Nutch
Nutch
Nutch

Ponha-se a mexer com estas marcas portuguesas de roupa desportiva

Vamos ginasticar, mas vestidos dos pés à cabeça com estas marcas portuguesas de roupa desportiva.

Publicidade

Pode pôr de parte a t-shirt larga e publicitária que arrecadou num festival de Verão, que o tempo em que servia de uniforme para aquele treino básico já foi. A roupa de desporto não tem de ser sete tamanhos acima do seu, nem velha, nem aborrecida – esse pode ser, aliás, um factor para entrar no clube dos desmotivados. Como não nos cansamos de bater na tecla das marcas portuguesas, também no desporto há quem se lance com propostas de moda funcional para a maioria das modalidades de treino. Do design à produção, estas marcas portuguesas de roupa desportiva pensaram em tudo para lhe dar a motivação necessária para voltar aos treinos (se for o caso) ou para continuar forte na malhação, agora com mais um motivo. 

Recomendado: As lojas e marcas sustentáveis em Lisboa que tem de conhecer

Marcas portuguesas de roupa desportiva

Dupla

Um top de ginástica não tem de ser só um top de ginástica. A teoria é de Luísa Silva e Filipa Barros, duas amigas na casa dos 30 que passaram o último ano a congeminar uma maneira de tornar o equipamento de desporto feminino mais versátil, sem comprometer a qualidade das peças. Em Julho, nasceu a Dupla, uma marca portuguesa cujas peças estão pensadas para serem versáteis. As primeiras 24 (com preços entre os 42€ e os 80€) prometem conforto na prática de yoga, crossfit, boxe, pilates, bicicleta e muitas outras modalidades de treino.

Hanken

Focada no vestuário feminino, mas com algumas opções também para homens, a Hanken nasceu em Abril de 2021 para todos os aficionados do exercício físico que não descuram um look cuidado e actual. Os tops, leggings e calções seguem, por isso, um design minimal, a pensar no conforto e na adaptabilidade aos movimentos de quem treina. A marca portuguesa fundada pelo treinador Pedro Stürken também já conta com alguns acessórios — um tapete de yoga e respectiva bolsa e um bloco em cortiça. A sustentabilidade não é deixada de lado. Além da poliamida reciclada usada no fabrico das peças, todas as embalagens são recicladas, recicláveis e compostáveis.

Publicidade

Barrio Santo

Além de portuguesa (com produção na zona da Trofa), esta marca tem preocupações redobradas com a sustentabilidade. Além de uma parte da colecção não ter género, mais de metade dos materiais usados são reciclados. A estética minimal e a gama de cores neutra fazem parte da Barrio Santo, uma opção para quem procura visuais intemporais e descomprometidos para treinar. 

Açaí com Granola

Tem a sustentabilidade como mote desde a sua fundação. E isso nota-se: da escolha da produção local aos materiais amigos do ambiente, como é o caso do econyl, desenvolvido a partir de plástico recolhido dos oceanos, ou até mesmo peças criadas a partir de “deadstock”, ou seja, lã e algodão que estão parados em fábrica e que seriam destruídos. A Açaí com Granola tem crescido a olhos vistos e alargado o seu leque de produtos, mas o fitwear continua a ser uma aposta ganha. As novidades vão chegando e a mais recente é a colecção Timeless, uma colecção de básicos desportivos em colaboração com o ilustrador português Bastian. Vale a pena explorar, das leggings às sweats.

Publicidade

Nutch

Margarida e a Francisca são apaixonadas por exercício físico e tudo o que move esse universo, incluindo as fatiotas de treino que consideram um ponto fundamental para a motivação. Foi com base nisso que nasceu a Nutch, uma marca de activewear sustentável que quer que as mulheres se sintam confiantes na prática do exercício físico. As peças são coloridas e produzidas com nylon regenerado da ECONYL, feito a partir de desperdícios de plástico, resgatados de aterros e oceanos de todo o mundo. O site tem disponível já várias peças que são vendidas em conjuntos de top e leggings.

Light Years Away

Ser uma empresa do bem é a máxima que, desde sempre, esteve (e está) na base da Light Years Away. A equipa está envolvida em todos os passos da produção das peças, de modo a garantir que os processos são sustentáveis, éticos e inclusivos. A sustentabilidade é, sem dúvida, a bandeira que a marca se orgulha de hastear – as malhas e os tecidos da marca são de Econyl, um tecido feito de nylon regenerado que provém do desperdício plástico. A produção é local, num ateliê com costureiros, e as peças são desenhadas e produzidas de forma a reduzir a pegada ambiental. Também as embalagens das encomendas são compostáveis e as etiquetas são feitas de papel semente, para os clientes poderem plantar. A gama de produtos não é extensa mas toca em todas as necessidades: cycling shorts, leggings, tops e t-shirts. É entrar no site e espreitar. 

Publicidade

Breathe Sportswear

Jogar golfe, ténis, râguebi, fazer yoga ou jogging. As roupinhas da Breathe Sportswear servem qualquer um destes propósitos. A marca joga no campeonato da slow fashion e quer trazer para o mercado roupa desportiva confortável, de qualidade e amiga do ambiente. O casal fundador quis adoptar um estilo de vida consciente e sustentável, nomeadamente com várias técnicas de poupança de água e redução do uso de plástico e do lixo produzido nas suas vidas, e isso incluía também olhar para a etiqueta da roupa. Nasce daí a ideia de criar uma marca de roupa desportiva assente nesses fundamentos, e sobretudo que se ajuste a todos os desportos e corpos. Os modelos são minimalistas e intemporais, com calças, calções, leggings, tops e t-shirts. Os materiais são todos sustentáveis, como é o caso do algodão BCI (Better Cotton Iniciative) e o lyocell (Tencel), produzidos no norte do país, através de matérias naturais, sem plásticos, promovendo um comércio justo e menor desperdício e consumo de água. Também todos os tecidos produzidos são tingidos de forma natural sem recurso a produtos químicos, através dos extratos de plantas e cogumelos. O packaging é todo ele reciclável para evitar o plástico e desperdícios. As peças estão à venda no site da marca. 

Perff Studio

A marca foi criada no coração de Portugal e foca-se na criação de roupas de activewear funcionais, para oferecer a quem pratica desporto mais uma razão para o fazer. Mas a Perff Studio não se fica por aí – uma das suas maiores características é a fusão de moda e performance, que permite às pessoas que gostam de treinar não comprometerem a elegância do dia-a-dia só porque vestem roupa desportiva. A linha ACTIVE está focada na criação de vestuário de performance, com malhas de luxo com tecnologias inteligentes, como a absorção de suor e a capacidade anti-odor. A linha CITY tem peças de roupa confortáveis que as pessoas podem usar no dia-dia.  As peças, tal como a marca, são todas fabricadas em Portugal com malhas italianas e com recurso a propriedades técnicas como a respirabilidade, controlo de temperatura e odor e resistência ao cloro e à radiação ultravioleta. Existe uma linha de mulher e outra de homem, ambas divididas por actividade: lifestyle, treino e running, e yoga e estúdio. Entre leggings, soutiens de desporto, casaco ou camisolas, vai ter de fazer um-dó-li-tá para escolher o que quer levar para casa.  

Publicidade

Samadhi

Helena Valente é a responsável pelo nascimento da Samadhi, o nome da sua loja online de produtos dedicados à prática do yoga, dos acessórios à roupa. A marca é 100% produção nacional, excepto alguns tapetes de borracha que vêm de fora, mas existe sempre a opção de cortiça, bem portuguesa. Encontra por lá também camisolas, maiôs, sacos para tapetes, leggings, chás, acessórios para a prática como blocos ou produtos de limpeza e livros de especialidade.

Spry

A Spry, marca portuguesa de activewear, tem uma loja online com conjuntos completos de leggings e soutiens (com diferentes tipos de suporte), ou peças soltas, em diversas cores. São sem costuras, portanto não há marcas indesejadas, pode focar-se completamente no exercício. Todas as peças são produzidas em fábricas portuguesas, sendo feitas em fibras que as tornam leves e permitem uma secagem rápida.

Publicidade

Yourself Apparel

Criada em 2013, a Yourself Apparel é uma marca de vestuário fitness desenhada e produzida em Portugal. O nome não é por acaso: a marca quer inspirar as mulheres a serem elas mesmas e a olharem para o seu "self". O conforto dos produtos é a peça chave da Yourself Apparel, com modelos básicos e intemporais que se adaptam a todo o tipo de corpos. Pode escolher entre leggings, soutiens e calções. 

Patuá fitness

O que é que a Patuá tem? Tem padrões extravagantes, cores fortes e, sobretudo, conforto nas suas peças. É normal que a primeira coisa que chame a atenção nesta marca sejam, de facto, os padrões vibrantes, mas o design de cada modelo é pensado ao detalhe para trazer o máximo de conforto a quem vai dar tudo no ginásio. A marca nasceu de uma conversa entre amigos entusiastas do desporto que sentiam falta de roupa mais personalizada e que não caísse nos básicos. O objectivo da marca é criar conjuntos utilizando poucas peças – há macacões, saias desportivas, leggings, tops e sweatshirts. Existe ainda uma colecção masculina com t-shirts, casacos e calções. 

Publicidade

Oito.Um

"A Oito.Um é criada para as mulheres, e inspirada nas mulheres. Acreditamos no valor da mulher real, que se divide entre o trabalho e os compromissos do dia-a-dia, e que ainda encontra tempo para se dedicar ao seu bem-estar" – é com este manifesto que a marca se apresenta no seu site. Mais do que roupa fitness, a Oito.Um quer criar peças de moda que qualquer mulher possa vestir dentro e fora do ginásio. Cada peça é desenvolvida a pensar no conforto, desde a modelagem, ao corte, passando pela selecção dos tecidos e dos acabamentos. A marca tem um stock reduzido de cada peça, para evitar desperdício e que muitas mulheres tenham o mesmo modelo, ou seja, é um traço de exclusividade. Relativamente à responsabilidade social, a marca associou-se à Luta Contra o Cancro da Mama e por cada encomenda há um valor que reverte a favor da causa. Pode comprar online a gama de vestuário desportivo que inclui leggings, tops, macacões, t-shirts e corsários.

Comprar português

  • Compras

Foi popularizada pelo cinema na década de 50, normalmente acompanhada pelos igualmente populares jeans, e ainda hoje é um básico indispensável de qualquer guarda-roupa. Isto tudo dava um livro, mas também dá uma bela lista de criativas marcas portuguesas que apostam no essencial. Muitas erguendo a bandeira da sustentabilidade.

A pensar na sua rica saúde, e para evitar que devore todas as embalagens de bolachas e tabletes de chocolate, damos-lhe a conhecer cinco marcas portuguesas de snacks saudáveis. Fruta desidratada, snacks com base de feijão vermelho, grão-de-bico ou ervilhas, pipocas cobertas com chocolate (sim, são saudáveis) e mini bolinhas energéticas de manteiga de amendoim são alguns dos que pode encontrar nesta lista. 

Publicidade
  • Compras

As mãos dos portugueses são autênticas varinhas de condão para garantir a qualidade do que trazemos nos pés. Aqui apresentamos-lhe algumas das melhores marcas portuguesas de calçado, muitas delas sustentáveis e vegan, que deixam uma pegada ambiental reduzida, mas com estilo.  

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade