Fantasia infantil
DR
DR

Livros de fantasia para fãs de heróis improváveis e criaturas várias

Não há nada melhor do que viajar para universos fantásticos sem sair do lugar. Sugerimos sete séries de fantasia para jovens leitores.

Raquel Dias da Silva
Publicidade

Bruxas e feiticeiros, guardiões selvagens e dragões bebés, heróis improvavéis e unicórnios ferozes, dons especiais e mistérios perigosos. O que não falta nestas séries literárias para crianças e jovens são universos fantásticos, capazes de fazer pequenos leitores perder a noção do tempo. De autores nacionais, como Patrícia Portela e Nuno Bernardo, ou internacionais, como as populares Holly Black e A. F. Steadman, com um ou mais livros já editados em Portugal, temos sete sugestões de séries literárias de fantasia – não, não incluímos nem o Harry Potter nem As Crónicas de Nárnia (vá, tente sair da caixa). É desta que deixa de ter de os obrigar a ler.

Recomendado: Novidades literárias. Dez livros para este Verão

Livros de fantasia para fãs de heróis improváveis e criaturas várias

Skandar

A partir dos 12 anos

Com lançamento simultâneo em mais de 40 países, Skandar e o Roubo do Unicórnio, o primeiro volume desta série de fantasia, permitiu a A. F. Steadman bater dois recordes de uma só vez, inclusive o de valor mais alto de sempre pago a um autor de estreia na literatura infanto-juvenil. A história acompanha as aventuras de Skandar Smith, um miúdo que sempre quis ser um cavaleiro de unicórnios, e já vai longa, com três livros publicados. Em Portugal, as edições são da Nuvem de Tinta.

Bruxa Matilde

A partir dos 7 anos

“É uma verdade universal que nenhuma menina de dez anos suporta ouvir a palavra «não».” A pequena bruxa Matilde Pato-Fusco não é excepção, e as suas aventuras na grande cidade de Torres Altas, para onde foi viver com a sua tia Miranda, parecem nunca ter fim. Já há cinco volumes, todos escritos e ilustrados pela portuguesa Patrícia Furtado. No quinto volume da série, Matilde e o Espelho da Sorte, a protagonista está, mais uma vez, em sarilhos. A questão é, se com a ajuda dos seus amigos, será capaz de descobrir os planos ocultos da sua professora de francês e recuperar o Espelho da Sorte antes que uma catástrofe aconteça.

Publicidade

Os Guardiões Selvagens

A partir dos 9 anos

No primeiro volume desta colecção, nomeada para vários prémios e vencedora do prémio Stockton para Melhor Livro do Ano em 2023, Liz Flanagan conta-nos a história de Rowan, que, quando a guerra ameaça a cidade, se muda com a mãe para a Floresta Negra, para junto de um avô que nem sabia que tinha. Aí, onde tudo é novo, Rowan parte à descoberta e acaba a salvar um dragão bebé e a descobrir que o seu avô é um guardião selvagem. Ambientada num universo fantástico, com uma mensagem pacifista e ecológica, Os Guardiões Selvagens – A Floresta Negra explora temas como a protecção dos animais, a defesa do ambiente e a harmonia entre todos os seres vivos.

Colégio do Templo

A partir dos 12 anos

Do produtor e realizador de televisão e cinema Nuno Bernardo, mais conhecido pela sua popular colecção Diário de Sofia, que também chegou ao pequeno ecrã, esta colecção já conta com quatro livros (o primeiro é Colégio do Templo – O Corvo). A protagonista é Sara, uma jovem de 15 anos com dons sobrenaturais, e cada arco narrativo baseia-se em factos históricos, misturados com lendas que foram transmitidas ao longo dos séculos. Em complemento, em cada livro é usado um clássico da literatura como pista para a resolução dos mistérios.

Publicidade

Artur e os Minimeus

A partir dos 9 anos

Um clássico. Traduzido em praticamente toda a Europa com um êxito assinalável, o primeiro livro da colecção teve adaptação cinematográfica em 2006, com – obviamente – realização do próprio Luc Besson. Em Portugal, a colecção conta com quatro volumes, publicados pelas Edições ASA. O primeiro dá-nos a conhecer Artur, que vive no campo com a avó. Até que a sua vida tranquila é abalada pela ameaça implacável de um homem poderoso, que quer ficar com a casa da avó. Sem quaisquer escrúpulos, consegue intimar a velha senhora a abandonar a casa em 48 horas, caso não consiga pagar uma antiga dívida. Mas há um tesouro, escondido algures no jardim, que os poderia salvar.

Crónicas de Enigma

A partir dos 12 anos

Da mesma autora de O Clube do Cientista, Maria Francisca Macedo, temos Crónicas de Enigma. No primeiro volume, Crónicas de Enigma – Os Inúteis, somos apresentados a Arthur, que um dia construiu um baloiço de madeira, e Alice, que vive numa terra distante onde pensar e ser criativo é proibido. E, claro, os seus caminhos acabam por se cruzar. Enquanto procuram sobreviver, os dois jovens encontram misteriosas mensagens com símbolos estranhos que vão tentar desvendar, na esperança de que nelas esteja a resposta para a liberdade.

Publicidade

As Crónicas de Spiderwick

A partir dos 7 anos

Talvez esteja mais familiarizado com o filme de 2008 ou a mais recente adaptação televisiva, que estreou em Abril na plataforma de streaming americana Roku (depois da Disney+ abandonar o projecto), mas as aventuras dos irmãos Spiderwick continuam a fazer sucesso entre os mais novos. Com texto de Holly Black e ilustrações de Tony DiTerlizzi, As Crónicas de Spiderwick acompanham as experiências muito estranhas que Simon, Jared e Mallory começam a ter quando se mudam para a decrépita mansão da tia-avó Lucinda. É lá que descobrem que há um mundo alternativo, repleto de seres mágicos e tenebrosos (como duendes, diabretes e anões) e de aventuras arrepiantes. Em Portugal, estão publicados cinco volumes, em duas edições diferentes, ambas pela Presença. 

Para continuar a abastecer as estantes

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade