1. Tarwi
Está a ver aquela tradição de comer tremoços com uma jola? Não tem nada a ver. À semelhança do grão, feijão, lentilhas, favas ou ervilhas, o tremoço é uma leguminosa. Riquíssimo em fibra e proteína vegetal, tem poucos hidratos de carbono e gordura, além de estar carregado de vitaminas, como o folato, e sais minerais, como o cálcio, potássio, ferro ou zinco. É alimento-campeão para quem procura ou mantém um estilo de vida saudável, um amigo na hora do ratinho do estômago e um belo substituto de bolachas e salgados fritos. O que o torna menos interessante é a salmoura que o conserva – aquele líquido que envolve a leguminosa nos frascos e baldes à venda em supermercados e que os torna salgados, mesmo a puxar a cerveja fresquinha. A marca portuguesa Tarwi (o nome dado ao tremoço na América Latina), criada por Alice Trewinnard, Catarina Gorgulho e Pedro Godinho Ramos, fez uma espécie de "rebranding" da leguminosa e lançaram-se no mercado com uma alternatica. Trabalham apenas com tremoço 100% português, produzido maioritariamente na região do Douro, e vendem-nos em pacotes de 70 gramas com três temperos diferentes: flor de sal, manjericão e malagueta. Compram-se online.
Packs de seis 13€ | Tarwi