De todas as razões que fazem de Lisboa um destino obrigatório, há uma menos óbvia que permanece desconhecida dos turistas e, em boa verdade, até da maioria dos lisboetas. A saber: que Lisboa é também uma região vitivinícola que produz grandes vinhos, com muito carácter, em cada vez maior quantidade e qualidade. A comprová-lo, Lisboa foi mesmo apontada pela imprensa internacional da especialidade como um dos melhores destinos vínicos de 2019.
Com uma área de vinha de aproximadamente, 18 mil hectares, a região tem 9 Denominações de Origem Controlada (DOC): Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras. Tem, também, a Indicação Geográfica Protegida (IGP) homónima, que se traduz no vinho Regional Lisboa.
De todo este território nasce uma produção que é hoje exportada para mais de 80 países, sendo a região portuguesa que envia para o exterior a maior percentagem dos vinhos (não espumantes) que certifica. Tudo isto com uma qualidade geral que cresce a cada ano que passa. Para o ajudar a descobrir a região, damos-lhe dez sugestões de grandes vinhos que deve experimentar agora. No final, acrescentamos ainda mais um tesouro produzido neste território singular.
Já conhece estes vinhos de Lisboa?
Recomendado: Bons vinhos até 5 euros, quem quer?