A necessidade de espaço era muita, e a vontade de ter algo fora do circuito habitual de compras em Lisboa era ainda maior. Emily Tomé e Alma Mollemans encontraram em Marvila o local perfeito para abrir o Collectors, um armazém de 3000 m2 que reúne mais de dez marcas, estúdios e ateliês. Tudo a acontecer no bairro da moda (e se bem se recorda, o nosso bairro do ano).
Emily e Alma não são novos nestas andanças. Antes de se atirarem ao Collectors, já tinham solidificado, e bem, a Vintage Department, a loja com poiso no Príncipe Real, na Comporta e no Porto. Agora, o projecto é outro e bem mais ambicioso. “O Collectors é o próximo passo depois da Vintage Department. Queríamos ampliar a gama de produtos que oferecemos”, explica-nos Alma.
Neste armazém, que outrora foi uma fábrica de produtos alimentares e no futuro - ainda que longínquo - será um condomínio de luxo, há espaço para a criatividade e para o negócio, porque na verdade não há limites para o que pode acontecer por aqui. “Já não é apenas sobre o vintage, aqui começa a ser mais sobre arte, design, produtos exclusivos e é sobre um espaço onde tudo se junta e é criado. Temos estúdios de artistas e áreas de trabalho criativas onde parte dos 'produtos' que oferecemos também são criados”, acrescenta.
O Collectors assume assim uma dinâmica diferente, que foge ao tradicional e amplia o leque de peças de design e móveis retro para se assumir como um espaço cultural, onde futuramente estão planeados concertos, cinema, dias abertos, lojas pop up e onde já está instalada a foodtruck Ilegítimo, que serve almoços à base de hambúrgueres caseiros e bowls bem recheados, tudo feito artesanalmente.
“Para mim, o nosso espaço em Marvila é um lugar para vir e olhar para coisas incomuns e únicas, que não encontra noutros lugares”, diz Alma. “A ideia é que seja um pouco como um armário cheio de curiosidades, onde as pessoas encontram surpresas e coisas novas sempre que vêm aqui.”
Rua Pereira Henriques, 6 (Marvila). Seg-Dom 11.00-20.00.