Franka
Rita Chantre
Rita Chantre

As novas lojas em Lisboa que tem mesmo de conhecer

Se perdeu o rasto às inaugurações, fizemos-lhe uma lista das lojas que abriram portas nos últimos meses em Lisboa.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Porque não queremos que perca o fio à meada na hora de renovar o armário ou de repensar a decoração da sala, damos-lhe um lamiré das aberturas dos últimos meses. Há lojas que ajudam a revitalizar bairros, enquanto outras reforçam a tese de que o que é nacional é bom. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só definir o orçamento e fazer a lista de compras, ou simplesmente deixar-se levar por este roteiro de novas lojas em Lisboa.

Recomendado: Alongar, suar, dançar: sete estúdios de pilates para manter a forma


Novas lojas em Lisboa

  • Compras
  • Marvila

Mais do que uma loja de produtos para cães, a OhMyDog&Co nasceu para "elevar o papel do cão na sociedade". Com um pé no segmento do luxo, a plataforma começou por funcionar exclusivamente online. Na escolha das marcas, pesaram três critérios: a sustentabilidade e as políticas de responsabilidade social às quais estão associadas, a exclusividade, ou seja, o facto de não estarem ainda em Portugal, e terem como principal missão o bem-estar canino.

  • Compras
  • Lisboa

A fachada deste prédio recentemente recuperado, a meio da Rua Silva Carvalho, foi generosa para Franka, a loja que Natalia Kurowska abriu em Campo de Ourique na última Primavera. São sete as montras que projectam a boutique para o exterior. Lá dentro, encontramos uma selecção de marcas de moda feminina, na maioria desconhecidas do público menos atento. Velhas conhecidas, mas também novas descobertas para a empresária polaca que já chegou a ter duas lojas em Varsóvia. Casada com um português, mudou-se para Lisboa, onde as boutiques multimarca estão em vias de extinção.

Publicidade
  • Compras
  • Marvila

O conceito é sustentável, a experiência diferente de entrar numa loja normal para comprar roupa. A Not Ordinary Rental, uma nova loja de aluguer de roupa e acessórios para ocasiões especiais, pode ter o look perfeito para a sua próxima festa. A selecção inclui roupa para homem e mulher. As peças podem ser alugadas por uma duração de uma semana, permitindo que os clientes explorem diferentes estilos para cada evento sem comprometer o orçamento.

  • Compras
  • Avenidas Novas

Foi numa antiga loja de móveis portuguesa, perto do Campo Pequeno, que Giovanna Centeno e Samuel Miller abriram as portas da sua Good Company Books. Os livros foram, desde sempre, uma paixão e abrir uma livraria com um café já estava nos planos há alguns anos. Nas estantes, os livros são apenas em inglês, mas entre os vários títulos há uma grande aposta nos autores lusófonos. Na parte do café, há mesas para sentar e no menu, além de bebidas à base de café, há também vinhos portugueses e alguma pastelaria. A Good Company costuma acolher eventos literários e encontros de clubes do livro.   

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Avenida da Liberdade

O espaço que, em 2023, dava guarida à pop-up da Fashion Clinic dedicada à decoração está agora ocupado pela moda feminina do Grupo Amorim Luxury. Mas é no andar de cima, como quem vai para o JNcQUOI Asia, que encontra a nova loja Fashion Clinic Home – e, esta sim, veio para ficar. Com um pé no maximalismo que já havia marcado o espaço anterior, é resultado de uma curadoria que combina as últimas tendências no universo da decoração com uma selecção de peças e marcas que testemunham o perpetuar do saber fazer artesanal. Vejam-se os exemplos das portuguesas Bordallo Pinheiro e Leitão & Irmão, ou das porcelanas da Ginori 1735, dos jogos de tabuleiro da Hector Saxe Paris e das velas Diptyque.

  • Compras
  • Alvalade

A segunda loja da Maray fica no coração de Alvalade e é bem maior do que a primeira, que se mantém de porta aberta, em Campo de Ourique. O vermelho de assinatura dá vida ao espaço. Está nas montras, no balcão, no sofá circular e até no tecto. O mesmo tom é ainda aplicado aos acabamentos das peças, detalhe que salta à vista sobretudo na linha de acessórios. Carteiras, porta-cartões, cintos, bolsas para telemóveis e porta-chaves, tudo produzido no norte do país, tal como o calçado, e com os melhores materiais. Mas continuam a ser os sapatos a grande especialidade desta marca portuguesa e nesta loja, onde o espaço não falta, pode sempre esperar encontrar a colecção inteira.

Publicidade
  • Compras
  • Chiado/Cais do Sodré

A marca espanhola Flabelus nasceu em 2020. Hoje encontra-se em mais de 40 países e tem lojas próprias em Madrid, Paris, Londres e, finalmente, Lisboa. O espaço que abriu no Príncipe Real, com 180 metros quadrados, é o maior da marca fundada por Beatriz de los Mozos até agora. Onde antes morava um banco, há paredes forradas com azulejos em vários tons e outras com papel de parede quadriculado em cor-de-laranja e lilás. Os candeeiros com enormes lâmpadas redondas, brancas, bordeaux, roxas, servem também de expositores e as almofadas com diferentes padrões convivem umas ao lado das outras, à espera que as clientes se sentem para experimentar os sapatos de veludo coloridos. Há ainda um charriot com algumas peças da colecção de roupa da Flabelus. Sem surpresas, tem padrões e cores com fartura.  

  • Compras
  • Decoração
  • Avenida da Liberdade

É a primeira loja da cadeia espanhola em Lisboa – e também a primeira a galgar fronteiras. Sem montras para a rua, surpreende quem sobe as escadas com um espaço amplo e acolhedor, de 400 metros quadrados, onde cabem todas as divisões da casa – mas também uma zona de personalizações e uma sala que arquitectos de interiores, designers e decoradores podem utilizar para reunir com os seus clientes e apresentar os seus projectos. Sala, sala de jantar, quarto, quarto dos miúdos – há espaço para tudo, até para um pequeno pátio onde está o mobiliário de exterior.

Publicidade
  • Compras
  • Lisboa

Entrar na Well Read, livraria na Calçada de Sant’Ana, é um ataque aos sentidos. Não sabemos se devemos olhar primeiro para os livros – admirar o seu minucioso posicionamento nas estantes – ou apreciar a decoração e perceber como cada espaço é ocupado com um propósito. Aqui encontramos uma selecção eclética de livros, escritos em português ou inglês, que vão desde o nicho, como Basta Now. Women, Trans & Non-binary in Experimental Music, ou a biografia da lenda do jazz espacial Sun RaA Strange Celestial Road, mas também fenómenos da cultura pop, como The Woman in Me, livro de memórias de Britney Spears. Mas não tem apenas música, também tem ficção contemporânea (com livros que poderiam ser encontrados em vídeos virais do TikTok), design, culinária, arquitectura ou zines dos mais variados temas.  

  • Compras
  • Decoração
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

São 14 anos de marca, pela primeira vez, com uma loja em Lisboa. A portuguesa Wewood trouxe o seu mobiliário em madeira maçiça, produzido nos arredores do Porto, para o centro da cidade. Sob a direcção criativa de Joana Marcelino, as novidades distribuem-se por dois pisos – caso da consola Re-Form ou da cama Platform, que se juntam a clássicos da marca, como a secretária Metis ou a estante XI. Além das próprias criações, a loja conta com uma curadoria de peças de outras marcas – de tapetes, têxteis, cerâmicas e candeeiros –, sempre com a sustentabilidade em vista.

Às compras em Lisboa

  • Compras

É o coração de Lisboa e, apesar das subidas e descidas estarem entre os maiores inimigos de quem passeia cheio de sacos nas mãos, o Chiado continua a ser o grande centro comercial ao ar livre da cidade. Paredes meias com casas centenárias, há marcas todas moderninhas, peças de designer, cadeias internacionais e boutiques cheias de charme. Dos sapatos às carteiras, da roupa aos óculos, passando pela decoração, esta é a nossa escolha das melhores lojas no Chiado. Trocado por miúdos, sítios onde é muito tentador abrir a carteira e passar o cartão.

Recomendado: As melhores lojas da Avenida da Liberdade

  • Compras

Quantas vidas tem o Cais do Sodré? A resposta depende do tipo de programa que quer fazer. À noite, é um bairro cheio de possibilidades – dos copos de final de tarde às noitadas que só acabam em plena luz do dia. Se o objectivo for alimentar-se, saiba que é possível ir a praticamente todos os continentes sem sair destes quarteirões, para não falar dos locais que cruzam petiscos e música em perfeita harmonia. Mas o que dizer das lojas? Este pode não ser o grande destino de compras da cidade, mas tem algumas paragens obrigatórias para quem procura marcas portuguesas. Tome nota.

Recomendado: As melhores lojas de roupa para homem em Lisboa

Publicidade
  • Compras

No número 103 da Rua Rodrigues de Faria, passando para lá do portão, há uma rua inteira onde não falta nada. Na Lx Factory, além de cafés, restaurantes, uma galeria de arte e um mercado domingueiro, há lojas para todos os gostos, sobretudo desde que um dos edifícios viu o primeiro piso remodelado para receber novos espaços. Seja aquela peça que vai fazer um brilharete na sala lá de casa, um novo visual para chamar o Verão, um livro para ler nos tempos livres, ou um novo esfoliante ou creme de rosto, encontra de tudo, incluindo uma mão cheia de marcas portuguesas.

Recomendado: As novas lojas em Lisboa que tem mesmo de conhecer

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade