O Cantor de Jazz
Quando as primeiras imagens do filme de Alan Crosland chegarem ao ecrã já os participantes estão na segunda parte desta sessão. A primeira, como acontecerá em todas as outras deste ciclo, será preenchida pela “lição” de Jean-Pierre Verscheure, ilustrada por excertos de películas e concluída, após um pequeno intervalo, com um exemplo. O qual, neste primeiro dia, é inevitavelmente O Cantor de Jazz.
Criado a partir de um conto de Samson Raphaelson, The Day of Atonement, O Cantor de Jazz (1927) é a primeira longa-metragem exibida com uma banda musical síncrona, nos momentos cantados e, mais, diálogos síncronos em algumas sequências, tudo, que então era muito, graças à “magia” do sistema Vitaphone desenvolvido pelos estúdios Warner Bros. O protagonista é Al Jolson, vedeta dos palcos da Broadway, e o enredo o conflito de um jovem judeu que ambiciona ser cantor de jazz, assim contrariando as expectativas familiares que desejam vê-lo como cantor de sinagoga.
Segunda, 9, 21.30.