It’s a Book
© Duarte DragoIt’s a Book
© Duarte Drago

Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

Não são muitas, mas chegam para encher as prateleiras dos miúdos. Descubra quais as melhores livrarias infantis em Lisboa.

Raquel Dias da Silva
Publicidade

A leitura é uma peça-chave para a educação dos miúdos – de pequenino é que se torne o pepino, bem sabemos – e uma das melhores formas de os entreter. Em Lisboa (e arredores) já existem algumas livrarias dedicadas aos mais pequenos, onde a literatura infanto-juvenil é o foco, os livros de editoras independentes – da Pato Lógico à Planeta Tangerina, passando pela Orfeu Mini – têm lugar de destaque e o mundo da ilustração é a chave de ouro. Um-dó-li-tá: o difícil é escolher onde comprar. Mas veja estas sugestões de livrarias para crianças, para não perder o fio à meada e deixar que elas tenham as prateleiras do quarto recheadas de letrinhas.

Recomendado: Livros infantis que educam para a diversidade

Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

  • Compras
  • Livrarias
  • Campo de Ourique

Fica em Campo de Ourique e abriu pelas mãos da Orfeu Negro, portanto já pode contar com todo o catálogo da editora, além de outras como a Tcharam ou a Planeta Tangerina. Aqui, o principal foco está no encantado mundo dos livros ilustrados do universo infanto-juvenil. Todos os sábados a livraria organiza sessões de histórias, oficinas ou exposições. O calendário de eventos está sempre cheio, só precisa de estar atento à página de Facebook.

  • Compras
  • Brinquedos e jogos
  • Campo de Ourique

Nas livrarias Didatic, os livros não são para ler: são para brincar, desafiar, desdobrar e interagir. Não são para adormecer: são para despertar a mente para coisas novas, excitar os olhos com cores e ilustrações, acordar o cérebro com exercícios divertidos e marcá-lo com histórias inesquecíveis. No fundo, são o destino ideal para compor a biblioteca do quarto dos miúdos, comprar um presente original ou as duas coisas ao mesmo tempo. A Didatic by Edicare está em Campo de Ourique, no Príncipe Real, em Alvalade, nas Avenidas Novas, entre outras localizações.

Publicidade
  • Compras
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A montra não deixa ninguém indiferente. Não é por acaso que nos últimos meses, enquanto Pedro e Benedetta se demoraram nos derradeiros acabamentos, muitos eram os que paravam e tentavam espreitar além da porta da FuFu. Chamam-lhe loja-atelier, precisamente porque é simultaneamente montra e espaço de trabalho. A lista de opções para entreter ou presentar os mais pequenos inclui brinquedos de praia da Scrunch Kids, em silicone e totalmente maleáveis, os rolos e cartazes para colorir da Omy, os berlindes da Billes & Co, que ao que parece também estão a chamar a atenção entre os adultos, e os bonecos em tecido da Fulana Beltrana Sicrana, marca de Benedetta. Somam-se os livros infantis de editoras portuguesas – até agora, autênticos best-sellers. 

  • Miúdos
  • Oeiras

A GATAfunho é uma editora de livros para "todas as idades, livros sem rótulos nem livros de instruções". Mas não se fica pelas publicações próprias: em Oeiras tem uma livraria catita à espera que os miúdos se percam entre páginas coloridas e histórias no diminuitivo. Há livros de outras editoras para descobrir e horas de conto que vão sendo divulgadas na página de Facebook da GATAfunho. Esteja atento. 

Publicidade
  • Compras
  • Sintra
Hipopómatos na Lua
Hipopómatos na Lua

Não é apenas uma livraria. Nos jardins da Biblioteca Municipal de Sintra, é também uma mistura entre casa do chá e da leitura, com espaço para oficinas de histórias e exposições de originais. Além dos livros infanto-juvenis, ostenta objectos cuidadosamente colocados que nos fazem recordar tempos de infância, como bonecos de papel e almofadas coloridas. Nos dias frios, ouve-se o crepitar de uma salamandra, que ilumina e aquece o ambiente.

  • Compras
  • Livrarias
  • Lisboa

Chamar-lhe livraria é pouco. O lado oficinal não fica de fora desta It's a Book, projecto nascido em 2016 no bairro dos Anjos. O mundo infantil é explorado ao nível da literatura, das edições de autor e das artes plásticas, através de uma programação repleta de actividades para os mais novos. Quanto ao títulos, as editoras nacionais convivem com as forasteiras e o lado didáctico e artístico prevalece.

Mais que fazer com miúdos em Lisboa

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade