Guelra
Rita Chantre
Rita Chantre

As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana.

Mauro Gonçalves
Publicidade

O Natal já lá vai e é agora tempo de contar os dias para a última contagem decrescente do ano – a passagem de ano. Mas pelo meio ainda há um fim-de-semana, o último de 2024. É altura de aproveitar as últimas diversões festivas da cidade, mas também de programar os últimos passeios sob as iluminações natalícias. Mas há mais. É certo que nesta altura a habitual agenda da cidade abranda, mas há sempre novos restaurantes para experimentar e peças de teatro para espairecer. Se o orçamento já estiver curto, tem sempre o nosso roteiro para aproveitar a cidade, sem gastar um tostão.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família

Sexta-feira

  • Belém

Quando em 2023 o Guelra abriu em Belém, numa das zonas mais movimentadas, apresentava-se como um restaurante de peixe e marisco que fugia à oferta mais tradicional. Um ano depois, porém, são várias as mudanças. A criatividade que fervilhava na carta desde o início está agora mais presente no piso de cima, onde é servido um menu de degustação, enquanto no andar térreo se aposta em pratos mais convencionais – já há até uma montra de peixe e marisco.

+ Tradicional num piso e criativo noutro. Um ano depois, o Guelra reinventa-se e divide-se em dois

Sábado

  • Coisas para fazer

Este palácio, virado para o largo da Misericórdia, no Bairro Alto, foi construído na segunda metade do século XIX sobre estruturas pré-existentes do século XVI, como residência do 1º marquês de Tomar. Em 1970, passou para a posse da Câmara Municipal de Lisboa, que instalou ali a Hemeroteca, entre 1973 e 2013. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa adquiriu o edifício e fez uma profunda e notável intervenção de restauro e o levantamento da história do palácio.

+ Brotéria: a nova casa da cultura do Bairro Alto mora num edifício aristocrático

  • Lisboa

A luz não é demasiada, o espaço é limitado o suficiente para ser acolhedor – sem ser pequeno. Há mesas e um balcão com bancos dos dois lados, mais alguns lugares junto ao bar. A carta, por agora, é breve. Numa folha, há quatro dumplings, disponíveis em doses de três ou de nove; um bao; uma salada; e um aviso: “Vêm mais receitas a caminho, estamos a trabalho nisso”. Na outra página, encontram-se oito cocktails de autor, um par de mocktails, vinhos, água com gás e cerveja Cuca, angolana. 

+ Badassery, o bar nas traseiras de uma retrosaria

Domingo

  • Coisas para fazer
  • São Sebastião

São os últimos dias da popular pista de gelo e das restantes atracções que animam o Parque Eduardo VII nesta época do ano. No espaço aberto de mais de dez mil metros quadrados, brilham também as luzes, o mercado e a árvore de Natal, entre outras atracções para todas as idades. A entrada é livre, mas algumas actividades são pagas, à semelhança das edições anteriores.

+ Pistas de gelo em Lisboa para deslizar (ou tentar não cair)

  • Chiado

Ricardo Neves-Neves assina esta adaptação de The Doctor, do dramaturgo inglês Robert Icke. Num quarto de hospital, uma rapariga está a morrer devido a um aborto mal feito e a médica Piedade Lobbo decide recusar a entrada a um padre católico. A discussão entre os dois é gravada e partilhada nas redes sociais e o debate em torno da situação chega à televisão, o que acaba por levar ao afastamento profissional da médica.

+ ‘A Médica’ e mais peças de teatro para ver esta semana

Mais que fazer em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Exposições

Última semana para ver "Atelier", de Pedro Cabrita Reis. Invente tempo, mas vá, sábado – ou domingo, in extremis. O Novo Festival  termina este fim de semana, vá ver o que lá se passa. O Mude reabriu, com uma exposição sobre o próprio edifício. Daniel Blaufuks continua o seu trabalho em torno da memória na exposição “os dias estão numerados”. Não perca também "Preconceptions", de Christine Streuli, na Galeria Filomena Soares, só até 31 de Julho. E, se ainda não viu, dê um saltinho à Underdogs, para ver os milhares (sim) de possibilidades de casinhas que saem do marcador de Ana Aragão em "Monopolis".

Recomendado: Os melhores passeios em Lisboa para fazer em Junho

  • Coisas para fazer

Semana fortíssima em oferta de cinema: há cinema na Casa da Achada, com o imperdível Aparelho Voador a Baixa Altitude, seguido de conversa com a realizadora, Solveig Nordlund;  há cinema no Museu do Fado e Escadinhas de São Miguel, com o Cinalfama; ha cinema no Palácio Baldaya com o Benfica ao Luar; e há cinema no Museu do Orienteo, com o ciclo "Integral Kinuyo Tanaka", a dar a conhecer a obra desta realizadora pioneira do cinema japonês. Mas também há música, claro: o Festival ao Largo, as Noites de Verão da Filho Único, o Jazz na Esplanada, o Pôr do sol no castelo e os Concertos ao pôr do sol na Casa da Cerca. Além disto, visitas guiadas e novas exposições. Tudo grátis.

Recomendado: Os melhores passeios em Lisboa para fazer em Julho 

Publicidade
  • Compras

A agenda não dá descanso, pelo menos no que diz respeito a novas lojas em Lisboa. Para que não perca o fio à meada na hora de renovar o armário, de repensar a decoração da sala ou até mesmo de pensar numa mudança de visual, damos-lhe um lamiré das inaugurações dos últimos meses. Há espaços que dão nova vida aos bairros, enquanto outros resgatam tesouros de outras épocas e até o desafiam a pôr as mãos na massa. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só definir o orçamento e fazer a lista de compras, ou simplesmente deixar-se levar por este roteiro de novidades.

Recomendado: Da decoração à roupa, as lojas onde vai querer entrar na Lx Factory


Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade