Brunch Santa Joana
Henrique Isidoro | Brunch no Santa Joana
Henrique Isidoro

As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Temos um novo fim-de-semana à porta, razão mais do que suficiente para passar a agenda da cidade a pente fino e rechear os próximos dias com tudo do bom e do melhor. O circuito da arte continua em alta, mas também há jazz e um santo brunch pascal, já que a quadra se impõe com todo o chocolate, folares, ovos e amêndoas a que temos direito. Não deixe de dar uma oportunidade aos novos restaurantes, às peças de teatro acabadas de estrear ou aos concertos que vão dar música à cidade.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família

Sexta-feira

  • Arte
  • Belém

Considerada uma das dez melhores exposições de 2024 pela revista de arte Frieze, "Chantal Akerman. Travelling" é uma viagem pelo percurso da cineasta, escritora e artista belga que aterra no MAC/CCB, depois de se estrear no Bozar - Centro para as Belas-Artes, em Bruxelas. Dos primeiros filmes às últimas instalações, realizadas já em 2015, o ano da sua morte, é a primeira grande exposição em Lisboa dedicada a Akerman. Ao longo da carreira, a autora percorreu vários suportes artísticos – cinema, televisão, escrita, instalação –, mas também foram vários os cenários onde ocorreu a criação, da capital belga ao deserto mexicano. A curadoria é de Laurence Rassel.

+ Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

  • Belém

Com 500 lugares, divididos entre o espaço interior e a esplanada, a ZeroZero em Belém é resultado de um investimento de quatro milhões de euros do grupo Plateform. Em frente ao rio, no antigo Espaço Espelho d’Água, ao lado do Museu de Arte Popular, é a quarta ZeroZero, depois do Príncipe Real, do Parque das Nações e do Time Out Market. Às pizzas, pastas e charcutaria, junta-se ainda uma gelataria na esplanada. Quem conheceu o Espelho d’Água anteriormente, estará familiarizado com o espaço, já que arquitectonicamente toda a estrutura foi mantida, mas notará as diferenças, especialmente o esforço em se criar alguma intimidade num local tão amplo.

+ Em Belém, de frente para o rio, no Espelho d’Água, nasceu a maior ZeroZero

Publicidade
  • Dança
  • Parque das Nações

Depois de 15 anos desde a última apresentação, a CNB recupera este bailado, que conta com coreografia de John Auld segundo Arthur Saint Léon, Marius Petipa e Enrico Cecchetti e música de Léo Delibes. Em palco, encontramos Swanilda e Franz que, prestes a casar, se vêem envoltos numa série de mal-entendidos – e tudo por causa de uma boneca mecanizada.

+ Coppélia é uma boneca que veio do século XIX com ideias muito modernas

Sábado

  • Arte
  • Princípe Real

Um depois da inauguração em São Paulo e ao fim de dois meses em Hamburgo, a exposição chega a Lisboa para, através da fotografia, mostrar a "exuberância e a tragédia na maior planície inundável do planeta, o Pantanal", como descreve o texto de apresentação. No total, serão 80 fotografias, algumas em painéis de grande dimensão, assinadas por "dois dos maiores fotodocumentaristas sul-americanos": Lalo de Almeida, fotojornalista da Folha de São Paulo, entre outros órgãos de comunicação social, e Luciano Candisani, colaborador da revista National Geographic. "As imagens foram inspiradas por contrapontos extremos: a fauna e a flora do bioma do Brasil e os incêndios alastrados na região entre 2020 e 2024."

Domingo

  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Um brunch pode não parecer o plano ideal para o domingo de Páscoa, mas o que lhe recomendamos aqui não é apenas mais um brunch na cidade. Desde o início do mês que o Santa Joana de Nuno Mendes e Maurício Varela serve um majestoso banquete que serve também de amostra para o que a dupla de chefs faz no restaurante, vejam-se os pratos frios disponíveis como o tártaro de vaca maturada e o atum curado com caldo de refogado, além das ostras (ao natural ou com sriracha verde). Não falta a selecção de padaria e pastelaria, uma estação de queijos e charcutaria e uma gulosa estação de sobremesas pensadas pela chef de pastelaria Maria Ramos – as farófias com creme cítrico e canela são imperdíveis, bem como o arroz doce ou a mousse de chocolate negro. Antes disso, a pedido, estão os pratos quentes. Há uns mais comuns ovos florentine com espinafres e molho holandês, mas também há arroz de marisco e bivalves e frango frito com leitelho e molho ranch. Neste domingo, a marcar a data, haverá ainda folares e amêndoas de chocolate e uma zona com actividades para crianças. O preço do brunch é de 50€ por pessoa (incluindo bebidas não alcoólicas como sumos, chás e cafés). As crianças até aos 12 anos pagam 20€.

+ Nuno Mendes está de volta a Lisboa e não podia estar mais livre

  • Arte
  • São Sebastião

Fechado para obras até Julho do próximo ano, o Museu Gulbenkian leva mais de 300 peças emblemáticas da colecção para uma das galerias do Edifício Sede. Conte com um percurso que começa no século e que recua até à Antiguidade, numa amostra da colecção que sublinha o ecletismo de Calouste Gulbenkian. Arte chinesa, Idade Média, arte islâmica e pintura europeia são alguns dos núcleos representados, sem esquecer a joalharia de René Lalique ou obras-primas da pintura do século XIX – caso de As Bolas de Sabão de Manet ou de Retrato de Henri Michel-Lévy de Degas –, ou mesmo Flora, escultura de Jean-Baptiste Carpeaux.

+ Fechado para obras, Museu Gulbenkian expõe as suas melhores peças no edifício do lado

Publicidade
  • Filmes
  • Alvalade

Parece cedo, mas se calhar já vai tarde. As Fado Bicha é um documentário que acompanha o percurso pessoal e profissional da dupla artística ao longo de quatro anos, mas é também uma história de humanização. Falámos com Justine Lemahieu, a realizadora que deu o pontapé de saída para esta produção e também com as duas artistas que têm lutado pela visibilidade de uma comunidade que ainda é alvo de preconceitos. As Fado Bicha chega ao circuito comercial do cinema esta quinta-feira, 17 de Abril, após ter integrado a Selecção Oficial da secção IndieMusic, no IndieLisboa; a Selecção Oficial do Festival Internacional de Cinema Queer Porto; e ter sido um dos filmes em competição no Festival Internacional de Documentários de Thessaloniki (Grécia). No Cinema City Alvalade, a sessão de domingo é às 19.55.

+ "Este filme humaniza-nos". Documentário 'As Fado Bicha' a caminho dos cinemas

Mais que fazer em Lisboa

  • Museus

Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, ou clássicos da cidade que são autênticas viagens no tempo. Deixamo-lo com uma visita guiada aos melhores museus da cidade, dando-lhe razões para descobrir ou redescobrir endereços obrigatórios e ideias para explorar colecções surpreendentes e que, por vezes, passam despercebidas. Paralelamente, há uma agenda concorrida de actividades, cursos, conferências, visitas orientadas, oficinas, festivais e concertos – alguns pagos, outros gratuitos – lado a lado com exposições temporárias. Conheça estes de Lisboa e arredores que não dispensam uma visita.

Recomendado: Museus grátis de Lisboa

  • Compras

Porque não queremos que perca o fio à meada na hora de renovar o armário ou de repensar a decoração da sala, damos-lhe um lamiré das aberturas dos últimos meses. Há lojas que ajudam a revitalizar bairros, enquanto outras reforçam a tese de que o que é nacional é bom. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só definir o orçamento e fazer a lista de compras, ou simplesmente deixar-se levar por este roteiro de novas lojas em Lisboa.

Recomendado: Alongar, suar, dançar: sete estúdios de pilates para manter a forma


Publicidade

Ir ao café é um hábito bem português, ainda que ao longo dos anos os cafés se tenham transformado: acompanharam os tempos, vestiram outras modas e até ritmos de além-fronteiras. Seja para tomar o pequeno-almoço – e não falta em muitos deles uma boa amostra de pastelaria –, lanchar com a família, fazer uma refeição ligeira, trabalhar, encontrar amigos ou mostrar tudo isto nas redes sociais, corremos os bairros e encontrámos 20 cafés em Lisboa onde gostará de se sentar. Há clássicos que nos acompanham desde sempre, mas também novos que abraçam as tendências e a contemporaneidade.

Recomendado: Os 124 melhores restaurantes em Lisboa 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade