlântica e quase exclusivamente voltado para o público masculino, embora a simplicidade das peças as torne suficientemente versáteis para agradar a homens e mulheres.

  • Compras
  • Chiado/Cais do Sodré

Ampla e bem iluminada, a segunda loja marca uma nova fase na vida da Parlamento. O estilo está mais apurado do que nunca. Na loja da Rua de São Bento ficaram as marcas mais pequenas, algumas delas ligadas a editoras musicais. Para a nova morada vieram umas quantas novidades, onde se inclui a francesa Baserange. A californiana Brain Dead, que a Parlamento representa em exclusivo, trará em breve a sua linha feminina para a loja da Boavista, tal como a Public Possession. Nos acessórios, destaque para as peças em latão, banhadas a paládio, de Justine Clenquet, uma favorita de Rosalía, Dua Lipa e Bella Hadid.

Publicidade
  • Compras
  • Chiado/Cais do Sodré

Há muito que esta marca portuguesa assentou arraiais no Porto, mas agora chegou finalmente a hora de brindar a capital com uma loja própria. E que bem que se está lá dentro – até parece que foi pensada ao pormenor por ser tão quentinha e aconchegante como as camisas que tem à venda. Nem só de flanela é feita esta etiqueta. Há calças de bombazine, camisolas de malha e cintos de pele.

  • Compras
  • Cais do Sodré
  • preço 2 de 4

Foi uma das primeiras lojas a vir morar para o Cais do Sodré, numa altura em que este não era um destino de compras. Mais de sete anos depois, a Wetani continua a ser uma referência para quem quer descobrir novas marcas portuguesas e o portfólio está para lá de completo, com o vestuário e acessórios, a cerâmica e a joalharia como destaque. Tudo com a curadoria de Helena Henriques Nunes, a proprietária.

Publicidade
  • Compras
  • Chiado/Cais do Sodré

Depois do Chiado, esta marca portuguesa desceu para mais perto do rio. Ampla e arejada, a loja da +351 deixa as peças desenhadas por Ana Penha e Costa, a fundadora, respirarem. Muitas delas são unissexo, produzidas em algodão orgânico e pensadas para quem leva um estilo de vida descontraído. A colecção de Outono já começou a chegar – as camisolas às riscas e as sweats disponíveis em várias cores são clássicos que se renovam, mesmo a tempo da nova estação.

Lisboa para vaidosos

  • Saúde e beleza
  • Barbeiros

Elas voltaram em força e é raro o bairro que não tenha, pelo menos, uma barbearia. Mesmo os novos negócios tendem a exibir uma estética de outros tempos e alguns chegam até a ganhar fama além‑fronteiras. Dedicámo-nos a escolher as melhores barbearias em Lisboa. Na Baixa, em Alvalade, no Areeiro ou em Moscavide, o mais importante é que saia satisfeito – com o corte de cabelo que pediu, a barba aparadinha e o pescoço intacto (bom, um arranhãozinho nunca fez mal a ninguém). Algumas barbearias não se ficam pelo essencial e providenciam alguns extras.

Recomendado: Cortar ou pintar? Decida-se e tome nota dos melhores cabeleireiros em Lisboa

  • Saúde e beleza
  • Salões de beleza

Da manicure mais discreta aos supra-sumos da nail art, cuidar das unhas é uma preocupação cada vez mais presente no quotidiano – delas, sobretudo, mas também deles, uma vez que os adeptos entre o público masculino crescem a olhos vistos. Em Lisboa, há serviços para todos os gostos: ases do detalhe, capazes de executar a arte final mais elaborada e minuciosa, cuidadores dedicados, dos que não descansam enquanto não o vêm sair de peles cortadas, unhas limadas e cutículas bem oleadas. E para ajudar quem ainda não encontrou a sua alma gémea (no que às lides das unhas diz respeito), sugerimos salões – ou nail bars – entre Lisboa e Cascais que valem uma visita.

Recomendado: Está na altura de cortar o cabelo? Conheça estes novos cabeleireiros em Lisboa

Publicidade
  • Compras

Preparado para se livrar de vários centímetros de cabelo? É hoje que faz aquela madeixa azul ou aquele corte radical? Mesmo que tenha respondido não às questões anteriores, recomendamos alguns dos melhores cabeleireiros em Lisboa para que se possa entregar aos cuidados de quem percebe do assunto. Encontrar um bom cabeleireiro pode ser uma aventura, mas nada tema. Fizemos uma lista com quase 20 sugestões – há nomes de referência na cidade (dos mestres do corte aos ases da cor), espaços dignos de Instagram, catálogos com produtos naturais e orgânicos e conceitos originais.

Recomendado: Orgânicos e vegan: conheça estes cabeleireiros sustentáveis em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade