Upriser Lead Sampling
Fotografia: Lianna NixonExpedição Ártico: Um Ano no Gelo (2021). Expedição MOSAiC, no Pólo Norte. A cientista oceânica Zoe Koeing e o cientista BGC Manuel Dall'Osto conduzem perfis oceânicos à frente de um Upriser, um instrumento que mede a turbulência em todas as camadas do oceano.
Fotografia: Lianna Nixon

Nove documentários sobre a crise climática que precisa de ver

Estes são os documentários sobre a emergência climática que precisa de ver (e que o vão deixar a pensar).

Publicidade

Nos últimos anos a consciencialização das pessoas (e sobretudo dos mais novos) para os perigos da crise climática aumentou bastante. E os documentários sobre o assunto têm-se multiplicado. Mas o problema vem de trás e figuras como o antigo vice-presidente norte-americano Al Gore – que em 2006 protagonizou e escreveu Uma Verdade Inconveniente, um dos documentários mais rentáveis de sempre – andam a falar disto há anos. Estes nove documentários sobre a emergência climática dão uma ideia dos desafios que temos pela frente.

Recomendado: Tudo o que precisa de saber sobre sustentabilidade

1. Uma Verdade Inconveniente (2006)

Depois de perder as eleições norte-americanas de 2000 para George W. Bush, o antigo vice-presidente Al Gore dedicou-se a chamar à atenção para o aquecimento global, uma preocupação antiga e um dos temas da sua campanha eleitoral, numa série de conferências e apresentações públicas. Quando o realizador Davis Guggenheim assistiu a uma dessas sessões, decidiu fazer um filme com ele. O resultado foi Uma Verdade Inconveniente, um dos documentários mais vistos de sempre, que colocou a crise climática no centro da cultura popular. Em 2007, o filme foi premiado com dois Óscares e Al Gore recebeu o Prémio Nobel da Paz.

2. A 11ª Hora (2007)

Um ano depois de Uma Verdade Inconveniente ter trazido o aquecimento global para o centro da imaginação e cultura popular, este filme concebido, produzido, escrito (com as realizadoras Nadia Conners e Leila Conners Petersen) e narrado por Leonardo DiCaprio voltou a carregar na mesma tecla. O documentário estreou-se em Cannes e contou com a contribuição de mais de 50 cientistas, activistas e políticos, incluindo figuras como Mikhail Gorbachev e Stephen Hawking, entre outros.

Publicidade

3. Um Oceano de Plástico (2016)

Ao descobrir que os oceanos estão cheios de resíduos plásticos, o realizador Craig Leeson decide investigar o impacto ambiental da poluição. Apresentando também algumas tecnologias exequíveis e soluções inovadoras que todos – dos governos aos indivíduos – podem colocar em prática para voltarmos a ter um oceano limpo e mais sustentável, Um Oceano de Plástico documenta as consequências do nosso estilo de vida, baseado em plástico descartável, e confronta-nos com a destruição que estamos a causar aos animais marinhos e não só.

4. A Inundação da Terra (2017)

O actor americano Leonardo DiCaprio volta a debruçar-se sobre as alterações climáticas e as suas consequências neste documentário realizado por Fisher Stevens e com produção executiva de Martin Scorsese. O filme, que se estreou no Festival de Toronto e pouco depois foi exibido pelo National Geographic, dá a volta ao mundo e tem depoimentos de figuras como o Papa Francisco, Barack Obama, John Kerry, Elon Musk e Alejandro González Iñárritu, entre outros.

Publicidade

5. Perseguindo Corais (2017)

A maior parte dos documentários sobre o tema centram-se nas maneiras como o aquecimento global afecta (e vai afectar ainda mais) a humanidade. Perseguindo Corais, por outro lado, prefere olhar para o fundo do mar para ilustrar como o aquecimento global afecta os recifes de coral e está a contribuir para o seu desaparecimento. O filme, premiado em Sundance, foi realizado por Jeff Orlowski, que em 2012 já tinha alertado para o desaparecimento dos glaciares do Ártico noutro documentário muito recomendável, Chasing Ice.

6. Uma Sequela Inconveniente: A Verdade ao Poder (2017)

Passou mais de uma década sobre Uma Verdade Inconveniente e, vai-se a ver, apesar de Al Gore, do Óscar, dos carros eléctricos, de toda a exposição que o estado do planeta mereceu, está tudo praticamente na mesma. Não, está pior. Sobretudo depois da eleição de Donald Trump, argumentam Al Gore e os realizadores Bonni Cohen e Jon Shenk neste documentário de 2017 que, apesar de não ter tido o mesmo impacto do filme original, ainda vale a pena ver.

Publicidade

7. David Attenborough: Uma Vida no Nosso Planeta (2020)

O vencedor de dois Emmys David Attenborough conta como tem presenciado, ao longo das décadas, os nefastos resultados de um modelo de desenvolvimento global insustentável. Sem apontar dedos, sem exaltações, faz um comovente ponto da actual situação de emergência climática e sobre como é preciso agir já e com determinação para salvar as gerações futuras.

8. Planet of the Humans (2020)

Realizado por Jeff Gibs e produzido por Michael Moore, foi um dos filmes mais falados de 2020. Em pouco mais de hora e meia, o realizador e habitual colaborador de Moore tenta destruir dogmas e colocar em causa vacas sagradas do movimento ecologista, como as energias renováveis, ao mesmo tempo que expõe como o activismo verde foi cooptado por capitalistas e poluidores. O documentário foi alvo de várias (e justas) críticas pelos seus detractores, mas levanta questões perminentes e frequentemente ignoradas, porque desconfortáveis.

Publicidade

9. A Terra no Limite: A Ciência do Nosso Planeta (2021)

Depois da minissérie documental O Nosso Planeta e do documentário David Attenborough: Uma Vida no Nosso Planeta, o naturalista britânico está de volta à Netflix com A Terra no Limite: A Ciência do Nosso Planeta. Com produção da Silverback Films — a equipa por trás dos projectos anteriores —, David Attenborough e o cientista Johan Rockström examinam o colapso da biodiversidade da Terra e explicam como a catástrofe ainda pode ser evitada.

Lisboa verde

  • Coisas para fazer
  • Gravações de TV, rádio e podcasts

Já sabemos que os sacos de plástico são para reutilizar, que tudo o que é descartável é de evitar e que, na dúvida, mais vale deixar o carro em casa e ir para o trabalho de transportes públicos. Mas ainda há muitas questões e incertezas. Se anda à procura de uma vozinha – literalmente – no ouvido para mudar os seus hábitos, fique a saber em que podcasts pode mergulhar de cabeça para começar a ajudar o planeta.

  • Coisas para fazer

A quarentena foi dura para todos e a vontade de sair de casa é mais que muita. Mas, pela sua saúde e dos que o rodeiam, não pegue no que aqui vai ver como uma desculpa para organizar uma excursão de ciclismo. Tenha em atenção as regras. Agora que já levou o sermão, deixamos-lhe aqui nove sugestões de percursos cicláveis que lhe vão fazer bem para arejar as ideias. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade