Salted Books
© Arlei Lima/ Time Out Lisboa
© Arlei Lima/ Time Out Lisboa

Livrarias estrangeiras em Lisboa

Quer ler livros noutras línguas, mas gostava de evitar as grandes superfícies? Espreite estas livrarias estrangeiras em Lisboa.

Raquel Dias da Silva
Publicidade

Lisboa é uma cidade do mundo. O que não falta por aí são projectos com gente de outras paragens ao comando. Se está com vontade de ler literatura estrangeira e dar à língua noutra língua, mas quer evitar as grandes superfícies, só precisa de abrir as pestanas. Com selecções em inglês, italiano, francês ou alemão, há livrarias estrangeiras – ou metade portuguesas, metade estrangeiras, como a Miosótis – para todos os gostos. Da Salted Books à Nouvelle Librairie Française, nenhum leitor que se preze vai querer perder este roteiro.

Recomendado: Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Livrarias estrangeiras em Lisboa

  • Compras
  • Livrarias
  • Grande Lisboa

A viver em Lisboa desde 2019, a autora e criativa Alex Holder resolveu abrir a livraria independente que nunca conseguiu encontrar e sempre quis ter na cidade. Na Salted Books, em Santos, as estantes só têm livros em inglês. A selecção é para todas as idades, cuidada, ecléctica e atenta ao pensamento contemporâneo, diverso e inclusivo. Há sempre títulos novos a chegar, mas – como não há armazém – o stock disponível é o que está à vista a cada momento. Há ainda programação cultural, desde festas literárias temáticas até conversas com premiados autores estrangeiros. O espírito cultural londrino, nomeadamente no que diz respeito ao mercado literário, é o que Alex Holder quer recriar na Salted Books. A Morning Writer’s Hour, por exemplo, é – tal como o nome sugere – uma hora de manhã, neste caso pelas 07.30, para escrever. 

  • Compras
  • Livrarias
  • Lisboa

Elisa Sartor e Sara Cappai, duas italianas residentes na capital, abriram a Piena – libri persone visioni, uma livraria independente em Arroios, só com livros em italiano. O espaço, colorido e prático (com bancos debaixo das estantes, porque as palavras são como as cerejas e para conversar sobre livros com esta dupla valerá puxar o banquinho), cabem títulos de autores italianos, mas também de literatura traduzida para italiano, como edições italianas de livros de nomes como bell hooks, Djamila Ribeiro e Matt Haig. Há uma clara predilecção pelas editoras independentes, mas também obras incontornáveis de grandes editoras. Quanto a programação, se não quer perder a próxima oficina, apresentação ou conversa, é estar atento às redes sociais.

Publicidade
  • Compras
  • São Sebastião

Aberta desde 2004, entre a Fundação Gulbenkian e a Praça do Saldanha (a 50 metros da sua antiga morada no Instituto Francês de Portugal), a Nouvelle Librairie Française continua a ser a única livraria generalista francesa em Lisboa. O acervo conta com mais de dez mil obras de ciências humanas e literatura, inclusive uma selecção muito diversificada de banda desenhada e de livros em francês dedicados ao universo lusófono.

  • Compras
  • Princípe Real

Apesar de especializada em livros de ensino de língua estrangeira e de linguística, a Livraria Britânica, ao virar da esquina do British Council, também tem uma excelente variedade de romances, clássicos (de nomes como Charles Dickens e D. H. Lawrence, por exemplo), obras infanto-juvenis, best sellers e lançamentos recentes. Além disso, também é possível encomendar. Se quiser, pode espreitar o catálogo online e ver o que está em destaque ou com desconto. Mas, atenção, vale a pena resistir a comprar sem sair do sofá. Vá antes ver ao vivo.

Publicidade
  • Chiado/Cais do Sodré

Há dez anos, Melyssa Griffin estava a trabalhar como professora de inglês no Japão, ainda longe de imaginar que à boleia de uma viagem de carro por Portugal se apaixonaria pelo país e mudaria toda a sua vida mais uma vez. Parando para reflectir como veio aqui parar – aqui é o Fable, o café-livraria que abriu no Príncipe Real, com dois pisos e um pátio pet-friendly –, diria que as grandes motivações foram a vontade de escapar aos horrores do ensino e a urgência de cultivar o amor-próprio e o sentido de comunidade. À entrada, o rés-do-chão destaca-se pelo mural de dançarinas nuas, a cozinha onde o menu salta das páginas para as mesas, e uma estante onde convivem uma selecção de vinhos naturais portugueses e outra de livros, todos em inglês. Mas é lá em baixo, na cave, que encontra a livraria propriamente dita – e o acervo, que vai variando, não deixa nada a desejar. A cereja no topo do bolo é, contudo, a programação, que inclui cinco clubes de leitura em inglês.

  • Coisas para fazer
  • Lisboa
Se passa a vida a comprar livros, está na hora de aderir à economia circular, gastar menos e ser mais sustentável. Nesta discreta livraria especializada em títulos em inglês, com dois pisos, encontra obras usadas de autores de todos os cantos do espaço-tempo, desde os clássicos até à literatura infantil. Com alguma paciência, ainda encontra tesourinhos, como livros com bookplates autografadas. E, atenção, para preços ainda mais reduzidos, é só descer até à “sala dos descontos”.
Publicidade
  • Compras
  • Livrarias
  • Chiado/Cais do Sodré

Tecnicamente, a BD Mania é portuguesa, mas na prática não é bem assim. É que esta livraria especializada em banda desenhada está desde 1994 a fornecer aos lisboetas as melhores novidades dos livros em quadradinhos de origem norte-americana, mas também franco-belga, espanhola e japonesa, nas respectivas línguas. Sim, também há uma selecção de edições em português, mas o grosso do catálogo é estrangeiro, inclusive o de livros relacionados com BD (ilustração, desenho, animação, cinema, e por aí adiante).

Sugestões de leituras

  • Compras
  • Livrarias

Se a energia acumulada em dias e dias de maratona no sofá ou na cadeira do escritório tornou mais difícil o que antes era fácil (sim, estamos a falar de ler), então está na hora de repor os níveis de leitura. Para o convencer, seleccionámos novidades literárias acabadinhas de sair do forno ou ainda em pré-venda.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade