Sábado é dia de ir às compras a Belém. Parece que o Mercadito Blog da Carlota não quer arredar pé do CCB, suspeita que se volta a confirmar com mais uma edição. Em 100 marcas, mais de metade é a pensar nos mais pequenos, tal como a programação, uma fantochada pegada, no melhor dos sentidos. A ocasião pede e nós fomos conversar com Fernanda Velez, mãe da Carlota (da Carminho) e dona disto tudo.
Bem, parece que o Mercadito não faz tenções de arredar pé do CCB.
Não está nos planos. Há várias características que fazem deste o melhor local até agora. É amplo, a tenda tem mais de mil metros quadrados, é central e é plano, o que é bom para os carrinhos de bebé. Consegue perfeitamente receber as cerca de nove mil pessoas que normalmente o Mercadito Bolg da Carlota recebe.
E com que antecedência é que começam os preparativos?
Dois meses, sendo que o último mês é mesmo muito intensivo. No fundo, o trabalho começa com o blogue. Lá, as peças que eu mostrava começaram a esgotar muito depressa e a ideia seguinte foi arranjar um espaço físico para divulgar as marcas portuguesas. Existiam menos, muitas estavam só online, outras no Norte ou mais a Sul.
Mas também, já não são só as marcas com loja online que querem estar no mercado, certo?
Completamente. Começou a haver mais procura e com isso vieram mais marcas. Algumas ficaram pelo caminho, outras consolidaram-se. Algumas já têm loja física, mas não deixam de estar no Mercadito, que continua a representar facturações muito elevadas. Posso dizer que, em termos de marcas infantis e até de marcas para mulher, às vezes, um dia no mercado equivale a seis meses de vendas em loja.
E tem dado para acompanhar o ritmo a que surgem novas marcas?
Desde o primeiro Mercadito Blog da Carlota até agora, surgiram centenas de marcas de criança e também de senhora. As pessoas confiam na selecção que aqui têm. Sabem que não vão encontrar uma senhora que faz uns babetes ao domingo à noite. É uma montra do que se faz em Portugal. Um dos factores para o sucesso do Mercadito é precisamente o critério de selecção. Hoje, há mil mercados em Lisboa, mas este continua a ser o mais bem-sucedido. Isso acontece porque há uma curadoria, que no fundo está ligada ao que eu mostro no blogue e, logo, ao meu gosto pessoal.
Entretanto, o Mercadito também está a mudar.
O blogue e, consequentemente, o mercado acompanham a minha vida. Hoje em dia, eu também estou muito mais virada para mim, daí haver mais marcas de moda feminina. Já passei aquela fase da maternidade e começo a voltar aos meus interesses: a decoração e a moda.
E não pensa em fazer mais do que duas edições por ano?
As pessoas estão fartas de me pedir mais mercados, mas, para mim, a fórmula é esta: fazer dois por ano e na mudança de estação, que é quando faz sentido comprar roupa para os miúdos. Fisicamente, também não aguentaria mais do que isto. As inscrições esgotam no momento em que as lanço e ficam imensas marcas em lista de espera. Se eu quisesse encher dois CCBs, hoje em dia, enchia. Mas sim, para haver critério de selecção, 100 marcas é o limite.
Centro Cultural de Belém. Sáb 10.00-19.00. Entrada: 2€ (gratuita até aos 12 anos).
No Porto: Hotel Sheraton, Rua Tenente Valadim, 146. Dia 2 de Abril 10.00-19.00. Entrada livre.