papelarias portuguesas
Fotografia: 1/1
Fotografia: 1/1

Papelarias online onde perder a cabeça (e esvaziar a carteira)

É obcecado com agendas prontas a estrear e lápis coloridos? Descubra estas papelarias online e dê um golpe na sua carteira sem dó nem piedade.

Publicidade

Há quem declare o seu amor ao estacionário todos os dias do ano. Pessoas que adoram cadernos, caderninhos, folhas e folhinhas, páginas em branco atrás de páginas em branco. É só aceitar que o papel e derivados possam ser uma fonte de paixão. Afinal, quem resiste ao cheiro a novo de uma agenda pronta a estrear? Ou a uma simples caixa de lápis coloridos, que nos fazem lembrar daqueles tempos inconsequentes onde arriscar era pintar fora das linhas? Deixe-se deslumbrar com as peças de estacionário mais bonitas e artesanais nestas papelarias online de perder a cabeça e chorar por mais.

Recomendado: As melhores lojas para os maluquinhos do DIY

Papelarias online

1. Papiê

O nome pode soar estrangeiro, mas a Papiê não podia ser mais portuguesa (de Rio de Mouro, Sintra), apesar de vender papéis de todo o mundo. Sim, de todo o mundo. Imagine assim: papel inglês frente e verso, papel de algodão indiano, húngaro às flores e até satogami e tsumugi. Mas não só. Se lhe apetecer uma encadernação artesanal personalizada, basta fazer uso do formulário de contacto.

2. Beija-flor

Fundada no Porto, pelas mãos de duas amigas designers (Susana Gomes e Raquel Graça), esta marca de estacionário artesanal demonstra um carinho especial por padrões, ilustração e tudo o que é português. Dos cadernos aos postais, o difícil é escolher. Mas, atenção, vale especial atenção a colecção de diários – que podem ser o que quisermos fazer deles. Destaca-se ainda o calendário anual, que este ano tem como mote o dizer popular português “Para a frente é que é o caminho”.

Publicidade

3. Cícero

Já é possível encomendar para Portugal os produtos da famosa marca brasileira Cícero. Agendas, cadernetas, cadernos, blocos e bullet journals são alguns dos produtos que poderá encontrar na loja online, dos designs mais sóbrios aos mais catitas e coloridos. Os produtos da Cícero são feito à mão no Brasil com papel de qualidade superior, e é nesse processo que cada detalhe conta – do ponto de costura ao próprio design das capas dos seus cadernos.

4. Fine & Candy

De cadernos com pêlo a caixas para lápis e pisa-papéis super originais, esta marca de luxo criada na Invicta pauta-se pela produção artesanal a partir de materiais nobres, mas sobretudo pelos detalhes elegantes que tornam os vários produtos de estacionário disponíveis em pequenas obras de arte. Melhor só mesmo o facto de poder personalizar a maior parte das peças e torná-las ainda mais suas.

Publicidade

5. Oh! Não

Esta marca de papelaria, mais uma vez portuense (quase parece ser um requisito) anda de mãos dadas com provérbios ou uma expressão popular portuguesa, uma riqueza nacional tão bem representada em blocos de notas, cadernos, postais e canetas, mas também t-shirts e canecas. Uma forma tão simples, directa e divertida de promover a cultura nacional.

6. 1/1

Foi com a Oliva – a sua estimada máquina de costura – que o designer de comunicação Daniel Mendes criou os seus primeiros cadernos. Agora as encomendas parecem não ter fim e são vários os modelos disponíveis, inclusive uma colecção de cadernos perfumados (o que vê na imagem é aromatizado com uma combinação de frutos vermelhos e flores de árvores cítricas, equilibradas com flores campestres brancas). Os lápis que acompanham algumas das suas criações são da famosa Viarco, outra marca portuguesa que nunca fica fora de moda.

Publicidade

7. Viarco

É mais conhecida pelos lápis, dos básicos aos mais artísticos, mas a sua oferta não se fica por aí. As ferramentas de desenho vão desde aguarelas de grafite a peças para a vida, como as sacolas em couro de curtimenta vegetal, de alta qualidade, claro. Mas, se tiver de escolher só um item, experimente os lápis aromatizados, da colecção Quintas e Jardins de Portugal. Há flor de laranjeira, lírio do campo, jasmim, peónia, figueira e alfazema. Hum, que cheirinho.

8. Inusitado

Esta marca portuense de estacionário, criada por duas designers gráficas (Ana Brandão e Joana Bernardo) dedica-se a explorar a relação entre o papel e o design através de técnicas de encadernação artesanal e sustentável. Dos 10€ aos 160€, as propostas de cadernos conceptuais variam em formato, tamanho e estilo e é ainda possível optar pela personalização total. É a escolha do freguês, portanto.

Para amantes do papel

  • Compras
  • Livrarias

Estante a estante, lombada a lombada, página a página, lá se vão encontrando aquelas cópias que queremos juntar à colecção lá de casa. Romances, policiais, biografias, livros de história e de arte, de fotografia ou de banda desenhada, Lisboa está cheia de boas páginas para serem lidas e levadas para casa. Ora deite o olho na lista abaixo e descubra as melhores livrarias em Lisboa.

  • Compras
  • Livrarias

Ler é viajar. Ou adormecer rápido, tudo depende da escolha do livro. Mas é para o ajudar nessa tarefa hercúlea, que é escolher a obra perfeita, que existem caixas de subscrição literárias para todos os gostos, idades e carteiras. Mensalmente ou pelo menos umas quantas vezes por ano, aproveite para receber no conforto da sua casa literatura em português, de autores nacionais e estrangeiros, com ou sem imagens.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Eventos literários

Nem só de livros vivem estes espaços culturais em Lisboa. Há também lanches e cartas de vinhos. Outro género de literatura, portanto. São uma dúzia de livrarias especiais, onde uma visita significa muito mais do que virar umas páginas e ler meia dúzia de prefácios na diagonal. Parta então à descoberta e boas leituras (ou não).

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade